Sistema de combustível

O sistema de combustível tem a finalidade de armazenar o combustível e fornecê-lo ao motor. Os dois sistemas mais utilizados são a alimentação por gravidade e a alimentação por pressão.

Alimentação por gravidade

Neste sistema, os tanques estão localizados em posições elevadas e o combustível escoa por gravidade até o motor. Os tanques têm um furo de ventilação para que o ar possa entrar. O piloto pode escolher os tanques a serem usados (superior, inferior ou ambos), através da válvula de corte e seletora, a qual serve ainda para cortar o fluxo de combustível ao motor.

Alimentação por pressão

Neste sistema, o combustível é enviado ao motor através da pressão de uma bomba. Normalmente são usadas duas bombas:

Bomba principal – que é acionada pelo motor do avião.

Bomba auxiliar – que é acionado por um motor elétrico. Geralmente é usada durante a partida do motor, decolagem, pouso ou voo em altitude elevada, conforme recomendado pelo manual do avião. Essa bomba é capaz de alimentar o motor quando a bomba principal falhar. Em muitos aviões, ela encontra-se instalada no fundo do tanque de combustível.

Indicador de quantidade de combustível (Liquidômetro) – Serve para indicar a quantidade de combustível nos tanques. Geralmente é um instrumento elétrico que recebe o sinal de um transmissor localizado no tanque. Em determinados aviões, é constituído por um simples bóia com uma haste de arame visível externamente, logo à frente do pára-brisa.

Injetor de partida (“Primer”) – É uma pequena bomba manual (ou elétrica), que serva para injetar um pouco de gasolina no tubo de admissão, para facilitar a partida do motor.

Algumas aeronaves não possuem o injetor de partida “primer”, nesse caso a manete de potência deve ser empurrada e puxada algumas vezes, afim de fazer com que a bomba de aceleração do carburador injete um combustível no tubo de admissão.

Válvula de corte e seletora – É uma válvula usada pelo piloto para selecionar o tanque e cortar o suprimento de combustível.

Filtro – O filtro seve para reter impurezas sólidas, através de uma tela fina de metal ou papel filtrante. Alguns filtros têm o corpo transparente, permitindo verificar a presença de impurezas e água. Geralmente o filtro encontra-se na parte mais baixa da fuselagem, próxima ao motor, e possui uma pequena válvula para que o piloto possa retirar um pouco de combustível e verificar se está contaminado com água.

Prevenção contra água – Durante o abastecimento, a água pode ser eliminada por meio de um funil de camurça, que permite apenas a passagem da gasolina. Em muitos aeródromos isso é desnecessário, pois as bombas já fornecem o combustível livre de água.

Durante paradas prolongadas do avião, é conveniente manter os tanques completamente cheios, para diminuir a quantidade de ar em contato com a gasolina.

Início

Rolar para cima