Calor é a energia contida nas moléculas de um corpo.
Temperatura é a medição da agitação das moléculas de um corpo, ou seja, quanto maior a agitação maior a temperatura e vise versa.

Com o exposto, podemos verificar, por exemplo, que um iceberg possui mais calor do que um copo de água fervendo mesmo que a temperatura do copo seja mais alta. O iceberg, mesmo sendo mais frio é muito maior do que o copo, contendo muito mais energia armazenada em suas moléculas.
Processos de transmissão do calor
Um corpo mais aquecido tende a ceder calor para um corpo menos aquecido, e vise versa, resultando num equilíbrio de temperaturas, com isso surge processos de transmissão desse calor que pode ser através da condução, da radiação, da convecção e da advecção.
Condução – Transferência de calor molécula a molécula através do contato. O ar que se encontra sobre uma superfície mais aquecida adquire calor por condução e aquele que está sobre uma superfície mais fria perde calor por condução. A cortiça e fibras de vidro são péssimas condutoras de calor por terem muito ar. Assim, os gases são os piores condutores. Os metais são bons condutores de calor.

Radiação – Transferência de calor a distância sem que ocorra o contato entre os corpos. A radiação solar provoca o aquecimento da Terra, enquanto a radiação terrestre o seu resfriamento.

Convecção – Calor transportado por movimentos verticais do ar. Quando a Terra se aquece, ela aquece o ar. Esse ar aquecido sobe porque torna-se menos denso. Ar frio desce para ocupar o seu lugar, formando uma corrente continua de ar quente subindo e ar frio descendo. Essa corrente é chamada de corrente convectiva.

Advecção – Calor transportado por movimentos horizontais do ar. É o transporte do calor pelo vento.

Termometria
Quando um corpo é aquecido o seu volume aumenta e quando resfriado o seu volume diminui. Então essa propriedade é aproveitada para se criar instrumentos que servirão para medir a temperatura dos corpos. Esse instrumento é o termômetro. O instrumento que registra os valores de temperatura num gráfico apropriado se chama termógrafo.

Escalas termométricas
Atualmente existem basicamente 4 escalas termometricas mais comuns, mostradas abaixo:
- °C – Celsius
- °F – Fahrenheit
- K – Kelvin
- °R – Rankine
Correspondência entre as escalas | °C | °F | K |
Temperatura de ebulição da água | 100 | 212 | 373 |
Temperatura de congelamento da água | 0 | 32 | 273 |
Formulas para conversão
Para efetuar a conversão de uma escala em outra podemos usar as fórmulas abaixo.

°C = K – 273
K = °C + 273
Ou a conversão pode ser feita com o auxílio do computador de voo.

Temperatura para fins aeronáuticos
A temperatura, para fins aeronáuticos, são temperaturas do ar livre. Essa temperatura é importante por ser um parâmetro de muita importância e de grande utilização na navegação aérea. Essas temperaturas são indicadas por instrumentos medidores de temperatura que estão instalados de modo que não recebam luz direta do sol e de tal maneira que sejam reduzidos ao mínimo os fatores que possam causar imprecisão nas leituras. Nas cartas meteorológicas, as linhas que unem pontos de mesma temperatura são chamadas de ISOTERMAS.

Essas temperaturas podem ser medidas em altitude ou em superfície.
Temperatura do ar na superfície
A temperatura na superfície corresponde a temperatura do ar livre na pista, podendo ser observada ou prevista, e é informada em graus Celsius.
- Observada – é obtida por meio de termômetros de mercúrio instalados dentro dos abrigos meteorológicos. Essa temperatura é a informada no METAR e no SPECI.
- Prevista – as temperaturas máximas e mínimas serão previstas e codificadas no código TAF.
Essa temperatura é obtida através de instrumentos chamados Psicrômetro e telepsicrômetro. Que estão instalados dentro de abrigos meteorológicos e próximos a cabeceira das pistas de pouso e decolagem respectivamente.
Temperatura do ar em altitude
É a temperatura medida nos diversos níveis da atmosfera. É obtido pela radiossondagem (balões de sondagem lançados do solo usando hidrogênio) e informada para a navegação aérea através das cartas WIND/ TEMPERATURES. Se forem positivas serão precedidas de um sinal de + e não terão nenhum sinal se forem negativas. Essa temperatura também pode ser medida através de termômetros elétricos ou metálicos que estão a bordo de aeronaves ou através de dropsondas. (Equipamento de radiossondagem lançado de aeronaves de reconhecimento meteorológico, equipadas para esse fim.)

A temperatura do ar externo a aeronave no seu nível de voo é medida por termômetros instalados nas aeronaves esse termômetro sofre a influência de vários fatores como atrito, compressão do ar e radiação que diminuem a exatidão da leitura.

Inicialmente é obtida a temperatura indicada IAT (INDICATED AIR TEMPERATURE), ou seja, a temperatura indicada pelo termômetro que em muitos casos não é a temperatura real, necessitando assim ser calibrada.
Surge então a temperatura calibrada CAT (CALIBRATED AIR TEMPERATURE), que nada mais é do que a temperatura indicada corrigida para erros de escala do termômetro.
Porem como o termômetro da aeronave está exposto ao aquecimento dinâmico devido ao atrito com o ar, é necessário corrigir a CAT. Com isso obtém-se a TAT (TRUE AIR TEMPERATURE) que é a temperatura verdadeira do ar no exterior da aeronave.