0% Teoria de voo - voo em curva Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. Durante uma curva com inclinação de 60°, a sustentação necessária é: Menor que o peso Igual ao peso Inexistente O dobro do peso 2 / 20 2. O ângulo de inclinação influencia diretamente: O peso da aeronave A altura do voo O raio da curva A direção do vento 3 / 20 3. O uso de ailerons diferenciais ou tipo frise ajuda a: Melhorar o desempenho do motor Compensar a guinada adversa Reduzir o empuxo Eliminar o peso da asa externa 4 / 20 4. A curva glissada ocorre quando: Há excesso de leme A velocidade é muito baixa Há falta de aileron O nariz aponta para dentro da curva 5 / 20 5. O que acontece com o arrasto durante uma curva? Só muda em aeronaves a jato Diminui drasticamente Permanece constante Aumenta devido à inclinação das asas 6 / 20 6. O que permite que uma aeronave mude de direção durante uma curva? Aumentar o empuxo Reduzir o peso da aeronave Ajustar o leme Inclinar as asas (ângulo de inclinação) 7 / 20 7. Qual fator contribui para o estol de ponta de asa durante curvas? Aplicação contrária de aileron Uso do leme de forma contínua Aumento do peso Falta de potência 8 / 20 8. O menor raio possível de curva que um avião pode executar chama-se: Raio dinâmico Raio absoluto Raio crítico Raio limite 9 / 20 9. Em altitudes elevadas, o raio limite de curva tende a: Tornar-se nulo Diminuir Permanecer constante Aumentar 10 / 20 10. Uma curva com ângulo de inclinação de 90°: Só pode ser feita com o uso de leme É comum em aeronaves comerciais Exige sustentação infinitamente grande É segura em baixa altitude 11 / 20 11. O estol em curva pode ocorrer mesmo em alta velocidade se: A altitude for muito elevada O ângulo de ataque crítico for ultrapassado O empuxo for excessivo O leme não for aplicado 12 / 20 12. O fenômeno conhecido como guinada adversa é causado por: Aplicação do profundor Excesso de peso em curvas Diferença de sustentação entre asas Alta velocidade vertical 13 / 20 13. Durante curvas, a velocidade de estol: É irrelevante para a segurança do voo Diminui com o aumento do ângulo de inclinação Permanece igual ao voo nivelado Aumenta com o ângulo de inclinação 14 / 20 14. Quando o avião se inclina para realizar uma curva, a sustentação se divide em: Peso e centrífuga Horizontal e empuxo Vertical e arrasto Vertical e horizontal 15 / 20 15. A curva derrapada ocorre quando: Há excesso de leme Há estol de ponta de asa Falta leme A sustentação é maior que o peso 16 / 20 16. A força centrípeta em uma curva é gerada por: Peso da aeronave Empuxo do motor Arrasto Componente horizontal da sustentação 17 / 20 17. O peso da aeronave influencia diretamente: A velocidade crítica O ângulo de inclinação A direção da curva A necessidade de mais sustentação e potência 18 / 20 18. Por que o avião tende a aumentar sua inclinação naturalmente durante uma curva? A ação do leme provoca mais torque A asa externa voa mais rápido e gera mais sustentação O motor gira em sentido contrário à curva A asa interna perde sustentação mais rápido 19 / 20 19. Para compensar a guinada adversa, o piloto deve: Usar o leme na direção da curva Reduzir o empuxo Aplicar mais aileron Inclinar mais as asas 20 / 20 20. A curva coordenada é aquela em que: A altitude é ignorada O motor trabalha em potência mínima Ailerons, leme e profundor são dosados corretamente Apenas os ailerons são utilizados Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário