0% Teoria de voo - pousos e decolagens Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de pousos e decolagens Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Qual é a principal razão para realizar uma arremetida? Para testar o motor. Quando o avião já pousou. Para economizar combustível. Quando há aproximação instável ou obstrução na pista. 2 / 19 2. O que caracteriza a decolagem curta? Descida acentuada após a rotação. Uso de reversores durante a corrida. Menor aceleração e ângulo de subida plano. Aplicação total de potência antes da liberação dos freios. 3 / 19 3. O que ocorre com o atrito dos pneus durante a decolagem? Permanece constante. Só age após a rotação. Diminui com o aumento da sustentação. Aumenta progressivamente com a velocidade. 4 / 19 4. O que caracteriza a operação de decolagem de uma aeronave? Subida vertical com motores desligados. Redução da potência para manter o voo nivelado. Transição do solo para o voo, com aceleração máxima. Redução da velocidade e toque no solo. 5 / 19 5. Durante a decolagem, por que os aviões com trem de pouso convencional erguem a cauda? Para aumentar o arrasto. Para evitar que o nariz toque o solo. Para reduzir a sustentação. Para diminuir o ângulo de ataque e o arrasto. 6 / 19 6. Durante o pouso de pista, o toque inicial deve ocorrer com: O estabilizador horizontal. A bequilha. As asas. As rodas do trem principal. 7 / 19 7. O que acontece quando se decola com vento de cauda? A distância de decolagem aumenta. O avião decola mais rápido. A distância de decolagem diminui. A sustentação é gerada mais rapidamente. 8 / 19 8. O risco de pilonagem e cavalo de pau é mais elevado em aviões com: Trem de pouso convencional. Asa alta. Trem de pouso triciclo. Hélices de RPM constante. 9 / 19 9. Qual fator contribui para uma decolagem mais eficiente? Pista com aclive. Vento de cauda. Ar seco e de alta densidade. Alta temperatura e umidade. 10 / 19 10. O que pode obrigar o piloto a arremeter por instrução externa? Pressão baixa no pneu. Ordem da torre de controle (ATC). Mudança no plano de voo. Desequilíbrio de combustível. 11 / 19 11. O uso de flapes e slots durante a aproximação tem como objetivo: Aumentar a velocidade. Reduzir a velocidade e aumentar o ângulo de planeio. Aumentar o consumo de combustível. Reduzir a sustentação. 12 / 19 12. Qual das alternativas descreve corretamente o pouso em três pontos? Pouso apenas com o trem principal. Pouso com todas as rodas ao mesmo tempo. Toque inicial com o trem de nariz. Toque simultâneo com o trem principal e bequilha. 13 / 19 13. Qual é a sequência correta das etapas do pouso? Flare – Corrida – Aproximação – Toque. Toque – Aproximação – Flare – Corrida. Corrida – Toque – Flare – Aproximação. Aproximação – Flare – Toque – Corrida. 14 / 19 14. Qual é a função dos flapes durante a decolagem em áreas confinadas? Maximizar a sustentação. Estabilizar o motor. Aumentar o arrasto. Diminuir a sustentação. 15 / 19 15. Quando deve-se realizar a rotação da aeronave? Logo após aplicar potência máxima. Com 100% da velocidade de estol. Assim que os freios forem liberados. Após atingir 120% a 130% da velocidade de estol. 16 / 19 16. Em que momento da decolagem a aeronave deixa o solo? Quando o piloto aplica flapes. Antes da Vr. Após a rotação. Durante a corrida. 17 / 19 17. A inclinação da pista mais favorável ao pouso é: Horizontal. Em aclive. Em declive. Irregular. 18 / 19 18. Em condições normais, a decolagem deve ser feita com: Vento de cauda. Vento cruzado. Sempre sem vento. Vento de proa. 19 / 19 19. Qual das opções é uma etapa da decolagem? Arredondamento. Corrida de pouso. Corrida de decolagem. Arremetida. Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário