Todo tipo de navegação a ser utilizada requer cálculos aritméticos. Desses cálculos destacam-se os relacionados com tempo, distancia, velocidade, consumo, combustível consumido, transformação de unidades e outros, sendo todos solucionados com operação de regras de três. Temos também os cálculos feitos para solucionar o efeito do vento sobre a aeronave.
Para solucionar esses problemas, foi criado um instrumento manual com base em uma régua de cálculos, que passou a se chamar de computador de voo. O computador de voo nada mais é do que uma combinação de um lado, face a, circular, com valores para se efetuar cálculos aritméticos e outro lado, face b, para se efetuar os cálculos para soluções do efeito do vento.
O computador de voo efetua diversos cálculos e é utilizado no mundo todo. Atualmente muito utilizado na aviação de instrução e de pequeno porte. A aviação de grande porte já possui tecnologia superior para lidar com esses tipos de cálculos.
Neste capítulo, focaremos o estudo da face a do computador de voo.
A face a é composta por um círculo fixo e outro móvel. No disco móvel há algumas aberturas, as quais chamamos de janelas que são utilizadas par realizar os cálculos.
São diversos os cálculos que podem ser realizados na face a do computador de voo.
- Multiplicação e divisão
- Regras de três simples
- Conversões
- Correções de altitudes, velocidades e temperaturas
- E diversos outros cálculos…
Tanto no disco fixo como no disco móvel as escalas estão graduadas em números que podem ser lidos como múltiplos e submúltiplos de 10, sendo assim, o número 28 poderá ser lido como: 2,8 – 28 – 280 – 2800, e assim será o procedimento de leitura de qualquer outro número. Para saber exatamente qual valor será o correto deve-se sempre considerar a proporção para interpreta-los.
Quando ajustado a seta horária do disco móvel com o valor 60 do disco fixo teremos as seguintes características de interpretação.
- Dos 60 aos 15, lê-se de uma em uma unidade;
- Dos 15 aos 30 lê-se de duas e duas unidades;
- Dos 30 aos 60 lê-se de cinco em cinco unidades.

Na imagem acima pode-se ver claramente o disco interno (móvel) e o disco externo (fixo). Observe que a escala do disco fixo é para a leitura das distancias, velocidades, consumo etc. Já a escala do disco móvel é usada para leitura dos tempos, em minutos ou em horas.
Na imagem ao lado pode-se observar a informação dita anteriormente.
- Dos 60 aos 15, lê-se de uma em uma unidade;
- Dos 15 aos 30 lê-se de duas e duas unidades;
- Dos 30 aos 60 lê-se de cinco em cinco unidades.

Vamos começar agora a apresentar os principais cálculos matemático utilizando a face a do computador de voo. Fique atento a cada detalhe do que será apresentado para que não possa surgir dificuldades.
Cálculo de multiplicação
Para multiplicar um número pelo outro usando o computador de voo, siga os passos abaixo. (Multiplicar 21 por 12)
1° – Procurar na escala externa o número 21 e sob ele, ajustar o número 10 do disco móvel.
2° – Ainda no disco móvel procurar o número 12 e oposto a ele, no disco externo, ler o resultado.

Cálculo de divisão
Para dividir um número pelo outro usando o computador de voo, siga os passos abaixo. (Dividir 120 por 8)
1° – Procurar na escala externa o número 120 e sob ele, ajustar o número 8 do disco móvel.
2° – Ainda no disco móvel sobre o número 10 ler o resultado.

Cálculo para conversões
Pode-se efetuar diversas conversões utilizando a face a do computador de voo, dependendo apenas de uma simples ajustagem do disco móvel com o disco fixo.
Em determinados pontos dos discos, tanto móvel quanto fixo, possuem algumas siglas ou nomes de determinadas unidades importantes para a navegação aérea.
Para efetuar as conversões basta correlacionar a unidade pretendida de um disco com a unidade que você quer transformar do outro disco.
Veja o exemplo a seguir.
Queremos transformar 15 quilômetros em milhas náuticas. Para isso bastamos correlacionar as siglas Km com Nm e efetuar a leitura.

Pode-se efetuar qualquer tipo de conversão utilizando o método de correlação. Podemos transformas pés em metros, litros em galões e etc.
Ficar sempre atento as proporções quando for efetuar a leitura dos números no computador de voo. No exemplo anterior, poderíamos ter como resposta 8,1 – 81 – 8100. Porém, como sabemos que cada unidade em milhas náuticas é menor que cada unidade em quilômetros fica claro saber que a resposta certa seria 8,1.
Cálculos de consumo de combustível
Antes de mostrarmos como efetuar o cálculo de consumo no computador de voo é necessário apresentar a definição de consumo.
Consumo nada mais é do que a quantidade de combustível que uma aeronave consome em uma hora. A quantidade de combustível poderá ser medida em Litros, galões ou libras. Para fazer a conversão entre elas efetuar os cálculos de transformação já ensinados anteriormente.
Imaginemos uma aeronave com consumo de 190 L/h, qual será o consumo dessa aeronave em 1h35mim?
Para resolver esse problema temos duas soluções. Realizando no computador de voo ou com cálculos de regras de três. Mostraremos abaixo as duas formas.
Sabemos que a aeronave consome 190 litros em uma hora de voo, queremos saber em 1h35mim quantos litros serão consumidos pela aeronave. Por regra de três o cálculo ficaria da seguinte forma.
Observe que os valores 1 hora e 1hora e 35 minutos foram transformador em minutos para facilitar os cálculos. Basta realizar a regra de três simples e terás o valor de x na equação acima, que seria o consumo da aeronave em 95 minutos de voo, ou seja, 1h35mim.
Apesar da regra de três ser um cálculo muito fácil de efetuar essa operação no computador de voo é muito mais rápido e cômodo. Segue abaixo como realizar essa operação no computador de voo.
1° – Colocar a seta horária no consumo – 190
2° – No disco interno olhar o tempo do voo e sobre ele, no disco externo ver o combustível gasto.
A seta horária equivale a uma hora e será utilizada em diversos cálculos de regras de três como orientação.

Outro exemplo que de regra de três que pode ser efetuada no computador de voo é a da questão abaixo.
Uma aeronave voa com velocidade de 150 nós, qual a distância que a aeronave terá percorrido ao voar por exatamente 45 mim?
Bom, agora você já sabe efetuar esse tipo de cálculo, então treine sozinho e tente achar a resposta dessa questão. Lembre-se apenas que: nó é uma unidade de velocidade que nada mais é que a quantidade de milhas náuticas percorrido por unidade de tempo. Dessa forma, 150 nós é igual a 150 Nm/h.
Cálculo da velocidade aerodinâmica
Já foi apresentado em capítulos anteriores como se calculas a velocidade aerodinâmica mediante cálculos matemáticos, porém, a forma mais correta de se calcular o seu valor é utilizando o computador de voo pois esse trará um resultado muito mais próximo do real.
Para calcular a velocidade aerodinâmica precisaremos possuir alguns dados importante, são eles:
- Velocidade indicada
- Nível de voo
- Temperatura do nível de voo
Possuindo esses dados em mão faça os seguintes passos para calcular a velocidade aerodinâmica (VA).
1 – Na terceira janela do computador de voo ajustar o nível de voo com a temperatura correspondente a esse nível.
2 – Oposto a VI, lida no disco interno, estará a VA, lida no disco externo.

Cálculo da altitude verdadeira
Para efetuar o cálculo da altitude verdadeira devemos trabalhar com o computador de voo de forma semelhante à forma que trabalhamos com o cálculo da VA, porém, a janela que utilizaremos para esse cálculo passa a ser a primeira. Precisaremos ter apenas dois dados para efetuar esse cálculo, o nível de voo e a temperatura nesse nível. Para calcular basta seguir os passos abaixo.
1 – Na primeira janela do computador de voo ajustar o nível de voo com a temperatura.
2 – Oposto a altitude indicada, lida no disco interno, estará a altitude verdadeira, lida no disco externo

Cálculo da altitude densidade
Para efetuar o cálculo de altitude densidade no computador de voo, utilizaremos a segunda e a terceira janela. Para esse cálculo deve-se ter em mãos os seguintes dados, nível de voo e temperatura neste nível.
Para calcular basta seguir os passos abaixo.
1 – Na terceira janela do computador de voo ajustar o nível de voo com a sua respectiva temperatura.
2 – Ler na segunda janela a altitude densidade.

Em todos os cálculos ficar sempre atentos a escala usada no computador de voo.
