0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: A aeronave entra em parafuso As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira 2 / 19 2. O fenômeno “buffet” indica: Condição ideal para voo em alta velocidade Diminuição de arrasto aerodinâmico Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under Aumento de tração nos motores 3 / 19 3. O “Stick Pusher” tem a função de:v Controlar o leme em altas velocidades Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Aumentar a potência automaticamente Corrigir automaticamente o RollOff 4 / 19 4. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: A camada limite se adensa O ar se torna mais quente O CP afasta-se do CG e o ar perde energia O CG se desloca para trás 5 / 19 5. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Melhora na estabilidade lateral Aumento de sustentação na asa interna Estol de profundor RollOff – rolagem oposta ao comando 6 / 19 6. O “RollOff” pode ocorrer porque: A velocidade de estol é maior que o MMO A asa oposta à curva entra em estol de choque A aeronave entra em voo invertido O leme aumenta a sustentação na asa interna 7 / 19 7. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Melhora na estabilidade longitudinal Redução da velocidade do som Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo 8 / 19 8. O descolamento da camada limite pode causar: Diminuição da força no profundor Maior eficiência do leme Vibrações estruturais e perda de controle Estabilidade total da aeronave 9 / 19 9. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto de sustentação Arrasto induzido Arrasto parasita Arrasto de onda ou de compressibilidade 10 / 19 10. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O CG se tornava nulo O avião desacelerava O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O CP se deslocava para frente 11 / 19 11. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: O estabilizador vertical gira automaticamente O ar está mais denso A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque O CG desloca-se para a frente 12 / 19 12. O termo “Tuck Under” refere-se a: Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach Rolamento oposto ao comandado Aumento da tração em regime transônico 13 / 19 13. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Apenas em velocidades subsônicas Em aviões com cauda em T, durante estol severo Somente durante a decolagem Em aviões com asas enflechadas 14 / 19 14. A redução do ângulo de “downwash” afeta: O funcionamento dos spoilers O consumo de combustível O CG da aeronave A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação 15 / 19 15. O Mach de Divergência de Arrasto indica: O Mach máximo possível antes da formação de estol A velocidade ideal para cruzeiro econômico A velocidade mínima para iniciar o voo transônico A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente 16 / 19 16. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Maior sustentação no profundor Redução do arrasto total Tendência de picada da aeronave Diminuição da carga no estabilizador vertical 17 / 19 17. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Aumento da sustentação Redução da velocidade indicada Descolamento da camada limite após a onda de choque Redução do número de Mach 18 / 19 18. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Reduzir o número de Mach Aumentar a altitude de voo Aumentar a potência Reduzir o ângulo de ataque 19 / 19 19. O Estol de Mach é causado por: Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Ângulo de ataque abaixo do ideal Velocidade subsônica constante Redução de potência do motor Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário