0% Teoria de alta velocidade Número Mach e impulsos de pressão Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Número Mach e impulsos de pressão Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O “Downwash” é o fenômeno em que: As ondas de pressão são absorvidas O ar retorna à sua trajetória após o bordo de fuga O som é transmitido para trás da aeronave O avião perde altitude ao desacelerar 2 / 19 2. Em testes em túnel de vento, é importante que: A pressão esteja abaixo da atmosférica A forma do modelo seja maior que o real A velocidade seja sempre constante O número Mach seja igual ao da condição real 3 / 19 3. A barreira sônica é caracterizada por: Ausência de som Acúmulo de ondas de pressão no nariz da aeronave Quebra da asa durante o voo Reflexão do ar ao redor do avião 4 / 19 4. O som é transmitido por meio de: Radiação infravermelha Campos eletromagnéticos Ondas de pressão Correntes elétricas 5 / 19 5. O “Cone de Mach” é formado quando: A aeronave entra em parafuso A aeronave ultrapassa a velocidade do som A temperatura externa atinge 0°C O avião desacelera drasticamente 6 / 19 6. A velocidade do som na atmosfera varia principalmente em função de: Altitude Pressão Densidade Temperatura 7 / 19 7. O Mach Crítico é atingido quando: O fluxo no extradorso atinge a velocidade do som O som deixa de se propagar A aeronave para no ar A aeronave atinge 100% da velocidade do som 8 / 19 8. Em um voo subsônico, o som: Viaja à frente da aeronave Fica atrás da aeronave É gerado apenas na cauda Não se propaga no ar 9 / 19 9. O valor de Mach 1 representa: A velocidade exata do som Duas vezes a velocidade do som Velocidade mínima para voo estável 50% da velocidade do som 10 / 19 10. O que acontece com a velocidade do som à medida que a temperatura do ar aumenta? Aumenta Torna-se nula Permanece constante Diminui 11 / 19 11. Aviões comerciais normalmente voam a Mach: 1.0 2.0 0.75 a 0.85 0.5 12 / 19 12. O “Upwash” ocorre quando: A aeronave ultrapassa a barreira do som O ar se ajusta à forma do corpo antes do contato Os filetes de ar são acelerados na parte inferior da asa O som é refletido pela fuselagem 13 / 19 13. A onda de choque que se forma exatamente à frente do nariz da aeronave a Mach 1 é chamada: Barreira Sônica Cone de Mach Onda de choque oblíqua Onda de choque normal 14 / 19 14. O número Mach é definido como: A razão entre altitude e velocidade do som A diferença entre densidade e velocidade A razão entre pressão e temperatura A razão entre velocidade do corpo e velocidade do som 15 / 19 15. O que ocorre quando a aeronave atinge Mach 1? Cria-se uma onda de choque normal O som deixa de ser gerado O ar para de ser comprimido As ondas de pressão desaparecem 16 / 19 16. Qual é a fórmula para calcular a velocidade do som em função da temperatura? V = 343 + T V = Vo × T0 / T V = T – 273,15 V = Vo × √(T/T0) 17 / 19 17. Quanto maior a velocidade supersônica de um avião: As ondas de pressão somem O cone de Mach desaparece Menor será o ângulo de Mach Maior será o ângulo de Mach 18 / 19 18. O que determina os efeitos da compressibilidade do ar sobre um corpo em movimento? A densidade e a pressão do ar A relação entre a velocidade do corpo e a velocidade do som A forma e a cor do corpo A altitude e a umidade relativa do ar 19 / 19 19. A compressibilidade do ar começa a ter efeitos significativos: Apenas em velocidades supersônicas Apenas acima de Mach 2 Mesmo abaixo da velocidade do som, em certas regiões da aeronave Somente no nível do mar Sua pontuação é A nota média é 68% 0% Recomeçar o questionário