Exercício teoria de voo – voo ascendente 0% Teoria de voo - voo ascendente Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de voo ascendente Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. Para obter a maior razão de subida, a aeronave deve ter: Pequena área de asas Alta altitude Baixa densidade do ar Grande área de asas 2 / 20 2. O teto prático é mais utilizado na aviação porque: É mais fácil de ser calculado Exige menos manutenção do motor Permite melhor economia de combustível Representa uma condição operacional realista 3 / 20 3. À medida que a altitude aumenta, a razão de subida tende a: Oscilar rapidamente Permanecer constante Aumentar Diminuir 4 / 20 4. Qual dos fatores abaixo NÃO contribui para um maior ângulo de subida? Baixo peso Alta potência disponível Pequena área de asa Alta densidade do ar 5 / 20 5. A velocidade de máximo ângulo de subida é: Menor que a de máxima razão Sempre constante Maior que a de máxima razão Igual à de máxima razão 6 / 20 6. O que é o teto absoluto de uma aeronave? Altitude máxima operacional com velocidade constante Altitude recomendada pelo fabricante Altitude máxima onde ainda há razão de subida Altitude onde a razão de subida se torna zero 7 / 20 7. A velocidade de máximo ângulo de subida é usada principalmente para: Atingir maior velocidade horizontal Evitar áreas turbulentas Livrar obstáculos após a decolagem Reduzir o consumo de combustível 8 / 20 8. O valor do teto prático e absoluto é lido no altímetro? Apenas em aeronaves com instrumentos digitais Sim, sempre Apenas o teto absoluto é lido no altímetro Não, são altitudes densidade e devem ser calculadas 9 / 20 9. A razão de subida no teto prático é geralmente em torno de: 200 pés/min 0 pés/min 100 pés/min 500 pés/min 10 / 20 10. A razão de subida representa: A inclinação do avião A velocidade vertical da aeronave A potência disponível no motor A variação de velocidade horizontal 11 / 20 11. A razão de subida no teto prático é geralmente em torno de: 100 pés/min 0 pés/min 500 pés/min 200 pés/min 12 / 20 12. O teto prático é definido como: A maior altitude com uma razão de subida ainda positiva A altitude onde a razão de subida é nula A altitude teórica que não pode ser superada A altitude ideal para cruzeiro 13 / 20 13. Qual das opções a seguir influencia tanto o teto absoluto quanto o teto prático? Potência do motor Pressão atmosférica Todas as alternativas estão corretas Peso da aeronave 14 / 20 14. A diminuição da razão de subida em altitudes maiores ocorre principalmente devido à: Aumento da velocidade Perda de eficiência dos freios Aumento do peso da aeronave Redução da densidade do ar 15 / 20 15. Após livrar obstáculos após a decolagem, qual velocidade deve ser utilizada para continuar a subida com melhor performance? Velocidade de estol Velocidade de cruzeiro Velocidade de máximo ângulo de subida Velocidade de máxima razão de subida 16 / 20 16. Em um voo de subida, a tração necessária é maior porque: A velocidade horizontal é nula O motor fica mais eficiente É necessário vencer o arrasto e uma componente do peso A sustentação é maior que o peso 17 / 20 17. A velocidade de máxima razão de subida é aquela em que: O avião sobe no maior ângulo O avião atinge a maior velocidade horizontal O avião sobe no menor tempo possível O avião mantém altitude constante 18 / 20 18. Em um voo ascendente, por que a sustentação pode ser menor que o peso da aeronave? Porque o motor perde potência ao subir Porque o avião está mais leve ao subir Porque a tração da hélice tem uma componente inclinada que ajuda a sustentar o avião Porque a densidade do ar é maior em baixas altitudes 19 / 20 19. A unidade de medida da razão de subida é: Pés por minuto Nós (kt) Milhas por hora Metros por segundo 20 / 20 20. Em relação ao teto absoluto, marque a afirmativa correta: Não há mais capacidade de vencer o arrasto e peso O motor opera com potência máxima A aeronave consegue continuar subindo lentamente A razão de subida ainda é de 100 pés/min Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário