0% Teoria de voo de alta velocidade - Regime de voo e ondas de choque Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Regime de voo e ondas de choque atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 17 1. Qual parte da aeronave geralmente produz ondas de choque mais intensas em voo supersônico? As janelas da cabine As turbinas O nariz e as bordas de ataque e de fuga das asas O trem de pouso 2 / 17 2. As asas enflechadas foram desenvolvidas para: Reduzir o peso da aeronave Aumentar a sustentação Reduzir o arrasto em voo transônico/supersônico Melhorar a estabilidade lateral 3 / 17 3. O que caracteriza uma onda de choque em voo supersônico? Redução da temperatura e velocidade do ar Aumento da densidade e temperatura do ar Fluxo laminar ao redor das asas Redução da pressão atmosférica 4 / 17 4. Como se chama o som que é ouvido no solo quando as ondas de choque atingem o observador? Onda reversa Estrondo sônico Estouro de pressão Eco térmico 5 / 17 5. O termo “barreira do som” começou a sair de uso nos anos: 1950 1960 1980 1940 6 / 17 6. O limite de velocidade da aeronave expresso em frações da velocidade do som é: VMO VNE MMO IAS 7 / 17 7. O Concorde voava em velocidades: Transônicas Hipersônicas Supersônicas Subsônicas 8 / 17 8. A camada limite da asa, mesmo em regime supersônico, pode conter: Fluxo de ar subsônico Apenas escoamento hipersônico Fluxo incompressível Velocidade de Mach constante 9 / 17 9. Qual regime de voo é caracterizado por fluxos de ar subsônicos e supersônicos coexistindo na aeronave? Supersônico Transônico Subsônico Hipersônico 10 / 17 10. Qual conceito representa a velocidade máxima de operação indicada no velocímetro (em nós)? VNE MCrit VMO MMO 11 / 17 11. Por que aviões a jato operam com velocidades superiores ao Mach Crítico? Porque possuem motores a pistão Porque são projetados para operar com segurança nesse regime Para economizar combustível Porque voam apenas em baixas altitudes 12 / 17 12. O regime hipersônico é caracterizado por velocidades superiores a: Mach 5 Mach 1,2 Mach 4 Mach 2 13 / 17 13. Qual das opções abaixo NÃO influencia a intensidade do estrondo sônico? Velocidade do vento Altitude de voo Forma da aeronave Velocidade da aeronave 14 / 17 14. O fenômeno que provoca um grande aumento de arrasto próximo ao Mach Crítico é: Arrasto térmico Arrasto induzido Arrasto parasita Onda de arrasto 15 / 17 15. O Mach Crítico corresponde ao momento em que: O arrasto é completamente eliminado O ar se comporta como incompressível A aeronave alcança sua velocidade máxima O primeiro escoamento supersônico aparece na estrutura da aeronave 16 / 17 16. A partir de que valor aproximado de Mach começa o regime transônico? Mach 0,60 Mach 0,73 Mach 0,85 Mach 0,75 17 / 17 17. O aumento da altitude causa: Redução da velocidade do som Aumento da densidade do ar Aumento da velocidade indicada Redução do Mach Crítico Sua pontuação é A nota média é 74% 0% Recomeçar o questionário