0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O avião desacelerava O CG se tornava nulo O CP se deslocava para frente 2 / 19 2. O Estol de Mach é causado por: Velocidade subsônica constante Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Ângulo de ataque abaixo do ideal Redução de potência do motor 3 / 19 3. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Estol de profundor RollOff – rolagem oposta ao comando Aumento de sustentação na asa interna Melhora na estabilidade lateral 4 / 19 4. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: O CP afasta-se do CG e o ar perde energia O ar se torna mais quente A camada limite se adensa O CG se desloca para trás 5 / 19 5. O termo “Tuck Under” refere-se a: Aumento da tração em regime transônico Rolamento oposto ao comandado Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach 6 / 19 6. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Aumentar a altitude de voo Reduzir o número de Mach Reduzir o ângulo de ataque Aumentar a potência 7 / 19 7. O descolamento da camada limite pode causar: Vibrações estruturais e perda de controle Diminuição da força no profundor Estabilidade total da aeronave Maior eficiência do leme 8 / 19 8. A redução do ângulo de “downwash” afeta: O funcionamento dos spoilers O CG da aeronave O consumo de combustível A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação 9 / 19 9. O “RollOff” pode ocorrer porque: O leme aumenta a sustentação na asa interna A velocidade de estol é maior que o MMO A asa oposta à curva entra em estol de choque A aeronave entra em voo invertido 10 / 19 10. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto parasita Arrasto induzido Arrasto de sustentação Arrasto de onda ou de compressibilidade 11 / 19 11. O Mach de Divergência de Arrasto indica: A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente A velocidade ideal para cruzeiro econômico O Mach máximo possível antes da formação de estol A velocidade mínima para iniciar o voo transônico 12 / 19 12. O “Stick Pusher” tem a função de:v Controlar o leme em altas velocidades Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Corrigir automaticamente o RollOff Aumentar a potência automaticamente 13 / 19 13. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Redução da velocidade do som Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto Melhora na estabilidade longitudinal Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo 14 / 19 14. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: A aeronave entra em parafuso O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira 15 / 19 15. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Redução do número de Mach Redução da velocidade indicada Descolamento da camada limite após a onda de choque Aumento da sustentação 16 / 19 16. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Tendência de picada da aeronave Maior sustentação no profundor Diminuição da carga no estabilizador vertical Redução do arrasto total 17 / 19 17. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Apenas em velocidades subsônicas Em aviões com cauda em T, durante estol severo Somente durante a decolagem Em aviões com asas enflechadas 18 / 19 18. O fenômeno “buffet” indica: Diminuição de arrasto aerodinâmico Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under Aumento de tração nos motores Condição ideal para voo em alta velocidade 19 / 19 19. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: O ar está mais denso O estabilizador vertical gira automaticamente A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque O CG desloca-se para a frente Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário