0% Teoria de voo - Grupo motopropulsor Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema Grupo motopropulsor. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O que é passo efetivo? A força de tração exercida pela hélice A distância realmente avançada pela hélice O mesmo que o passo teórico A distância percorrida no solo 2 / 19 2. Qual é a principal função do grupo motopropulsor? Gerar sustentação Superar a resistência ao avanço Controlar a direção do avião Controlar a altitude 3 / 19 3. A potência liberada pela queima do combustível é chamada de: Potência máxima Potência indicada Potência útil Potência teórica 4 / 19 4. Em um avião monomotor de pequeno porte, o grupo motopropulsor geralmente é composto por:v Motor a pistão e hélice Motor elétrico Turbojato Turbofan 5 / 19 5. Uma hélice de passo fixo: É ajustável apenas em solo Tem eficiência máxima em uma condição específica Permite variação durante o voo É controlada por governador 6 / 19 6. As pás são mais torcidas na raiz porque: Isso facilita o controle manual A raiz se move menos que a ponta Aumentam a velocidade São mais resistentes nessa região 7 / 19 7. O recuo é: A diferença entre o passo efetivo e o teórico A potência reduzida do motor O aumento do arrasto A torção das pás 8 / 19 8. O passo teórico da hélice é: A velocidade do avião em cruzeiro A distância que a hélice deveria avançar por rotação A diferença entre tração e arrasto A rotação máxima do motor 9 / 19 9. O ângulo de torção das pás é importante porque: Garante que a hélice pare ao pousar Permite formar um ângulo de ataque adequado Reduz o peso da hélice Facilita a manutenção 10 / 19 10. A hélice de passo ajustável: Só pode ser ajustada no solo Permite mudanças de passo durante o voo Não permite ajustes em nenhuma situação Ajusta automaticamente o passo 11 / 19 11. O que são as pás de uma hélice? Aerofólios rotativos que geram tração Aletas de ventilação Pequenos motores auxiliares Componentes que reduzem o ruído 12 / 19 12. O que é o grupo motopropulsor? Parte do trem de pouso Conjunto de asas que geram sustentação Conjunto de componentes que fornece tração para o voo Sistema de controle de voo 13 / 19 13. Potência efetiva é: A potência medida no eixo da hélice A potência disponível total A potência necessária para decolagem A potência teórica em voo 14 / 19 14. Eficiência da hélice é definida como: Potência útil dividida pela potência efetiva Potência indicada menos potência de atrito Potência nominal dividida pela potência disponível Potência útil dividida pela potência teórica 15 / 19 15. A potência que atua diretamente sobre o pistão é: Potência de atrito Potência indicada Potência nominal Potência útil 16 / 19 16. A potência que realmente gera tração na aeronave é chamada de: Potência indicada Potência nominal Potência útil Potência de atrito 17 / 19 17. As hélices de RPM constante têm essa característica porque: A rotação varia conforme o vento O piloto controla o motor com manetes Apenas o passo é ajustado para manter a rotação fixa O motor trabalha com passo fixo 18 / 19 18. Hélices de passo controlável são vantajosas porque: Têm menor custo de manutenção São mais leves Funcionam bem em todas as fases do voo Não necessitam de comandos 19 / 19 19. Potência nominal é definida como: A potência mínima para voo A potência para a qual o motor foi projetado A potência utilizada apenas em marcha lenta A potência real fornecida pela hélice Sua pontuação é A nota média é 39% 0% Recomeçar o questionário