0% Teoria de voo - Forças aerodinâmicas Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de Forças aerodinâmicas. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 35 1. Resistência induzida é provocada: por turbilhonamento na ponta da asa pela fuselagem pelo perfil da asa por toda as partes que NÃO produzem sustentação 2 / 35 2. A área plana equivalente produz um arrasto igual ao arrasto: parasita da asa induzida total 3 / 35 3. O estol é definido como sendo o ponto onde os filetes de ar sofrem um(a): diminuição do atrito com o aerofólio diminuição de velocidade aumento de velocidade descolamento do aerofólio 4 / 35 4. O vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento: paralelo contrário magnético relativo 5 / 35 5. A resistência induzida: é maior em altas velocidades NÃO varia com o peso depende do alongamento é constante em qualquer situação de vôo 6 / 35 6. A força ou reação que tende a frear um corpo que se desloca no ar, é a/o: torque peso arrasto tração 7 / 35 7. Nos perfis simétricos, o ângulo de sustentação nula é: maior que um zero negativo positivo 8 / 35 8. Valores de CL negativos relacionam-se com ângulos de ataque próprios para voos: em altas velocidade em cabradas violentas em velocidades médias de dorso 9 / 35 9. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: arrasto sustentação tração resultante aerodinâmica 10 / 35 10. O ângulo de ataque é formado entre o: eixo longitudinal e o vento relativo vento relativo e a corda vento relativo e a direção do arrasto eixo longitudinal e a corda da asa 11 / 35 11. A resistência parasita (arrasto parasita) depende de: densidade do ar e área plana equivalente coeficiente de arrasto, área plana equivalente, densidade e velocidade densidade do ar, área plana equivalente e velocidade densidade do ar e velocidade 12 / 35 12. A eficácia de um perfil é a razão entre: a resultante aerodinâmica e a tração o coeficiente de arrasto e o coeficiente de sustentação a resultante aerodinâmica e a sustentação o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto 13 / 35 13. O tipo de perfil em que o centro de pressão é considerado invariável com a mudança do ângulo de ataque, é denominado: axial simétrico assimétrico coaxial 14 / 35 14. A força aerodinâmica que num aerofólio é perpendicular ao vento relativo (escoamento) é conhecida como: arrasto tração resultante aerodinâmica sustentação 15 / 35 15. Um aerofólio de perfil simétrico não produzirá sustentação quando: o ângulo de ataque for zero (nulo) o ângulo de ataque for positivo a velocidade do vento relativo for inferior a 10 nós (Kt) o ângulo de incidência for positivo 16 / 35 16. Se aumentarmos o ângulo de ataque além do valor entre o coeficiente de sustentação é máximo, os filetes de ar não mais conseguem acompanhar a curvatura superior do aerofólio e se desprendem da superfície, formando-se turbulento. Tal fenômeno ocorre imediatamente após um ângulo denominado: de perda de sustentação máxima crítico ou de estol qualquer das anteriores 17 / 35 17. A resistência induzida é reduzida por um: menor alongamento maior alongamento maior ângulo de ataque menor ângulo de incidência 18 / 35 18. A relação entre a sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chama-se: coeficiente de sustentação sustentação do perfil ângulo de ataque eficácia do perfil 19 / 35 19. Quando se aumenta o ângulo de ataque num perfil assimétrico a resultante aerodinâmica: passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de ataque passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de fuga é inversamente proporcional ao ângulo de ataque mantém-se numa posição fixa sobre a corda média aerodinâmica 20 / 35 20. O ângulo de sustentação nula nos aerofólios é conseguido com ângulos de ataque: positivos em quaisquer perfis, simétricos e assimétricos iguais a zero nos perfis simétricos negativos nos perfis simétricos iguais a zero nos perfis assimétricos 21 / 35 21. A resistência parasita é aquela produzida: pelo turbilhonamento de ponta de asa todo avião menos os aerofólios pela asa pelo atrito da camada limite 22 / 35 22. Assinale a resposta errada. "A força de arrasto é diretamente proporcional: ao coeficiente de arrasto à área ou superfície do corpo ã velocidade de deslocamento à densidade do ar 23 / 35 23. O resultado da fricção do ar sobre o aerofólio é denominado arrasto: induzido parasita total do perfil 24 / 35 24. O coeficiente de sustentação de um aerofólio atinge seu valor máximo no ângulo: mínimo de estol ou crítico de arrasto mínimo de maior rendimento (ótimo) 25 / 35 25. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: tração resultante aerodinâmica arrasto sustentação 26 / 35 26. Todo corpo que se desloca em um fluido, sofre desse meio uma reação que pode ser decomposta em duas componentes, denominadas: peso e vento relativo ação e reação tração e gravidade sustentação e resistência ao avanço. 27 / 35 27. Num perfil assimétrico o aumento do ângulo de ataque desloca o centro de pressão para: lado traz cima frente 28 / 35 28. A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se: tração sustentação arrasto peso 29 / 35 29. Quando um aerofólio atinge o ângulo de ataque crítico, tem-se: CL máximo e CD alto CL mínimo e CL alto CL mínimo e CD mínimo CL máximo e CD mínimo 30 / 35 30. O centro de pressão é o ponto de aplicação do/da: peso sustentação arrasto totaL força centrífuga 31 / 35 31. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que: exista uma força aplicada sobre ele a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula as forças sobre ele sejam nulas qualquer das alternativas anteriores 32 / 35 32. Sobre a força de sustentação num aerofólio, podemos afirmar que: será sempre contrária ao peso e vertical será sempre perpendicular ao vento relativo ela será sempre positiva é uma componente do peso do helicóptero 33 / 35 33. Nos perfis assimétricos, o ângulo de sustentação nula é: positivo zero negativo maior que l 34 / 35 34. Uma chapa plana perpendicular ã direção do vento relativo tem maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica de igual área frontal, porque: o impacto do ar na chapa é maior na verdade, a chapa plana possui menor resistência ao avanço o afilamento na parte lateral da superfície aerodinâmica corta melhor o ar o escoamento do ar é mais turbulento atrás da chapa, formando uma sucção 35 / 35 35. A resultante aerodinâmica é imaginariamente dividida em duas forças chamadas sustentação (L) e arrasto (D). É correto afirmar que: o arrasto pode ser positivo, negativo ou nulo a tração é a resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento a sustentação não pode ter valores negativos a sustentação é a componente vertical da resultante aerodinâmica Sua pontuação é A nota média é 31% 0% Recomeçar o questionário