0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O Estol de Mach é causado por: Redução de potência do motor Ângulo de ataque abaixo do ideal Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Velocidade subsônica constante 2 / 19 2. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Reduzir o ângulo de ataque Aumentar a altitude de voo Reduzir o número de Mach Aumentar a potência 3 / 19 3. O “Stick Pusher” tem a função de:v Corrigir automaticamente o RollOff Aumentar a potência automaticamente Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Controlar o leme em altas velocidades 4 / 19 4. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto induzido Arrasto parasita Arrasto de onda ou de compressibilidade Arrasto de sustentação 5 / 19 5. O fenômeno “buffet” indica: Diminuição de arrasto aerodinâmico Aumento de tração nos motores Condição ideal para voo em alta velocidade Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under 6 / 19 6. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O avião desacelerava O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O CP se deslocava para frente O CG se tornava nulo 7 / 19 7. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Redução do arrasto total Tendência de picada da aeronave Diminuição da carga no estabilizador vertical Maior sustentação no profundor 8 / 19 8. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: O CG se desloca para trás O ar se torna mais quente O CP afasta-se do CG e o ar perde energia A camada limite se adensa 9 / 19 9. O termo “Tuck Under” refere-se a: Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach Aumento da tração em regime transônico Rolamento oposto ao comandado 10 / 19 10. O “RollOff” pode ocorrer porque: A velocidade de estol é maior que o MMO O leme aumenta a sustentação na asa interna A asa oposta à curva entra em estol de choque A aeronave entra em voo invertido 11 / 19 11. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Redução do número de Mach Aumento da sustentação Descolamento da camada limite após a onda de choque Redução da velocidade indicada 12 / 19 12. A redução do ângulo de “downwash” afeta: A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação O CG da aeronave O consumo de combustível O funcionamento dos spoilers 13 / 19 13. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude A aeronave entra em parafuso 14 / 19 14. O Mach de Divergência de Arrasto indica: A velocidade ideal para cruzeiro econômico A velocidade mínima para iniciar o voo transônico A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente O Mach máximo possível antes da formação de estol 15 / 19 15. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo Melhora na estabilidade longitudinal Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto Redução da velocidade do som 16 / 19 16. O descolamento da camada limite pode causar: Maior eficiência do leme Vibrações estruturais e perda de controle Diminuição da força no profundor Estabilidade total da aeronave 17 / 19 17. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Somente durante a decolagem Em aviões com asas enflechadas Em aviões com cauda em T, durante estol severo Apenas em velocidades subsônicas 18 / 19 18. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Melhora na estabilidade lateral Aumento de sustentação na asa interna RollOff – rolagem oposta ao comando Estol de profundor 19 / 19 19. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque O ar está mais denso O estabilizador vertical gira automaticamente O CG desloca-se para a frente Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário