São os dispositivos que permitem controlar os movimentos de um avião.
Esses movimentos são realizados em torno de três eixos imaginários que passam pelo centro de gravidade (CG) do avião. Esses eixos são conhecidos como:

O movimento em torno do eixo lateral ou transversal chama-se: ARFAGEM OU TANGAGEM, e se subdividem em cabrar e picar. Sendo o movimento de cabrar o de levantar o nariz e o movimento de picar o de abaixar o nariz.


O movimento em torno do eixo longitudinal chama-se: ROLAGEM, ROLAMENTO, BANDAGEM OU INCLINAÇÃO LATERAL e pode ser efetuado para a esquerda e para a direita.


O movimento em torno do eixo vertical chama-se: GUINADA. Podendo ser para a direita ou para a esquerda.


Superfícies de controle
São as partes destinadas a controlar o avião. Elas são as partes móveis dos aerofólios dos aviões. Marcados na imagem abaixo.

Podemos classificar as superfícies de controles dos aviões em primárias ou secundárias
As Primárias são as principais superfícies de comandos usadas para controlar o voo do avião, são eles o profundor, os ailerons e o leme.
- O Profundor, também chamado de elevador ou leme de profundidade, é a superfície responsável por comandar os movimentos de arfagem.
- O Ailerons é a superfície responsável por comandar os movimentos de rolagem.
- E o Leme de direção é responsável por comandar os movimentos de guinada.
Movimentos esses já estudados anteriormente.

Os comandos usados para controlar o avião são o manche e os pedais. O manche é a alavanca ou volante que faz movimentar os ailerons e o profundor.
Já o pedal faz movimentar o leme de direção. Ao se empurrar o manche para frente o avião tende a picar, e em consequência disso, ao se puxar o manche o avião tende a cabrar. Para efetuar o rolamento da aeronave, basta girar o manche.
Girando para a direita o avião rola para a direita, e girando para a esquerda o avião rola para a esquerda. O mesmo acontece na utilização dos pedais, pressionando pedal direito o avião efetua guinada para a direita e pressionando pedal esquerdo o avião efetua guinada para a esquerda.
Abaixo as imagens ilustram esses comandos mencionados, onde podemos ver dois tipos de manches muito usados na aviação, o manche volante, na primeira imagem e o manche bastão, na segunda imagem.
Podemos ver também, nas imagens, os pedais em ambas as fotos localizados na parte inferior do painel.


As superfícies de comando produzem as forças necessárias para controlar o avião através da força aplicada pelo piloto nos comandos.
Elas atuam alterando o ângulo de ataque do aerofólio. Por exemplo, quando a superfície móvel de um perfil desce ele altera o ângulo de ataque. Isso aumenta a sustentação nesse perfil, fazendo com que o mesmo suba. Veja imagem abaixo.


O plano móvel gira em torno de um eixo, deslocando o bordo de fuga do aerofólio. Note que o plano fixo fica parado e somente o plano móvel se desloca, girando em torno do eixo. Isso modifica o ângulo de ataque do perfil e consequentemente muda a sua sustentação.
Resumo

As superfícies Secundárias são também conhecidas como equilibradores, compensadores ou tabs e encontram-se no bordo de fuga das superfícies primárias e tem diferentes funções.
Na imagem ao lado pode-se ver as superfícies primárias em verde e as secundárias em amarelo.

As suas funções básicas são:
- Compensar o avião para uma condição de voo desejada;
- Tirar tendências indesejáveis;
- Reduzir a força necessária para movimentar os comandos.

Quanto ao acionamento os compensadores podem ser classificados em:
- Compensadores fixos: quando só podem ser ajustados no solo;

- Compensadores comandáveis: quando podem ser ajustados pelo piloto através de um comando no painel;

- Compensadores automáticos: que se movem automaticamente, sem ação direta do piloto.

Algumas superfícies utilizam métodos de compensação ou balanceamento aerodinâmico para aliviar os esforços ao piloto. Essas superfícies são chamadas de superfícies de controle compensadas. Há três tipos de compensação.
Compensação por deslocamento do eixo de articulação
A área a frente do eixo deslocado balanceia parcialmente a pressão do vento atrás desse eixo.

Compensação através de saliência na superfície de comando

Compensação através do uso de compensador automático