A altimetria é basicamente o estudo da altitude e sua variação conforme os parâmetros atmosféricos. O altímetro é um barômetro aneróide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.

O altímetro possui um botão que permite selecionar na janela de ajustagem a pressão desejada para servir de referência. Após o ajuste o altímetro passará a indicar a distância da aeronave para este nível de referência.
O altímetro indica a distância da aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste. Na figura abaixo diversas aeronaves encontram-se numa mesma altitude e cada uma apresenta uma indicação diferente. Isso se deve ao fato de seus altímetros estarem ajustados para níveis de pressões diferentes.

Isso acontece devido o altímetro indicar a distância da aeronave até a linha de pressão colocada como ajuste.
AJUSTES ALTIMÉTRICOS
QFE – Numa aeronave pousada em um aeródromo, ajustada para o QFE do local, o altímetro indicará zero pé, por não existir diferença entre a pressão do ajuste e a pressão do local. Decolando com este ajuste a aeronave passará a indicar a distância dela para o nível do aeródromo, sua altura, também conhecida como altitude absoluta. O processo inverso também é válido, colocando zero pé na marcação de leitura do altímetro aparecerá na janela a pressão do local, daí o nome de “ajuste a zero”, para o QFE. Para a maioria dos altímetros o uso do QFE é impossível em aeródromos situados acima de 2.000 pés, pois eles não comportam a pressão do local e, além disso, as cartas de aproximação indicam altitude e não altura.

QNH – Quando inserido no altímetro de uma aeronave pousada no aeródromo, o mesmo passará a indicar a elevação do aeródromo e quando em voo a sua distância para nível do mar (altitude indicada). QNH no Brasil é utilizado para pouso e decolagem, não podendo ser utilizado para voos em rota, pois não existem estações informantes em número suficiente, dessa forma ao uso do QNH em rota afeta a segurança de voo.

QNE – Quando inserido no altímetro de uma aeronave, o mesmo passará a indicar a distância para o nível padrão (altitude-pressão ou Fligth Level). Utilizado no Brasil para voos em rota. Dessa forma, todas as aeronaves estarão voando com o altímetro ajustado QNE diminuindo, assim, o risco de um erro na indicação da altitude para o piloto, o que poderia ocasionar colisões entre duas aeronaves voando a mesma rota. Nesses casos as aeronaves são separadas pela altitude. Um erro nessa indicação ou um erro no ajuste do altímetro pode causar colisões. Fique atento e sempre ajuste seu altímetro para QNE quando estiver voando em rota.

UTILIZAÇÃO DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
Quando no solo a aeronave recebe da torre de controle o QNH, este ajuste será utilizado até uma determinada altitude, conhecida como altitude de transição. Ao atingir a altitude de transição o piloto ajustará para o valor da pressão padrão QNE e prosseguirá com este ajuste, passando a voar em nível de voo. Por ocasião do pouso, a aeronave voará com o ajuste QNE até um determinado nível, conhecido como nível de transição, onde ajustará para o QNH do aeródromo de destino.

ERROS ALTIMÉTRICOS
Uma aeronave voando em rota com o altímetro ajustado para a pressão padrão, está dentro das condições da atmosfera padrão, porem, como os componentes que influem na indicação do altímetro como pressão e temperatura, dificilmente se comportam de acordo com a atmosfera padrão, ele nem sempre apresenta uma indicação correta: Por vezes é necessário realizar a correção dessa indicação. Existem dois erros que devem passar por correções para que se tenha uma correta interpretação da altitude a que a aeronave esta voando.
1. Erro de pressão: o erro de pressão ocorre sempre que a pressão real ao nível do mar QNH for diferente da pressão padrão QNE. Temos duas possibilidades:
a) QNH maior que o QNE (erro de indicação para menos)
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar QNH for maior que 1013,2 hPa
Dados:
FL100 QNH = 1020,2 hPa.
FL100 igual a 10.000 pés, que é a distância da aeronave até o nível padrão.
QNH 1020,2 hPa, pressão real maior que a padrão, portanto nível padrão acima do nível do mar.
(1020,2 — 1013,2) X 30 = 210 ft. (Lembrando que cada variação de pressão corresponde a 30 pés.)
Av = 10.000 + 210
Av = 10.210 pés
Portanto a altitude verdadeira é maior do que a altitude indicada no altímetro.
b) QNH menor que o QNE (erro de indicação para mais)
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar QNH for menor que 1013,2 hPa.
Dados:
FLO80 QNH = 1003,2 hPa
FL080 igual a 8.000 pés, distância da aeronave até o nível padrão. QNH = 1003,2 hPa, pressão real menor que a padrão, portanto nível padrão abaixo do nível do mar.
(1003,2 – 1013,2) x 30 = 10 x 30 = -300 ft
Av = 8.000 — 300
Av = 7.700 ft
Portanto, a altitude verdadeira é menor do que a altitude indicada no altímetro.
Deve-se ficar muito atento nesse caso, pois a aeronave estará voando em uma altitude verdadeira menor do que a mostrada no altímetro aumentando o risco a operação.
2. Erro de temperatura: ocorre devido à diferença entre a temperatura real e a temperatura padrão (ISA) para o nível considerado. Na atmosfera padrão existe uma relação entre valores de pressão, altitude e temperatura: ex. 850 hPa = 5.000 ft = 5°C, portanto para o altímetro, 5°C é igual a 5.000ft; assim em “A” (na figura abaixo) o altímetro está com uma indicação correta, em “B” mais alto e em “C” mais baixo.

O cálculo do erro de temperatura poderá ser realizado de duas maneiras:
a) matematicamente: para cada 10°C de diferença entre a temperatura real e a temperatura padrão (ISA), para o nível considerado, haverá 4% de erro na altitude pressão.
- Temperatura real maior que a padrão: estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão. (Erro de indicação para mais).
Exemplo: Dados: FL050 e temperatura verdadeira +15°C. FL050 altitude-pressão 5.000 pés, ISA para 5.000 pés = 5°C Diferença entre a temperatura verdadeira e a ISA de 10°C, corresponde a 4% de erro; 4% de 5.000 pés = 200ft – mais quente e mais alto: 5.200 pés.
- Temperatura real menor que a padrão: estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão. (Erro de indicação para menos).
Exemplo: Dados: FL100 e temperatura verdadeira -10°C FL100 altitude-pressão 10.000 pés, ISA para 10.000 pés = -5°C. Diferença entre temperatura verdadeira e a ISA é de 5°C, corresponde a 2% de erro, e 2% de 10.000 pés = 200 pés, mais frio e mais baixo = 9.800 pés
b) Utilizando o computador de voo
Exemplo – Dados FL100 com temperatura de 0°C
3. erro combinado: temperatura e pressão (erro combinado) afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE. De posse do erro combinado, calcula-se a altitude verdadeira, isto é, a altitude corrigida para erro de pressão e temperatura.
Exemplo: Dados: FL100, Temperatura +5°C, QNH 1.018,2 hPa
Erro de pressão 1018,2 – 1013,2 = 5 hPa x 30 = 150 pés
Erro de temperatura +5 – -5 = 10°C 10°C = 4% —– 4% de 10.000 = 400 ft
Erro combinado +150 + 400 = 550 ft
AV = 10.000 + 550 = 10.550 ft
ALTITUDE-DENSIDADE
A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas, diminuem quando a densidade do ar diminui. Como a densidade do ar está relacionada com a temperatura, a performance de uma aeronave não é a mesma com temperaturas diferentes.
Uma aeronave pousada em um aeródromo com temperatura real diferente da ISA, estará com densidade diferente do padrão, portanto é como se a aeronave estivesse decolando de um ponto mais alto ou mais baixo.
O cálculo da altitude-densidade pode ser feito através do computador ou pela fórmula mostrada abaixo.
AD = AP + 100 (T – ISA)
AD = altitude-densidade
AP = altitude-pressão
T = temperatura verdadeira
ISA = temperatura padrão para a altitude-pressão considerada
Exemplo: Dados: altitude-pressão 2.000 pés temperatura 25°C, encontrar a altitude-densidade.
Aplicando a fórmula anterior teremos o seguinte cálculo matemático.
AD = 2.000 + 100 (25 -11)
AD = 2000 + 100(14)
AD = 2.000 + 1.400
AD = 3.400 pés