Códigos meteorológicos

Os códigos meteorológicos são ferramentas essenciais para a aviação e outras atividades que dependem de informações meteorológicas precisas e em tempo real. Eles fornecem dados padronizados que permitem aos pilotos, controladores de tráfego aéreo e operadores de aeroportos compreender as condições climáticas de forma rápida e eficiente.

Compreender e interpretar tais informações é uma habilidade fundamental para profissionais da aviação, meteorologistas e outros usuários especializados.

O grupo de códigos meteorológicos possui 3 classificações, são elas: Informações meteorológicas atuais, previsão meteorológica

Informações meteorológicas atuais

Metar

O METAR (Meteorological Aerodrome Report) é um relatório padronizado que fornece informações meteorológicas atuais sobre as condições atmosféricas em aeroportos ou estações meteorológicas. Ele é amplamente utilizado na aviação para garantir segurança e eficiência, mas também é consultado por meteorologistas, operadores de drones e outros profissionais que dependem de dados climáticos em tempo real.

O METAR é crucial para a segurança da aviação. Ele ajuda os pilotos a avaliar as condições do aeroporto de partida e de destino, tomar decisões sobre rotas alternativas e planejar pousos seguros. Além disso, controladores de tráfego aéreo e equipes em solo utilizam esses dados para gerenciar operações aeroportuárias.

Existem algumas caracteristicas básicas que todo piloto deve conhecer, vamos estuda-las agora.

a) METAR – Tem sua confecção de hora em hora, nas horas cheias. A quantidade de mensagens durante o dia dependerá do horário de funcionamento da estação meteorológica. Logo terá um total máximo de 24 para as estações H24, um total de 14 para as estações HJ e assim por diante.

b) SPECI – é a codificação de uma observação meteorológica especial para a aviação e é confeccionada sempre que houver um agravamento ou melhoramento das condições que afetem as operações aéreas.

Estrutura do METAR

O METAR segue um formato rígido que garante uniformidade global, permitindo que seja interpretado em qualquer lugar do mundo. Ele é composto por uma sequência de códigos que representam diferentes elementos meteorológicos. Abaixo estão os principais componentes de um relatório METAR:

1 – Indicador de localidade  

Estabelecido pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), constituído por quatro letras, sendo que das quatro letras: a primeira indica uma região do globo, a segunda é a inicial do país que faz parte desta região a terceira e quarta letras indicam o aeroporto do país.

Ex.:

  • SBGL: S – América do Sul; B – Brasil, GL – Galeão (Rio de Janeiro)
  • SAEZ: S – América do Sul; A – Argentina; EZ – Ezeiza (Buenos Aires)

2 – Dia do mês e hora da observação 

Os dois primeiros algarismos indicam o dia do mês da observação e os quatro seguintes, seguidos da letra Z sem espaçamento, o horário. No METAR será a hora cheia; e no SPECI será a hora da observação (diferente de 00). Para o caso de meia-noite será usado 0000Z. Ex: 061500Z (dia 06, METAR das 15:00 UTC)

3 – Vento à superfície

Normalmente codificado por um grupo de cinco algarismos indicando o vento médio dos dez minutos precedentes à observação seguidos da unidade usada (KT). Os três primeiros algarismos indicam a direção e os dois últimos à velocidade.

a) Direção – a direção é definida como a direção de onde ele sopra. É expressa em graus medidos a partir do norte verdadeiro (ou geográfico) em três algarismos, a partir 360°, codificada de 10 em 10 graus.

b) Velocidade – a velocidade é dada em nós (KT) sendo a média de 10 minutos de observação. É indicada em dois algarismos quando abaixo de 100 nós. Vento de 100KT ou mais se codifica com a letra indicadora P e informado como P99KT.

*Rajada – Se durante os dez minutos precedentes à observação a velocidade máxima exceder a velocidade média em 10 KT ou mais, esta velocidade será reportada inserindo-se a letra G (Gusts — rajada), seguida do valor.

  • 13011KT direção 130° com velocidade de 11 nós
  • 12005KT direção 120° com velocidade de 05 nós
  • 040P99KT direção 40° com velocidade de 100 nós ou mais
  • 36015G30KT direção 360° com velocidade média de 15 nós e rajada de 30 nós

Obs. vento calmo – é considerado assim para as velocidades abaixo de 1 nó 00000KT

Vento variável

a) Variando de 60° ou mais, porém inferior a 180°, com velocidade média igual ou superior a 3KT, codifica-se a direção média e as duas direções extremas no sentido horário

Ex: 31010KT 280V350 – direção média 310°, velocidade 10 nós, variando de 280° a 350° no sentido horário.

Com velocidade inferior a 3KT, codifica-se VRB Ex: VRB02KT — direção variável, com 02 nós.

b) Com variação da direção de 180° ou mais, será indicado como VRB para qualquer velocidade. VRB10KT — vento com direção variável, velocidade 10 nós.

4 – Visibilidade horizontal

É a visibilidade horizontal predominante (180° ou mais do horizonte) e estimada nos 360° do horizonte ao redor do ponto de observação. É sempre codificada em metros, com quatro algarismos. Além da visibilidade predominante, será informada a visibilidade mínima quando esta for inferior a 1500 metros ou quando a diferença entre a predominante e a mínima for superior a 50%.

METAR SBSP 231200Z 21003KT 2000 BR OVC010 20/18 Q1024

SPECI SBMT 100935Z 00000KT 2500 1300S -RA SCT020 BKNO30 OVC090 15/13 Q1018

Alcance visual na pista (RVR)

O alcance visual na pista é fornecido nos aeródromos que operam em pousos e decolagens de precisão. É o valor médio dos 10 minutos precedentes à observação. Os valores são fornecidos em metros num grupo precedido pela letra R e são incluídos nas mensagens sempre que for possível informá-los. A letra R pode ser seguida pelo número da pista, caso seja necessário. E, para o caso de pistas paralelas, aquele número será seguido da letra L (left) para indicar a pista da esquerda, R (right) para a pista da direita e C (center) para indicar a pista central. Quando, durante o período de dez minutos precedentes à observação as variações dos valores mostrem uma tendência ascendente ou descendente, esta será indicada por “U” (up) ou “D” (down), respectivamente. Se não houver qualquer tendência significativa, será usado “N” (no change). Se o alcance visual na pista for maior que 2.000 metros, o valor será precedido da letra P e se for menor que 50 metros, será precedido da letra M.

Ex.:

  • R1000 – RVR de 1.000 m em todas as pistas, não foi possível determinar a variação
  • R10/0800U – RVR de 800 metros na cabeceira da pista 10 aumentando
  • R27L/0500D – RVR de 500 metros na cabeceira da pista 27 da esquerda, diminuindo
  • R09/P2000 – RVR maior que 1.500 metros na cabeceira da pista 09
  • R32R/M0050 – RVR menor que 50 metros na cabeceira da pista 32 da direita.

METAR SBGR 211000Z 21005KT 0100 R09/0200 R27R/0150 R27L/0200 FG OVC010 10/10 Q1025

5 – Tempo presente significativo

Este grupo indica a ocorrência de fenômeno meteorológico na área do aeródromo, codificado de acordo com a tabela abaixo:

Vizinhança indica uma situação ocorrida entre 8 km e 16 km do ponto de referência do aeródromo.

Ex: METAR SBPA 231800Z 21020G30KT 2000 +TSRA SCT020 FEW033CB BKNO80 30/23 Q1023

6 – Nebulosidade

Codifica-se a quantidade de nuvens, suas respectivas alturas e o tipo no caso de TCU ou CB.

a) quantidade – Observada em oitavos e codificada através das abreviaturas abaixo:

  • SKC (sky clear) – céu claro (0/8 de nuvens)
  • FEW – (few) – poucas (1 a 2/8 de nuvens)
  • SCT – (scattered) – esparso ou parcialmente nublado (3 a 4/8 de nuvens)
  • *BKN – (broken) – nublado (de 5 a 7/8 de nuvens)
  • *OVC – (overcast) – encoberto (8/8 de nuvens)
  • NSC — (No Significant Clouds) — nenhuma nuvem significativa

b) altura – da base da nuvem, é indicada em unidades de 100 pés (centenas de pés), e em 03 dígitos.

c) tipo – Os tipos de nuvens não serão codificados, exceto os das nuvens de desenvolvimento vertical significativas CB (Cumulonimbus) e o TCU (Cumulus congestus ou grandes Cumulus).

Ex: METAR SBMT 211300Z 21005KT 5000 HZ SCT010 FEWO33CB OVC080 24/15 Q1019

Obs. 

  • Quando o céu estiver obscurecido, substituindo o grupo de nuvens será informada a visibilidade vertical através do grupo W, onde VV indica a visibilidade vertical;
  • Quando não houver nebulosidade e o termo CAVOK não for apropriado, será usada a abreviatura SKC; e
  • Quando os termos CAVOK e SKC não forem apropriados, será usada a abreviatura NSC. FEW010 SCT021 BKNO80 (teto de 8.000 pés)

CAVOK – esta palavra substitui os grupos de visibilidade, alcance visual na pista, tempo presente e nebulosidade, sempre que as seguintes condições ocorrerem simultaneamente.

a) visibilidade – 10 km ou mais,

b) condições de tempo – ausência de trovoada e precipitação,

c) nebulosidade – nenhuma nuvem abaixo de 1.500 metros (5.000 pés) e ausência de Cb.

METAR SBMT 311000Z 23006KT 9999 SCT080 20/18 Q1018 (errado)

METAR SBMT 3110002 23006KT CAVOK 20/18 Q1018 (certo).

7 – Temperatura do ar e do ponto de orvalho – estas temperaturas serão codificadas em graus Celsius inteiros e em dois algarismos cada uma separada por uma barra. As temperaturas abaixo de 0°C serão precedidas da letra M (minus). Ex: SPECI SBCT 250045Z 00000KT 0100 FG W001 10/10 Q1020

8 – Pressão – codifica-se o ajuste do altímetro (QNH) em hectopascals inteiros e em quatro algarismos, arredondando-se sempre para o inteiro inferior e sempre precedido da letra Q. Ex. METAR SAEZ 240600Z 04006KT 4200 -RA BKNO20 OVC090 01/00 Q1025

9 – Informações suplementares

a) tempo passado ou recente — RE (recent): tempo passado ocorreu durante a hora precedente, mas não está ocorrendo na hora da observação.

b) cortante do vento — WS(windshear) quando for informada por uma aeronave a windshear será reportada no METAR /SPECI.

METAR SBFI 291500Z 21008KT 4800 RA BKNO18 OVC080 25/20 Q1019 REIC

METAR SBGR 191900Z 19009KT 6000 SCT020 29/18 Q1015 WS RWY09

Exemplo completo de METAR/SPECI

METAR SBGR 110900Z 03002KT 0800 R09/05000 R27L/0900N R27R/0800D FG SCT005 OVCO10 10/10 Q1019

DECOFICAÇÃO

  • SBGR – Local – Aeroporto da América do Sul, Brasil, Guarulhos
  • 110900Z – Dia do mês e hora – dia 11 às 09 horas
  • UTC 03002KT – Vento – direção 30 graus e velocidade de 02 nós 0800 
  • Visibilidade horizontal – 800 metros
  • R09/0500U – RVR 500 m na pista 09 aumentando,
  • R27L/0900N RVR – 900 m na pista 27 da esquerda sem variação.
  • R27R/0800D – RVR — 800 m na pista da direita diminuindo
  • FG – Condições de tempo – nevoeiro de superfície
  • SCT005 — nuvens esparsas ou céu parcialmente nublado a 500 pés (150 m) – nebulosidade OVC010 — céu encoberto a 1000 pés (300 m)
  • Nebulosidade Teto de 1000 pés (300 metros)
  • 10/10 – Temperatura do ar e do ponto de orvalho – temperatura do ar 10°C e ponto de orvalho de 10°C
  • Q1019 –Pressão – 1,019 hectopascals (QNH).

Previsões meteorológicas

Código TAF

TAF (Terminal aerodrome Forecast) é a previsão para um aeródromo específico. É válida para a área operacional e suas vizinhanças. O TAF de um aeródromo é confeccionado pelo Centro Meteorológico de Aeródromo (CMA) a que está subordinado. Diariamente são elaboradas quatro previsões, com início de validade às 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC.

Ex.: TAF SBPA 250900Z 251212 12008KT 2000 BR SCT005 OVC015 BECMG 0406 34005KT 0350 FG W003 TX31/18Z TN17/10Z RMK PAM

Assim como o METAR, o TAF é composto por uma sequência de códigos que representam diferentes elementos meteorológicos. Abaixo estão os principais componentes de um relatório TAF:

1 – Nome do Código – o nome do código é incluído no início da mensagem.

2 – Indicador de Localidade – é o indicador de localidade da OACI em quatro letras. SBPA — América do Sul, Brasil, Porto Alegre

3 – Dia e hora da confecção da mensagem – grupo formado por seis algarismos seguidos da letra Z. Os dois primeiros referem-se ao dia do mês, os quatro outros à hora e minuto UTC da confecção da mensagem. 150900Z mensagem confeccionada dia 15 às 0900 UTC.

4 – Período de Validade – grupo formado de seis algarismos. Os dois primeiros referem-se ao dia do início da validade, os dois seguintes indicam a hora do início do período de validade e os dois últimos do término da validade. O período de validade varia de acordo com a categoria do aeródromo:

  • Aeródromo doméstico – validade de 12 horas, com os seguintes períodos: 0012 0618 1224 1806, estando à disposição do usuário 2 horas antes do início da validade. Paul Thomas Anderson está (quase) de volta…
  • Aeródromo internacional – validade de 24 horas, com os seguintes períodos: 0024 0606 1212 1818, estando também, à disposição do usuário 2 horas antes do início da validade. 251212 25 — dia do início da validade 12 — início da validade 1200 UTC do dia 25 12 — término da validade 1200 UTC do dia 26

Previsão de Temperatura – o grupo inicia com a letra T (temperatura), seguida X para indicar a temperatura máxima ou N para indicar a temperatura mínima. Logo após a temperatura e a hora UTC, depois de uma barra, ambas com dois algarismos, seguidas da letra Z. As temperaturas máxima e mínima são codificadas dentro da ordem cronológica, isto é a que ocorrer primeiro virá na frente. As temperaturas negativas são precedidas pela letra M.

Ex: TX31/18Z TN17/10Z temperaturas previstas; máxima 31°C para às 18Z e mínima de 17°C para às 10Z

RMK PAM – informa o indicativo do previsor que elaborou a mensagem.

Grupos de Mudanças

Os grupos de mudanças serão utilizados para indicar alterações de uma ou de todas as informações da previsão original, que poderão ocorrer durante o período de validade do TAF. Se uma informação não for codificada, após o grupo de mudança, considere a anterior, pois esta informação não sofrerá mudança.

Nota: 1 – Para o grupo de nuvens, se for esperado mudança apenas em uma das camadas, todas as demais, que não sofrerem mudança, terão que ser repetidas.
Nota: 2 – Para o grupo de condições de tempo, se havia uma condição prevista e não se prevê nada para o período de mudança, utiliza-se a abreviatura NSW (nenhuma condição significativa de tempo)

a) TEMPO (temporary) – indica flutuações temporárias, frequentes ou não, que deverão ocorrer dentro do período de mudança, em intervalos de tempo menor que uma hora, de modo que a soma total das ocorrências não alcance a metade do período de validade da mudança TEMPO.

