0% Teoria de alta velocidade Número Mach e impulsos de pressão Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Número Mach e impulsos de pressão Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Aviões comerciais normalmente voam a Mach: 1.0 0.75 a 0.85 2.0 0.5 2 / 19 2. O valor de Mach 1 representa: Velocidade mínima para voo estável 50% da velocidade do som Duas vezes a velocidade do som A velocidade exata do som 3 / 19 3. A onda de choque que se forma exatamente à frente do nariz da aeronave a Mach 1 é chamada: Onda de choque oblíqua Onda de choque normal Barreira Sônica Cone de Mach 4 / 19 4. Quanto maior a velocidade supersônica de um avião: As ondas de pressão somem O cone de Mach desaparece Maior será o ângulo de Mach Menor será o ângulo de Mach 5 / 19 5. O som é transmitido por meio de: Correntes elétricas Radiação infravermelha Campos eletromagnéticos Ondas de pressão 6 / 19 6. A compressibilidade do ar começa a ter efeitos significativos: Somente no nível do mar Apenas acima de Mach 2 Apenas em velocidades supersônicas Mesmo abaixo da velocidade do som, em certas regiões da aeronave 7 / 19 7. O número Mach é definido como: A razão entre pressão e temperatura A diferença entre densidade e velocidade A razão entre altitude e velocidade do som A razão entre velocidade do corpo e velocidade do som 8 / 19 8. Em um voo subsônico, o som: Fica atrás da aeronave Viaja à frente da aeronave Não se propaga no ar É gerado apenas na cauda 9 / 19 9. A barreira sônica é caracterizada por: Acúmulo de ondas de pressão no nariz da aeronave Ausência de som Reflexão do ar ao redor do avião Quebra da asa durante o voo 10 / 19 10. A velocidade do som na atmosfera varia principalmente em função de: Altitude Pressão Temperatura Densidade 11 / 19 11. O que determina os efeitos da compressibilidade do ar sobre um corpo em movimento? A forma e a cor do corpo A altitude e a umidade relativa do ar A relação entre a velocidade do corpo e a velocidade do som A densidade e a pressão do ar 12 / 19 12. O Mach Crítico é atingido quando: A aeronave para no ar O som deixa de se propagar O fluxo no extradorso atinge a velocidade do som A aeronave atinge 100% da velocidade do som 13 / 19 13. O que acontece com a velocidade do som à medida que a temperatura do ar aumenta? Diminui Aumenta Permanece constante Torna-se nula 14 / 19 14. O “Upwash” ocorre quando: O som é refletido pela fuselagem A aeronave ultrapassa a barreira do som O ar se ajusta à forma do corpo antes do contato Os filetes de ar são acelerados na parte inferior da asa 15 / 19 15. Qual é a fórmula para calcular a velocidade do som em função da temperatura? V = T – 273,15 V = Vo × T0 / T V = Vo × √(T/T0) V = 343 + T 16 / 19 16. O “Downwash” é o fenômeno em que: O ar retorna à sua trajetória após o bordo de fuga O som é transmitido para trás da aeronave O avião perde altitude ao desacelerar As ondas de pressão são absorvidas 17 / 19 17. O “Cone de Mach” é formado quando: A aeronave entra em parafuso A temperatura externa atinge 0°C A aeronave ultrapassa a velocidade do som O avião desacelera drasticamente 18 / 19 18. O que ocorre quando a aeronave atinge Mach 1? O ar para de ser comprimido O som deixa de ser gerado Cria-se uma onda de choque normal As ondas de pressão desaparecem 19 / 19 19. Em testes em túnel de vento, é importante que: A velocidade seja sempre constante A forma do modelo seja maior que o real O número Mach seja igual ao da condição real A pressão esteja abaixo da atmosférica Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário