0% Teoria de voo - voo em curva Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. O estol em curva pode ocorrer mesmo em alta velocidade se: O ângulo de ataque crítico for ultrapassado O empuxo for excessivo O leme não for aplicado A altitude for muito elevada 2 / 20 2. O menor raio possível de curva que um avião pode executar chama-se: Raio dinâmico Raio limite Raio crítico Raio absoluto 3 / 20 3. O peso da aeronave influencia diretamente: A necessidade de mais sustentação e potência O ângulo de inclinação A direção da curva A velocidade crítica 4 / 20 4. Uma curva com ângulo de inclinação de 90°: É comum em aeronaves comerciais Exige sustentação infinitamente grande Só pode ser feita com o uso de leme É segura em baixa altitude 5 / 20 5. A força centrípeta em uma curva é gerada por: Peso da aeronave Arrasto Empuxo do motor Componente horizontal da sustentação 6 / 20 6. O ângulo de inclinação influencia diretamente: O peso da aeronave O raio da curva A direção do vento A altura do voo 7 / 20 7. Por que o avião tende a aumentar sua inclinação naturalmente durante uma curva? A ação do leme provoca mais torque O motor gira em sentido contrário à curva A asa externa voa mais rápido e gera mais sustentação A asa interna perde sustentação mais rápido 8 / 20 8. A curva derrapada ocorre quando: A sustentação é maior que o peso Há excesso de leme Falta leme Há estol de ponta de asa 9 / 20 9. Durante curvas, a velocidade de estol: É irrelevante para a segurança do voo Aumenta com o ângulo de inclinação Permanece igual ao voo nivelado Diminui com o aumento do ângulo de inclinação 10 / 20 10. Durante uma curva com inclinação de 60°, a sustentação necessária é: O dobro do peso Menor que o peso Inexistente Igual ao peso 11 / 20 11. O que permite que uma aeronave mude de direção durante uma curva? Reduzir o peso da aeronave Ajustar o leme Aumentar o empuxo Inclinar as asas (ângulo de inclinação) 12 / 20 12. O que acontece com o arrasto durante uma curva? Diminui drasticamente Permanece constante Aumenta devido à inclinação das asas Só muda em aeronaves a jato 13 / 20 13. O fenômeno conhecido como guinada adversa é causado por: Diferença de sustentação entre asas Excesso de peso em curvas Aplicação do profundor Alta velocidade vertical 14 / 20 14. Quando o avião se inclina para realizar uma curva, a sustentação se divide em: Vertical e arrasto Horizontal e empuxo Peso e centrífuga Vertical e horizontal 15 / 20 15. A curva glissada ocorre quando: A velocidade é muito baixa O nariz aponta para dentro da curva Há excesso de leme Há falta de aileron 16 / 20 16. Para compensar a guinada adversa, o piloto deve: Aplicar mais aileron Usar o leme na direção da curva Inclinar mais as asas Reduzir o empuxo 17 / 20 17. A curva coordenada é aquela em que: O motor trabalha em potência mínima A altitude é ignorada Ailerons, leme e profundor são dosados corretamente Apenas os ailerons são utilizados 18 / 20 18. O uso de ailerons diferenciais ou tipo frise ajuda a: Eliminar o peso da asa externa Compensar a guinada adversa Melhorar o desempenho do motor Reduzir o empuxo 19 / 20 19. Qual fator contribui para o estol de ponta de asa durante curvas? Aplicação contrária de aileron Aumento do peso Uso do leme de forma contínua Falta de potência 20 / 20 20. Em altitudes elevadas, o raio limite de curva tende a: Aumentar Diminuir Permanecer constante Tornar-se nulo Sua pontuação é A nota média é 80% 0% Recomeçar o questionário