0% Teoria de voo - cargas dinâmicas Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de cargas dinâmicas Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 21 1. Em voo nivelado e estável, o fator de carga é: 0 2 Depende da altitude 1 2 / 21 2. O fator de carga igual a zero provoca: Sensação de ausência de gravidade Estol imediato Falha nos motores Aumento da sustentação 3 / 21 3. Durante turbulência, o fator de carga: Varia rapidamente Diminui para zero Permanece estável Sempre se mantém em 1 4 / 21 4. Qual a principal diferença entre cargas estáticas e cargas dinâmicas? As cargas estáticas são horizontais e as dinâmicas, verticais Não existe diferença entre elas As cargas estáticas são constantes, enquanto as dinâmicas variam em intensidade e direção As cargas dinâmicas são constantes, enquanto as estáticas variam 5 / 21 5. O que pode acontecer se o fator de carga exceder os limites estruturais da aeronave? Falhas estruturais Apenas desconforto ao piloto Melhor desempenho do voo Aumento de eficiência aerodinâmica 6 / 21 6. O estol de velocidade ocorre quando: O avião sobe lentamente O piloto cabra bruscamente durante mergulho em alta velocidade O vento lateral é muito forte A aeronave entra em voo nivelado 7 / 21 7. O que representa o fator de carga (n)? A diferença entre empuxo e arrasto A força centrífuga dividida pela gravidade A razão entre sustentação e peso da aeronave A relação entre tração e peso da aeronave 8 / 21 8. O aumento do fator de carga exige: Menor arrasto Mais sustentação das asas Mais tração Mais consumo de combustível do trem de pouso 9 / 21 9. Para que serve o limite de fator de carga definido pelo fabricante? Garantir segurança estrutural durante o voo Medir o nível de ruído Definir velocidade máxima Determinar a autonomia da aeronave 10 / 21 10. O fator de carga negativo ocorre quando: Há sensação de leveza ou o piloto é puxado para o assento O avião está em voo de cruzeiro O piloto é puxado para fora do assento O avião está decolando 11 / 21 11. Qual manobra pode causar o maior fator de carga? Recuperação de mergulho em alta velocidade Descida gradual Subida constante Voo reto e nivelado 12 / 21 12. As cargas dinâmicas verticais são importantes porque: São desprezíveis em qualquer situação Sempre aumentam o desempenho do motor Ajudam na estabilidade do voo Podem danificar a estrutura da aeronave se forem excessivas 13 / 21 13. O que são cargas dinâmicas em uma aeronave? Cargas causadas pelo combustível durante o voo Forças internas do motor durante o voo Forças constantes atuando na aeronave quando está no solo Esforços variáveis sofridos durante o voo devido a manobras ou turbulência 14 / 21 14. Qual das afirmações é verdadeira? Os pilotos toleram melhor fatores de carga negativos do que positivos Fatores de carga não afetam o desempenho da aeronave Curvas acentuadas geram maior fator de carga O fator de carga é sempre maior em altitude elevada 15 / 21 15. Quando o piloto cabra a aeronave, o fator de carga: Torna-se nulo Diminui para menos de 1 Permanece em 1 Aumenta 16 / 21 16. Uma aeronave com cauda em T tem risco maior em estol de velocidade porque: Ela é mais rápida que outras aeronaves Tem menor autonomia O profundor é menos eficiente devido à turbulência gerada pela asa Não possui acelerômetro 17 / 21 17. Fatores que contribuem para aumento do fator de carga incluem: Manobras acentuadas e rajadas de vento Uso de piloto automático Voo em linha reta Redução de altitude em linha reta 18 / 21 18. O fator de carga igual a zero provoca: Sensação de ausência de gravidade Aumento da sustentação Estol imediato Falha nos motores 19 / 21 19. Para aliviar os efeitos das rajadas verticais, o piloto deve: Reduzir moderadamente a velocidade Voar mais alto Desligar os motores Aumentar bruscamente a velocidade 20 / 21 20. O que provoca o aumento do ângulo de ataque durante rajadas verticais? Redução da sustentação Aumento da velocidade horizontal Combinação do vento relativo com o vento vertical da rajada Curvas suaves em baixa altitude 21 / 21 21. Um acelerômetro é utilizado para: Medir o fator de carga Monitorar a altitude Medir o combustível restante Ajustar a temperatura da cabine Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário