0% Teoria de voo - pousos e decolagens Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de pousos e decolagens Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Em condições normais, a decolagem deve ser feita com: Vento de proa. Sempre sem vento. Vento cruzado. Vento de cauda. 2 / 19 2. Qual é a sequência correta das etapas do pouso? Toque – Aproximação – Flare – Corrida. Aproximação – Flare – Toque – Corrida. Corrida – Toque – Flare – Aproximação. Flare – Corrida – Aproximação – Toque. 3 / 19 3. Qual é a principal razão para realizar uma arremetida? Quando o avião já pousou. Quando há aproximação instável ou obstrução na pista. Para economizar combustível. Para testar o motor. 4 / 19 4. O que caracteriza a operação de decolagem de uma aeronave? Redução da potência para manter o voo nivelado. Redução da velocidade e toque no solo. Transição do solo para o voo, com aceleração máxima. Subida vertical com motores desligados. 5 / 19 5. Qual das opções é uma etapa da decolagem? Arredondamento. Corrida de pouso. Arremetida. Corrida de decolagem. 6 / 19 6. Qual das alternativas descreve corretamente o pouso em três pontos? Toque simultâneo com o trem principal e bequilha. Toque inicial com o trem de nariz. Pouso apenas com o trem principal. Pouso com todas as rodas ao mesmo tempo. 7 / 19 7. O que ocorre com o atrito dos pneus durante a decolagem? Aumenta progressivamente com a velocidade. Diminui com o aumento da sustentação. Permanece constante. Só age após a rotação. 8 / 19 8. O risco de pilonagem e cavalo de pau é mais elevado em aviões com: Trem de pouso convencional. Asa alta. Trem de pouso triciclo. Hélices de RPM constante. 9 / 19 9. Em que momento da decolagem a aeronave deixa o solo? Após a rotação. Durante a corrida. Antes da Vr. Quando o piloto aplica flapes. 10 / 19 10. Qual fator contribui para uma decolagem mais eficiente? Ar seco e de alta densidade. Vento de cauda. Pista com aclive. Alta temperatura e umidade. 11 / 19 11. A inclinação da pista mais favorável ao pouso é: Horizontal. Em aclive. Irregular. Em declive. 12 / 19 12. O que acontece quando se decola com vento de cauda? O avião decola mais rápido. A distância de decolagem aumenta. A distância de decolagem diminui. A sustentação é gerada mais rapidamente. 13 / 19 13. O uso de flapes e slots durante a aproximação tem como objetivo: Reduzir a velocidade e aumentar o ângulo de planeio. Aumentar o consumo de combustível. Aumentar a velocidade. Reduzir a sustentação. 14 / 19 14. O que pode obrigar o piloto a arremeter por instrução externa? Ordem da torre de controle (ATC). Mudança no plano de voo. Desequilíbrio de combustível. Pressão baixa no pneu. 15 / 19 15. O que caracteriza a decolagem curta? Aplicação total de potência antes da liberação dos freios. Uso de reversores durante a corrida. Menor aceleração e ângulo de subida plano. Descida acentuada após a rotação. 16 / 19 16. Durante a decolagem, por que os aviões com trem de pouso convencional erguem a cauda? Para evitar que o nariz toque o solo. Para reduzir a sustentação. Para diminuir o ângulo de ataque e o arrasto. Para aumentar o arrasto. 17 / 19 17. Durante o pouso de pista, o toque inicial deve ocorrer com: A bequilha. As asas. O estabilizador horizontal. As rodas do trem principal. 18 / 19 18. Qual é a função dos flapes durante a decolagem em áreas confinadas? Estabilizar o motor. Maximizar a sustentação. Diminuir a sustentação. Aumentar o arrasto. 19 / 19 19. Quando deve-se realizar a rotação da aeronave? Após atingir 120% a 130% da velocidade de estol. Assim que os freios forem liberados. Logo após aplicar potência máxima. Com 100% da velocidade de estol. Sua pontuação é A nota média é 73% 0% Recomeçar o questionário