Introdução
Você acabou de estudar a importância das técnicas de comunicação para um bom desempenho na instrução. Sem dúvida, a comunicação instrutor-aluno é importante e deve ser bem feita; por isto, o emprego de técnicas e recursos adicionais não deve ser negligenciado. Assim, o estudo do emprego correto e oportuno de recursos audiovisuais facilitará ainda mais a sua instrução.
Este capítulo apresentará a filosofia doemprego dos auxílios sensoriais, bem como os princípios básicos que você terá que seguir. Finalmente você conhecerá as maneiras de utilizar os diversos tipos de ajudas sensoriais para a sua instrução.
Canais de percepção
Para entendermos os porquês dos recursos sensoriais ou visuais, mais especificamente, precisamos entender que os seres humanos percebem o mundo, os estímulos de uma maneira geral, através dos sentidos. O que não é inato nós recebemos através dos sentidos, ou seja, o aluno aprende através dos seus cinco sentidos, que nós chamamos canais de comunicação.
Dentro deste quadro, as pesquisas realizadas em indivíduos adultos, mental e psicologicamente normais, indicam que os nossos sentidos são capazes de aprender apenas uma determinada porcentagem da comunicação total, em qualquer que seja o processo. Essas porcentagens estão distribuídas pelos sentidos a seguir:
- Visão: 75% Audição:13% Tato: 6%
- Paladar: 3%
- Olfato: 3%
As pesquisas também comprovam que quando o volume de informações é relativamente grande e o assunto é desconhecido do aluno (recebedor) a mente funciona como um filtro, selecionando os detalhes que, ao seu ver, sejam importantes na comunicação. Assim, somente uma pequena porcentagem é absorvida.
Como a grande massa das informações é fornecida verbalmente (13% de apreensão pelo quadro acima) e há ainda o filtro da mente a diminuir essa porcentagem, conclui-se que há necessidade de ampliar a utilização dos outros sentidos.
Pesquisas didáticas comprovam que o emprego adequado dos recursos sensoriais, com a combinação de dois ou mais estímulos específicos, principalmente a audição e a visão, pode fazer com que a assimilação da mensagem seja aumentada em até 35% e por um período de tempo maior.
Estes estudos permitem que a comunicação humana seja mais efetiva e duradoura e justificam uma análise dos seus princípios de utilização.
Princípios de utilização
Quando utilizamos apenas a voz para transmitir uma ideia, corremos o risco do nosso aluno perceber de modo diferente, em função da sua capacidade, discernimento e experiência anteriores. O uso de mais de um sentido nesta comunicação permite uma aprendizagem mais efetiva e mais uniforme. Assim, a utilização de um recurso audiovisual dá à mensagem (ideia) um certo realismo.
Um recurso visual pode, por exemplo, simplificar ideias abstratas, tornando o processo de comunicação mais objetivo e concretos, ou economizar tempo, visto que longas explicações verbais podem ser substituídas pela simples observação de um modelo, diagrama ou desenho.
Estamos vendo que é importante o emprego de recursos sensoriais, em especial os audiovisuais, mas como e quando utilizá-los é o nosso principal enfoque. A resposta a estas perguntas inicia-se com a observação dos princípios de utilização dos recursos sensoriais a seguir:
Validade: com objetivo determinado, contendo, exclusivamente, o indispensável para a fixação da mensagem. Jamais usar um recurso audiovisual para “distrair” ou “agradar” à vista.
Adequabilidade: relacionado com o tema do assunto, nível e tamanho da audiência, e com o ambiente onde serão utilizados.
Simplicidade: evite transformar em “obras- primas”, pois a audiência trocará o interesse do assunto pela “obra” em si.
Oportunidade: recursos na hora oportuna.
As ajudas de instrução, ou seja, os nossos recursos audiovisuais, devem ser sempre utilizados no seu trabalho como instrutor, levando-se em conta, é claro, a disponibilidade para a sua confecção e o recurso adequado. A sua utilização, para maior eficiência, deve seguir as seguintes normas:
- a ajuda deve ser confeccionada para dar suporte à instrução e não ao contrário, ou seja, o instrutor deve se servir das ajudas para dar a sua aula.
- expor a ajuda somente o tempo necessário, para evitar seja a mesma usada quando se estiver falando de outro assunto.
- principalmente quando a ajuda for visual, como transparência, “slide”, cartaz, etc, não conversar com a ajuda, pois perderá o contato visual, além do que “dar as costas” demonstra desconsideração com a audiência.
- manter sempre à mão as ajudas necessárias; evite perder tempo e credibilidade junto à audiência ao procurar as ajudas de instrução ou até trocá-las.
- usar uma ponteira para mostrar detalhes nas ajudas apresentadas.
De maneira complementar, é importante observar que as ajudas visuais devem ser, sempre que possível, empregadas, mais muito bem empregadas, pois se o canal da visão beneficia o instrutor (75%) por um lado, por outro lado este mesmo sentido quando não bem utilizado tem efeito oposto. ex.: o aluno passa a olhar aspectos do instrutor, com a sua aparência, a sua gesticulação, etc.
Até agora mostramos os princípios da utilização das ajudas de instrução de uma maneira genérica. No próximo tópico veremos quais as vantagens e como utilizar cada ajuda especificamente.
Emprego dos recursos audiovisuais
A seguir veremos os principais recursos audiovisuais utilizados na instrução aérea, tanto teórica como prática, e as vantagens e desvantagens.
Quadro de giz
É um dos mais antigos recursos sensoriais e, ainda hoje, bastante utilizados. Apesar da sofisticação dos quadros atualmente utilizados, é um recurso bastante simples, de fácil confecção e manutenção, econômico e durável. Apresenta, contudo, como principais desvantagens o fato de ser sujo e de pouca dinamicidade, além de, as escrever, perder- se o contato visual com a audiência.
Como utilizar:
- escrever com letras legíveis e tamanho adequado. No caso de esquema e desenhos, convém prepará-los antecipadamente;
- utilizá-lo apenas como recurso acessório, tendo-se o cuidado de manter a correção, a ordem e a limpeza;
- não se colocar em frente ao quadro, atrapalhando a visão da audiência;
- não falar voltado para o quadro, enquanto escreve.
Flanelógrafo
Espécie de quadro de flanela que prende por aderência, gravuras, letras frases, figuras etc. (com fitas de lixa presas no verso).
Os elementos que se quiser fixar no flanelógrafo podem ser recortados em cartolina, isopor ou representados em madeira fina (contraplacado).
Para que haja real eficiência na utilização do flanelógrafo devem ser observadas as
seguintes normas:
- planejar e não improvisar a utilização do flanelógrafo;
- colocar o flanelógrafo ligeiramente inclinado para trás e em posição adequada à visualização de toda a audiência;
- dispor todos os elementos de apresentação próximos da ajuda e em conveniente de modo que não sejam necessários muitos movimentos;
- numerar cada peça do material, para facilitar a ordem de sequência;
- colocar o material sobre o flanelógrafo pressionando para baixo a fim de que o material aderente se fixe melhor à flanela;
- apresentar o material passo a passo, obedecendo ao plano e ao ritmo necessário;
- falar antes ou depois de colocar a peça do material no flanelógrafo e ficar sempre ao lado quando estiver discorrendo sobre o assunto;
- usar o mínimo de peças juntas;
- focalizar a atenção em apenas um ou poucos itens de cada vez;
- usar cores contrastantes na confecção das peças, que devem ser atraentes, interessantes e estar sempre em bom estado de apresentação;
- a confecção deverá ser tecnicamente correta e executada com previsão; as figuras e letras devem ser em tamanho adequado ao local da exposição;
- as ilustrações devem transmitir a mensagem direta e claramente.
Mural
Apesar de ser um recurso estático, é de grande utilidade. Deve ser usado sempre que for necessário mostrar algo que deva ficar exposto durante toda a sessão. Vários quadros murais superpostos podem ser utilizados, formando o que se chama de álbum seriado.
Como utilizar:
- a confecção deverá ser tecnicamente correta e executada com precisão; as figuras e letras devem ser em tamanho adequado ao local da exposição;
- as ilustrações devem transmitir a mensagem direta e claramente;
- deverá estar sempre em bom estado de apresentação;
- sublinhar sempre em cor diferente a ideia que necessite ser destacada;
- usar papel em cor adequada;
- fixar o mural ou murais com antecedência no local destinado à exposição, planejando sua apresentação;
- sempre que for utilizado mais de um mural, saber onde está cada um e em que sequência deverão ser apresentados;
- manter os murais sempre cobertos, ou por painéis ou por folhas de papel, que serão retiradas no momento oportuno;
- uma vez utilizado, recolher o mural ou cobri-lo novamente, cuidado para não descobrir ou puxar o mural errado; e
- fazer marcações indicativas da ordem de apresentação dos murais.
Modelos ou maquetes
Um modelo é uma cópia real de uma peça de equipamento ou de instrumento. Poderá ser ou não do tamanho real do objeto que está sendo representado. Quanto mais se aproximar do objetivo real, maior será o auxílio prestado pelo modelo.
Na instrução de voo a maquete é largamente utilizada como forma de salientar as reações em relação ao comando ou ação utilizado pelo aluno, bem como as reações aerodinâmicas que ocorrem na aeronave durante o voo.
Como utilizar:
- empregar esse tipo de ajuda somente para grupos pequenos;
- os modelos são muito utilizados durante os “briefings” e “debriefings” para ainstrução aérea.
Projetor de slides
Embora em desuso consiste um dos mais sofisticados recursos audiovisuais, devendo ser observados certos detalhes técnicos para sua utilização. Tem como principal vantagem o fato de poder mostrar as cenas com clareza e realismo. Vários projetores podem ser usados simultaneamente, acoplados a um equipamento denominado “dissolver”, dando grande movimento às cenas e tornando a apresentação bastante atraente.
As principais desvantagens do projetor de “slides” são:
- necessidade de escurecimento do ambiente, podendo levar a audiência à sonolência; o expositor perde o contato visual com a plateia;
- os “slides” são apresentados numa ordem rígida, tornando quase impossível a flexibilidade necessária às solicitações da audiência;
- quanto se apresenta à primeira vista o manuseio do aparelho não é tão simples.
- Possui alto custo de manutenção e reposição de peças.
Retroprojetor
Um dos mais útil e versátil recurso audiovisual, sendo largamente utilizado. Apresenta inúmeras vantagens, tais como:
- manuseio simples;
- utilização sem necessidade de escurecimento do ambiente e as vantagens que daí advêm;
- não há perda de tempo durante a exposição;
- as transparências podem ser executadas pelo próprio instrutor;
- existem diversos tipos de transparência e diversas técnicas para a sua confecção, que serão objeto de orientação específica do seu professor durante o curso.
Desvantagens:
- Peso e tamanho
- Manutenção e limpeza da lente
- Fragilidade quanto a riscos na lente
- Pouca durabilidade da lâmpada
Projetor de multimídia
Sem dúvidas e o recurso audiovisual mais importante e mais utilizado da atualidade.
Associado a um PC pode ser utilizado para exibição de filmes, projeção de slides, animações, etc
Suas principais vantagens são:
- Manuseio simples
- Não há perda de tempo durante a exposição;
- As exibições podem ser executadas pelo próprio instrutor;
- Grande amplitude de exibição tipo filmes, slides, fotos,etc ;
- Pode transmitir traçados realizados pelos instrutores como se fosse uma lousa.
- Facilidade de criação de material a ser exibido, que serão objeto de orientaçãoespecífica do seu professor durante o curso.
- Facilita a inter-relação professor/aluno graças a flexibilidade necessária às solici- tações da audiência;
Desvantagens:
- necessidade de escurecimento do ambiente, podendo levar a audiência à sonolência; o expositor perde o contato visual com a plateia;
- Auto custo de utilização;
- Durabilidade;
- COMPUTADOR
- O meio informático possibilita diferentes formas de comunicação, produzindo ou recebendo informações: comunicação entre usuários mediada pelo computador, entre o computador e seus usuários e entre computadores interligados.
Permite estabelecer novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental. Seu uso possibilita a interação e a produção de conhecimento no espaço e no tempo, por meio dos recursos da telemática.
DVDS E CDS
CDs ou DVDs são utilizados para reproduzir o acervo audiovisual da escola, assim como imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, possibilitando a criação de situações de aprendizagem em que os alunos possam analisar, comparar, observar, questionar e inferir uma série de questões sobre diversos assuntos.
Tela de projeção
De aquisição manutenção simples, e de fácil manuseio consiste de uma tela plana é utilizada para melhorar a visualização da exibição dos recursos áudio visuais.
Conclusão
Além dos principais recursos aqui citados, muitos outros existem e outros a tecnologia encarregar-se-á de inventar. Mas o importante é que estas informações, aliadas a um treinamento consciente, permitirão uma melhor assimilação da mensagem.
O emprego correto dos recursos audiovisuais não garante uma comunicação efetiva, pois as palavras são, ainda, por excelência, o meio de comunicação humana. Mas, se a utilizarmos de maneira suplementar, serão poderosos reforços à motivação, ajudando a fixar exatamente a ideia a ser transmitida para os seus alunos. Isto, por si só, já é uma vitória.