O sistema de alimentação tem a finalidade de fornecer a mistura ar-combustível ao motor, na pressão e temperatura adequadas e livre de impurezas. Um sistema de alimentação completo engloba três partes.
Sistema de indução – É o conjunto que admite, filtra e aquece o ar se for necessário.
Sistema de superalimentação – É o conjunto que aumenta a pressão do ar admitido. Os aviões mais simples não têm esse sistema.
Sistema de formação de mistura – É o conjunto que mistura o combustível com o ar.

Sistema de indução
O sistema de indução é composto pelas seguintes partes:
- Bocal de admissão
- Filtro de ar
- Aquecedor de ar
- Válvula de ar quente
- Coletor de admissão
A figura abaixo mostra um sistema de admissão completo

Obs – Quando a válvula de ar quente é aberta o motor perde potência porque o aquecimento do ar admitido diminui sua densidade, diminuindo a potência.
Sistema de superalimentação
É o sistema que aumenta a pressão do ar admitido.
Motor não superalimentado
Num motor comum, não superalimentado, o pistão aspira o ar através de uma rarefação que ele cria no cilindro durante a fase de admissão. Portanto a pressão no tudo de admissão é sempre menor do que a pressão atmosférica. Os motores não superalimentados perdem potência com a altitude devido a diminuição da quantidade de ar.

Motor superalimentado
Num motor superalimentado o ar é aspirado por um compressor que o comprime e o envia sob pressão para os cilindros. A pressão de admissão pode ser portanto maior do que a pressão atmosférica. O motor superalimentado pode funcionar em altitudes como se estivesse ao nível do mar, porém, acima de uma determinada altitude crítica, ele começa também a perder potência.

Compressores
Os compressores usados na superalimentação são do tipo centrífugo. Eles possuem uma ventoinha que gira em velocidade elevadíssimas, arremessando o ar, por efeito centrífugo, contra difusores colocados ao seu redor. Nos difusores, a velocidade do ar diminui e a pressão aumenta.


Os compressores podem ser acionados pelo eixo de manivelas, através de engrenagens que aumentam a rotação. Nos motores turbo-alimentados ou turbo-ventoinha, o compressor é acionado por uma turbina que aproveita a energia dos gases de escapamento, girando em velocidades que chegam a 70 000 RPM.

A superalimentação obriga o piloto a vigiar constantemente os seguintes instrumentos:
- Tacômetro e termômetro do óleo
- Termômetro da cabeça do cilindro
- Manômetro de admissão
Os limites indicados nos instrumentos são críticos e, se ultrapassados, podem dar origem a superaquecimento, pré-ignição, detonação, redução do tempo entre revisões e danos mecânicos. Para evitar esses problemas, o uso da superalimentação pode ser inclusive proibido abaixo de uma altitude estipulada pelo fabricante do motor.
Sistema de formação de misturas
O sistema de formação de mistura tem a finalidade de vaporizar a gasolina e misturá-la ao ar. Existem três tipos básicos de sistemas de formação de mistura: Carburação, injeção indireta e injeção direta.
Carburação – Neste sistema, o ar passa através de um dispositivo denominado carburador, onde se mistura com a gasolina.

Há dois tipos de carburadores.
Carburador de sucção (ou de pressão diferencial) – a gasolina é aspirada pelo fluxo de ar de admissão.
Carburador de injeção – a gasolina é injetada sob pressão dentro do fluxo de ar.
Injeção indireta – Neste sistema a gasolina é injetada no fluxo de ar de admissão por uma bomba, antes de chegar no cilindro. Como não há um carburador para efetuar a dosagem do combustível e mistura-la ao ar admitido, esta tarefa é dividida entre:
- Unidade controladora de combustível – efetua a dosagem.
- Bico injetor – pulveriza a gasolina dentro do fluxo de ar admitido.

Injeção direta – Neste sistema, os cilindros do motor aspiram ar puro, e o combustível é injetado diretamente dentro dos cilindros.

