Iniciaremos essa aula com a definição de aeronave.
Aeronave é qualquer aparelho manobrável em voo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo, mediante reações aerodinâmica, apto a transportar pessoas ou coisas.




As aeronaves podem ser classificadas em:
- Aeronave militar – são as aeronaves integrantes das Forças Armadas, inclusive as requisitadas por lei, para missões militares.
- Aeronave civil – são as aeronaves usadas para atividades civis. Compreende as aeronaves públicas e privadas.
Veja abaixo uma pequena ilustração sobre a classificação das aeronaves

Matricula e nacionalidade
A aeronave é considerada da nacionalidade do país em que esteja matriculada. No Brasil, o setor responsável pela matrícula de aeronaves é o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), na ANAC. As aeronaves civis brasileiras são identificadas pelas marcas de nacionalidade e de matrícula.
Marcas de Nacionalidade do Brasil – PT, PP, PR, PS e PU.
Matrícula – Grupos de 03 letras dentre as 23 do alfabeto acrescidos de K, W, Y

Obs1:
- Não devem ser usados: SOS, VFR, IFR, VMC, ATS e outras matrículas que venham a causar dúvidas.
- Não devem ser usados: arranjos que se iniciem com a letra Q ou que possuam a letra W como segunda letra.
- Não devem ser usados: arranjos que apresentem significados impróprios.
Obs2:
A marca de nacionalidade ‘’PU’’ será utilizada em aeronaves experimentais. E matriculas que se iniciam com “Z” são reservadas a aeronaves em processo de homologação, construída por amadores ou aeronaves experimentais.
A matrícula é fundamental para o registro e rastreamento das aeronaves. Ela é usada por autoridades para identificar proprietários, verificar a regularidade da manutenção e garantir a conformidade com as normas de segurança. Além disso, a matrícula permite a comunicação eficiente entre os órgãos de controle de tráfego aéreo e as tripulações em qualquer parte do mundo.
PROPRIEDADE E EXPLORAÇÃO
Considera-se proprietário da aeronave a pessoa natural ou jurídica que a tiver:
- Construído por conta própria
- Mandado construir, mediante contrato
- Adquirido por usucapião, por possui-la como sua, baseada em justo título e boa-fé, sem interrupção nem oposição durante 5 anos.
- Adquirido por direito hereditário
- Adquiquirido por meio de compra.
Luzes emitidas pelas aeronaves
Luzes de pouso e decolagem – landing lights
As luzes de pouso e decolagem, como o próprio nome já diz, são luzes utilizadas para ajudar os pilotos a verem as pistas de pouso e decolagem, por exemplo, a noite ou em dias onde as condições meteorológicas não são favoráveis. Outra função dessas luzes é aumentar a conciencia situacional de outras aeronaves ao redor, ajudando na visualização. Durante o dia essas luzes também são utilizadas para pouso e decolagem, nesse momento, ajudam os controladores da torre na visualização da aeronave quando está na final para pouso.


Luz anticolisão – beacon light
Essa luz é usada para indicar que os motores irão ser acionados. Quando essa luz é acessa, toda a equipe de terra e outros aviões se afastam para que o avião possa acionar seus motores com segurança. Após a decolagem, essas luzes permanecem acesas, pois ajuda na visualização da aeronave em voo.


Luzes de navegação – Navigation light
As luzes de navegação tem a função de indicar a trajetória da aeronave. Elas sempre estaão localizadas da segunde forma: luz vermelha na ponta da asa esquerda, luz verde na ponta da asa direita e uma luz brança na ponta da cauda.


Luz de posição – Strobe light
São luzes brancas que piscam, semelhantes a um flash de câmera fotográfica. Podem ser vistas a quilômetros de distância. Estão presentes em algumas aeronaves nas pontas das asas e também na parte traseira. Essas tem como função chamar a atenção para a aeronave indicando a sua posição para um observador ou para outras aeronaves.

Luzes de taxi – taxi light
servem para que o piloto veja melhor por onde ele está taxiando, seja porque está escuro ou por causa de baixa visibilidade. Ficam localizadas no trem de pouso. Aviões de grande porte também possuem as runway turnoff lights, que são como luzes de taxi porém num ângulo maior (enquanto a luz de taxi ilumina apenas diretamente à frente), o que permite o piloto ver taxiways e obstáculos nas laterais do avião.

Luzes do logo – logo light
São luzes usadas para iluminar a logo marca da empresa. Não são essenciais para a segurança do voo, mas importantes para o marketing das empresas.