Ex.: TAF SBGR 230900Z 231212 00000KT CAVOK TEMPO 0610 12005KT 3000 BR SKC TX24/17Z TN10/09Z

Descodificação

  • 12Z 00000KT CAVOK 06Z
  • 06Z 12005KT 3000 BR SKC 10Z
  • 10Z 00000KT CAVOK 12Z

b) PROB (probability) – indica a probabilidade, em porcentagem de 30 ou 40%, de ocorrer a mudança de um ou de todos os elementos da previsão dentro do período de mudança. É usado também, com o indicador de mudança TEMPO.

Ex.: TAF SBKP 210300Z 210606 21005KT 2000 BR SCT010 PROB30 1620 5000 HZ SKC TN14/10Z TX26/18Z

Descodificação

  • 06Z 21005KT 2000 BR SCT010 16Z
  • 16Z 21005KT 5000 HZ SKC 20Z
  • 20Z 21005KT 2000 BR SCT010 06Z

c) BECMG (becoming) – variação gradual, é usado quando se espera que as novas condições meteorológicas ocorram após o período de transição, nunca superior a 2 horas. Após o período de transição todos os elementos descritos permanecem até o final da previsão, ou até outro grupo de mudança.

Ex.: TAF SBGL 0221002 030024 12020KT 6000 RA OVC040 BECMG 1214 2000 BR TN22/12Z TX35/20Z

Descodificação

  • 00Z 12020KT 6000 RA OVC040 12Z
  • 12Z transição 14Z
  • 14Z 12020KT 2000 BR OVC040 24Z

d) FM (from) – variação brusca. É usado quando se espera que as novas condições meteorológicas ocorram após uma hora específica. Quando este grupo for utilizado, todas as condições previstas antes do grupo serão substituídas pelas condições indicadas depois dele.

Ex.: TAF SBBU 181500Z 181806 23006KT CAVOK FM0430 00000KT 0300 FG OVC005 TX29/19Z TN17/06Z

Descodificação

  • 18Z 23006KT CAVOK 0430Z
  • 0430Z 00000KT 0300 FG OVC005 06Z

Previsão de área GAMET

A mensagem GAMET é uma previsão de área em linguagem clara e abreviada para voos em níveis baixos, dentro de uma região de informação de voo ou sub-área dela, preparada por um CMA.

As previsões de área GAMET deverão ser preparadas com período de validade de 6 horas iniciando às 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC.

As previsões de área deverão ser emitidas para cobrir a camada entre o solo e o FL100 (ou até o FL150, nas regiões montanhosas), incluindo duas seções:

Seção I – relativa à informação sobre fenômenos perigosos em rota, e
Seção II – relativa à informação adicional que requeiram os voos à baixa altura.

Quando nenhum fenômeno meteorológico perigoso ocorrer e nenhum SIGMET forem aplicáveis, o termo HAZARDOUS WX NIL deverá substituir todos os itens.

Exemplo de previsão de área:

GAMET SBRE GAMET VALID 220600/221200SBRF
RECIFE FIR
SECN I
SFC WSPD: 10/12 35KT
SFC VIS: 06/08 3000M BR N OF 20 DEG S
SIG WX: 11/12 ISOL TS
MT OBSC: MT SERRA DO MAR S OF 22 DEG S
SIG CLD: 06/09 OVC 800/1100FT N OF 18 DEG S
10/12 ISOL TCU 1200/8000FT
ICE: MOD FLO80/100
TURB: MOD ABV FL090
MTW: MOD ABV FLO80 N OF 13 DEG S
SIGMET APPLICABLE: 3 AND 5
SECN II
PSYS: L 1004 HPA 0600 21 DEG S 49 DEG W MOV SE 10KT WKN
WIND/T: 2.000 FT 27010KT PS 18 5.000 FT 25010KT PS 13 10.000 FT 24015KT MS 07
CLD: BKN SC 2.500/8.000Ft”
FZLVL: 8.000FT
MNM QNH: 1004 HPA

