Desvendando os Tópicos de Aviação (Aviation Topics) no Exame ICAO
Bem-vindos à nossa análise aprofundada da seção “Aviation Topics” do exame ICAO! Esta é uma das partes mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, mais importantes para demonstrar sua proficiência na comunicação aeronáutica em inglês. Lembrem-se que o objetivo do ICAO não é testar seus conhecimentos técnicos de aviação, mas sim sua capacidade de se comunicar efetivamente sobre esses tópicos.
O que são os “Aviation Topics”?
Basicamente, nesta seção, vocês serão solicitados a discorrer sobre temas relacionados à aviação geral. Não esperem perguntas capciosas ou que exijam memorização de manuais complexos. O foco está na sua fluência, vocabulário aeronáutico e capacidade de organizar ideias para expressar seus pensamentos claramente.
Estrutura da Seção
Embora a estrutura exata possa variar ligeiramente, geralmente vocês serão apresentados a:
- Perguntas abertas: Com base em cenários estpecificos, serão feitas perguntas que exigem uma resposta mais elaborada, não apenas um “sim” ou “não”. Estas perguntas são projetadas para fazer vocês falarem e demonstrarem seu domínio do idioma.
Tópicos Comuns Abordados
Os tópicos podem abranger uma ampla gama de assuntos do dia a dia da aviação. Alguns exemplos comuns incluem:
- Escolha da profissão
- Treinamento para ser piloto
- Primeiro voo e primeiro voo solo
- Pré voo – pre flight
- Carreira
- Aeronave que voa
- Aeroportos e horas do dia
- Importância de estudar
- Fases do voo
- Situações de emergência
- Língua inglesa
- Mercado de trabalho
- Companhias aéreas
- Qualidades como piloto
- Procedimentos de cockpit
- Aviation future
O que o Examinador Avalia?
Ao responder às perguntas sobre tópicos de aviação, o examinador estará atento a:
- Fluência e Coerência: Sua capacidade de falar sem hesitações excessivas, com um ritmo natural e conectando suas ideias de forma lógica.
- Vocabulário Aeronáutico: O uso apropriado de termos técnicos e jargões da aviação. Não se trata de saber todos os termos, mas de usar os que você conhece corretamente no contexto.
- Compreensão: Sua capacidade de entender a pergunta e responder a ela de forma pertinente.
- Pronúncia e Entonação: Clareza na fala e o uso de entonação que ajude a transmitir sua mensagem.
- Gramática e Estrutura: A correção gramatical das suas frases, embora pequenos erros não sejam penalizados severamente se não impedirem a comunicação.
Dicas para o Sucesso
- Não se Preocupe em Ser um Expert Técnico: Lembrem-se, o foco é a comunicação. Se não souberem um detalhe técnico específico, concentrem-se em descrever o que sabem com clareza.
- Expanda Suas Respostas: Evitem respostas curtas e diretas. Aproveitem a oportunidade para elaborar, dar exemplos, explicar processos ou expressar opiniões.
- Use Vocabulário Aeronáutico, mas com Moderação: Incorporem termos técnicos naturalmente. Não tentem forçar o uso de termos que não dominam, pois isso pode levar a erros e hesitações.
- Crie Cenários Hipotéticos: Pensem em situações comuns ou de emergência na aviação e imaginem como vocês se comunicariam nessas situações.
- Assista a Vídeos e Notícias de Aviação em Inglês: Isso ajuda a familiarizar-se com o vocabulário e a forma como os profissionais se comunicam.
- Não Tenha Medo de Pedir para Repetir: Se não entenderem uma pergunta, é preferível pedir que o examinador a repita ou a reformule do que dar uma resposta incoerente.
Dominar a seção “Aviation Topics” exige prática e familiaridade com a linguagem. Ao se prepararem com antecedência e focarem na comunicação clara e eficaz, vocês estarão bem equipados para demonstrar sua proficiência e alcançar o nível ICAO desejado.
Perguntas
Escolha da profissão
Why did you decide to be a pilot?
Why did you decide to become a pilot?
What influenced you to become a pilot?
I decided to become a pilot because in my family there are many people that work or worked in aviation.
For example, My father was an airplane mechanical, my uncle was a pilot, my aunt worked as a flight attendant and my cousin is a pilot now at GOL airlines.
My love for aviation and airplanes started many years ago when I was a child. So I decided to be a pilot and I’m very happy with this.
So, I think to be a pilot is my destiny. I love aviation and I can’t see me in another profession.
If you were not a pilot, what profession would you have?
This question is very difficult for me because I love aviation and I don’t see me in another profession, but, If I was not a pilot perhaps I would be a firefighter or a policeman. I think these professions are very beautiful as aviation and I proud it.
Treinamento para ser piloto
Tell me about your pilot’s training for emergency situations.
My training for emergency situations was very good, I trained in a good flight school here in Rio de Janeiro And I had many simulated emergency situations.
Tell me about the good aspects of your training to be a pilot.
In my opinion, There was many good aspects when I was training to be a pilot, First, I met many people and I made many friends, I flew a good airplane, I traveled to a lot of places and I learned a lot.
What difficulty did you have while you were training to be a pilot?
In my opinion, I never had many difficulty in my training to be a pilot, on the other hand I had many difficulty to have money to be a pilot, My father had to help me a lot.
What did you like most during your training to become a pilot?
I liked many things during my training, For example: I liked to make friends, I liked to have a good training and I liked to fly a good airplane, I think that I liked all things in my training to be a pilot, Everything is good for me.
Primeiro voo e primeiro voo solo
How was your first flight?
To begin with, my first flight was very good. I was excited and very happy with this flight.
The weather was good, I remember, the sky is clear, the instructor was very nice, his name is Pablo and the airplane was very very good, it was a cessna 152.. This day was very important for me.
How was your experience of flying solo for the first time?
To begin with In my first solo flight I was very nervous but I was prepared for this flight. I had good instructors in my flight trainning. The experience of the first solo flight is wonderful, I will never forget it. It’s very important for pilots to fly solo, because it gives the pilots more experience.
Where was your first flight? How was it?
My first flight was in maricá city, at QNE flight Scholl in 2012. My first flight was wonderful, I liked a lot. The weather was good, the instructor was very nice and the airplane is wonderful . So this day was very important day for me.
How did you prepare yourself for your first solo flight?
I prepared myself with a lot of study, but I also had good instructors. They helped me a lot.
So I was very prepared for this day and for this flight. I was very nervous, but I was very prepared and happy