a) Indicativo de localidade – refere-se aos serviços de tráfego aéreo que servem a(s) região(ões) pelo qual o GAMET se refere. SBRE FIR Recife

b) Indicativo da mensagem – nome do código GAMET

c) Grupo data/hora – indica o período de validade

VALID 220600/221200 – validade das 06 às 12 UTC do dia 22

d) Indicativo de localidade – indicativo do CMA-1 que elaborou a mensagem.

SBRF CMA-1 Recife

e) Nome da FIR ou subárea – região para a qual está sendo emitida a mensagem. RECIFE FIR BLW FL100 – mensagem elaborada para a FIR Recife abaixo do nível 100.

f) Primeira seção – começo da primeira seção. SECN I – início da seção I

g) “SFC WSPD” Vento de superfície – média do vento de superfície quando a velocidade exceder 30KT. 10/12 35KT – entre 10 e 12 UTC vento com 35KT

h) “SFC VIS” Visibilidade de superfície – codificado quando abaixo de 5000 metros e os fenômenos que provocam a redução.
06/08 3000M BR N OF 20 DEG S – entre 06 e 08 UTC visibilidade de 3000 metros, devido à presença de névoa úmida ao Norte de 20° Sul.

I) “SIG WX” tempo significativo – codifica-se apenas trovoadas ou tempestades de areia ou poeira.
11/12 ISOL TS – entre 11 e 12 Z trovoadas isoladas.

j) “MT OBSC” montanhas obscurecidas.
MT SERRA DO MAR S OF 22 DEG S OBSC – serra do mar, ao sul de 22 graus Sul, obscurecida.

k) “SIG CLD” nebulosidade significativa – área extensa de nuvens BKN ou OVC com altura abaixo de 1000 pés ou TCU/CB, indicando base e topo.
06/09 OVC 800/1100FT AGL N OF 18 DEG S 10/12 ISOL TCU 2500/8000FT.AGL/AMSL – entre 06 e 09Z céu encoberto entre 800 pés e 1100 pés de altura ao norte de 18 graus Sul e entre 10 e 12Z grandes cumulus isolados com base a 2500 pés e topo a 8000 pés de altura.

l) “ICE” formação de gelo – ICE MOD FLO80/100 – moderado entre 8000 pés e 10000 pés.

m) “TURB” turbulência.
FRT ABV FLO90 – forte abaixo de 9000 pés.

n) “MTW” ondas orográficas.
MOD ABV FLO80 N OF 13 DEG S – moderada abaixo de 8000 pés ao norte de 13 graus Sul.

o) “SIGMET APPLICABLI – SIGMET – SIMET’S existentes dentro a área que se refere o GAMET”. 3 AND 5 – 3 e 5

p) segunda seção – começo da segunda seção.
SECN II – início da seção II

q) “PSYS” centros e pressão e frentes – centro de alta e baixa pressão e frentes com seus respectivos deslocamentos.
L 1004HPA 0600 21 DEG S 49 DEG W MOV SE 10KT WKN – centro de baixa pressão com 1000 hPa às 06Z a 21 graus sul e 49 graus oeste movendo-se para Sudeste com 10 knots e enfraquecendo.

r)  “WIND/T” vento e temperatura – codifica-se para as altitudes de 2000, 5000 e 10000 pés. 2000FT 270/10KT PS18 5000FT 250/10KT PS13 10000FT 240/15KT MS03 – 2000 pés 27010KT com temperatura positiva de 18°C, 5000 pés 25010KT com temperatura positiva de 13°C e a 10000 pés 24015KT com temperatura negativa de 3°C.

s) “CLD” nuvens – apenas as que não constam da seção I.
BKN SC 2500/8000FT – nublado com stratocumulus, base entre 2500 e 8000 pés.

t) “FZLVL” isoterma de 0°C – nível da linha de temperatura de 0°C. 8000FT – 8000 pés

u) “MNM QNH” QNH mínimo – menor valor do QNH dentro do período de validade.
1004HPA – 1004 hPa.

Aviso de cortante de vento

O Aviso de Cortante de Vento consiste em uma informação concisa da observação ou da previsão de gradiente de vento, que possa afetar adversamente as aeronaves durante o pouso ou a decolagem, entre o nível da pista e uma altura de 500 metros (1.600 pés), e aeronaves na pista durante a corrida do pouso ou da decolagem, sendo elaborada pelo CMA-1 em linguagem clara e abreviada.

Exemplo:

WS WRNG VALID 071200/071600 FOR
SBGR
SURFACE WIND 32010KT WIND AT 60M 36025KT IN APCH

Descodificação: aviso de cortante de vento válido das 12:00 às 16:00 UTC do dia 07, para o Aeródromo de Guarulhos, vento de superfície 32010KT a 60 metros 36025KT, na aproximação.

Aviso de aeródromo

Aviso de Aeródromo é uma informação concisa de condições meteorológicas previstas ou observadas, que possam afetar a segurança das aeronaves no solo, as instalações e os serviços de aeródromo. O Aviso de Aeródromo é confeccionado pelo CMA-1, com período de validade preferencialmente de 04 horas, mas nunca superior a 06 horas.

Ex.

AVISO DE AERÓDROMO
VALIDO 192000/192400 PARA SBME PREVISTO VENTO FORTE E RAJADA DE SUPERFÍCIE 31020G35KT

SIGMET

A mensagem SIGMET consiste em uma informação concisa em linguagem clara abreviada, relativa à observação ou previsão de fenômenos meteorológicos em rota, que possam afetar a segurança das operações aéreas.

O SIGMET é confeccionado por um CMV (centro meteorológico de vigilância) com período de validade de 04 horas, em casos excepcionais este período poderá ser de até 06 horas.

Para aeronaves subsônicas é identificado como SIGMET. Aquele que contenha informações para aeronaves supersônicas durante voos transônicos ou supersônicos é identificado como SIGMET SST.

Ex.: SBCW SIGMET 5 VALID 221215/221600
SBCT-CURITIBA FIR TS OBS AT 2230 UTC IN SBFL/SBLJ AREA TOPS FL340 MOV E 8KT NC

Descodificação: quinto SIGMET emitido para a FIR Curitiba, válido das 12:15 às 16:00 UTC do dia 22, elaborado pelo Centro Meteorológico de Vigilância de Curitiba. Na FIR Curitiba na área de Florianópolis e Lajes, foi observada trovoada com topo no FL340, movendo-se para Este com 8 nós, sem variação.

AIRMET

O AIRMET é uma informação expedida por um CMV (centro meteorológico de vigilÂncia), sobre fenômenos meteorológicos observados ou previstos em rota, que possam afetar a segurança das operações de aeronaves em níveis baixos, da superfície até o FL100 e que ainda não tenha sido incluída no GAMET.

Ex.:

SBRE AIRMET 2 VALID 221215/221600
SBRF-RECIFE FIR MOO MTW OBS AT 1205 07
DEG S 39 DEG W AT FLOSO STNRY NC

SIG WX PROG (carta prognosticada de tempo significativo)

As cartas prognosticadas de tempo significativo, são cartas onde estão representados todos os fenômenos previstos e considerados significativos desde a superfície até o FL630, divididas da seguinte forma:

  • SFC/FL100
  • FL100/FL250 (elaborada no CNMA)
  • FL250/FL630 (elaborada no WAFC Washington)

O Brasil ainda não adotou a carta da SFC/FL100, que seria elaborada pelo CMA-1 abrangendo somente sua área de responsabilidade, adotando uma carta da SFC/FL250 e outra do FL250/FL630.

As cartas prognosticadas de tempo significativo são confeccionadas quatro vezes ao dia, nos horários de 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC, com período de validade de 06 horas; valendo 03 horas antes e 03 horas depois do horário.

Ex.: VALID: 12Z 29 – JUL – 2002 (previsão válida das 09:00 às 15:00 UTC do dia 29 de julho de 2002).

1. Símbolos utilizados

Estes centros são representados por valores de pressão, dada em hPa e por flechas indicativas de deslocamento com a respectiva velocidade em nós, sem esta unidade. Se estes centros não apresentarem deslocamentos, haverá abreviaturas indicando que os mesmos estão estacionários STNR (stationary) ou quase estacionários QSTNR (quasi-stationary). Haverá também um X, para marcar a posição dos centros de maior ou menor pressão e para servir de início da flecha indicativa de deslocamento.

Corrente de jato representada através de uma linha mostrando o eixo da corrente, com a velocidade representada em nós e o nível de voo onde foi prevista, iniciando e terminando onde a velocidade for de 80KT no mínimo. Uma barra dupla indica mudança de nível ou de velocidade.

2. Fenômenos meteorológicos

Os fenômenos meteorológicos são representados em uma carta SIGWX através dos símbolos mostrados abaixo na tabela abaixo.

3. Nuvens

A quantidade de núvens será mostrada da seguinte forma:

a) Quantidade

  • FEW (few) – Poucas nuvens, de 1 a 2 oitavos
  • SCT (scattered) – Esparso ou parcialmente nublado: de 3 a 4 oitavos
  • BKN (broken) – Nublado; de 5 a 7 oitavos
  • OVC (overecast) – encoberto com 8 oitavos

Para apenas os CBs e/ou TCUs podem aparecer as seguintes classificações.

  • ISOL (isolated) – quando essas nuvens estão isoladas,
  • OCNL (occasional) – quando essas nuvens apresentam células bem isoladas,
  • FRQ (frequent) – quando essas nuvens apresentam células frequentes, com pequena ou nenhuma separação entre as células,
  • EMBD (embedded) – quando essas nuvens apresentam célula embutidas dentro de outras nuvens.

b) tipo abreviaturas internacionais

CI (Cirrus), ST (Stratus), etc. Conforme já estudado anteriormente no capítulo de nuvens.

c) altura

Na carta que abrange da superfície até o FL250, a base é indicada como altitudes acima do nível do mar e o topo em níveis de voo. Nas demais cartas às altitudes são indicadas em níveis de voo (FL), topo sobre base. Quando XXX for usado, indica que o topo ou base estão fora da camada da atmosfera para a qual a carta é aplicada.

Obs: As informações contidas dentro de uma região, delimitada pela linha de Vieira, estão previstas para toda a região.

WINDS/TEMPERATURES

As cartas prognosticadas de vento e temperatura em altitude são elaboradas pelo CNMA duas vezes ao dia, nos horários das 00:00 e 12:00 UTC. Cada carta tem um período de validade de 12 horas, sempre valendo 06 horas antes e seis horas depois do horário especificado.

Exemplo: VT 1200 FEB 25 97 – (Previsão válida das 06:00 às 18:00 do dia 25 de fevereiro de 1997)

Estas cartas são elaboradas para os seguintes níveis de voo: FL050 – FL100 – FL180 – FL240 – FL300 – FL340 – FL390

1. Vento

Direção de vento: É representada por hastes de seta na direção da qual o vento está soprando.

Velocidade do vento: representada por rebarbas e flâmulas cheias. Uma rebarba completa representa 10 nós; meia rebarba representa 5 nós; uma flâmula representa 50 nós.

2. Temperatura

A temperatura, em graus Celsius, é plotada acompanhada do sinal (+) quando positiva e sem o sinal quando negativa; referindo-se ao nível de voo (FL) da respectiva carta e ao ponto geográfico no qual está plotado.

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