Exercício teoria de voo – voo ascendente 0% Teoria de voo - voo ascendente Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de voo ascendente Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. A razão de subida no teto prático é geralmente em torno de: 0 pés/min 100 pés/min 500 pés/min 200 pés/min 2 / 20 2. A velocidade de máximo ângulo de subida é: Menor que a de máxima razão Igual à de máxima razão Maior que a de máxima razão Sempre constante 3 / 20 3. Qual dos fatores abaixo NÃO contribui para um maior ângulo de subida? Pequena área de asa Alta potência disponível Alta densidade do ar Baixo peso 4 / 20 4. A unidade de medida da razão de subida é: Milhas por hora Metros por segundo Nós (kt) Pés por minuto 5 / 20 5. A diminuição da razão de subida em altitudes maiores ocorre principalmente devido à: Redução da densidade do ar Aumento do peso da aeronave Perda de eficiência dos freios Aumento da velocidade 6 / 20 6. Em relação ao teto absoluto, marque a afirmativa correta: Não há mais capacidade de vencer o arrasto e peso A aeronave consegue continuar subindo lentamente O motor opera com potência máxima A razão de subida ainda é de 100 pés/min 7 / 20 7. Em um voo ascendente, por que a sustentação pode ser menor que o peso da aeronave? Porque a tração da hélice tem uma componente inclinada que ajuda a sustentar o avião Porque o motor perde potência ao subir Porque o avião está mais leve ao subir Porque a densidade do ar é maior em baixas altitudes 8 / 20 8. Qual das opções a seguir influencia tanto o teto absoluto quanto o teto prático? Pressão atmosférica Todas as alternativas estão corretas Potência do motor Peso da aeronave 9 / 20 9. A razão de subida no teto prático é geralmente em torno de: 200 pés/min 500 pés/min 0 pés/min 100 pés/min 10 / 20 10. A velocidade de máxima razão de subida é aquela em que: O avião sobe no maior ângulo O avião atinge a maior velocidade horizontal O avião mantém altitude constante O avião sobe no menor tempo possível 11 / 20 11. A razão de subida representa: A inclinação do avião A velocidade vertical da aeronave A potência disponível no motor A variação de velocidade horizontal 12 / 20 12. O teto prático é mais utilizado na aviação porque: Permite melhor economia de combustível Exige menos manutenção do motor É mais fácil de ser calculado Representa uma condição operacional realista 13 / 20 13. O teto prático é definido como: A maior altitude com uma razão de subida ainda positiva A altitude onde a razão de subida é nula A altitude teórica que não pode ser superada A altitude ideal para cruzeiro 14 / 20 14. O que é o teto absoluto de uma aeronave? Altitude recomendada pelo fabricante Altitude máxima onde ainda há razão de subida Altitude máxima operacional com velocidade constante Altitude onde a razão de subida se torna zero 15 / 20 15. Para obter a maior razão de subida, a aeronave deve ter: Pequena área de asas Baixa densidade do ar Grande área de asas Alta altitude 16 / 20 16. À medida que a altitude aumenta, a razão de subida tende a: Oscilar rapidamente Aumentar Diminuir Permanecer constante 17 / 20 17. Em um voo de subida, a tração necessária é maior porque: O motor fica mais eficiente A velocidade horizontal é nula É necessário vencer o arrasto e uma componente do peso A sustentação é maior que o peso 18 / 20 18. A velocidade de máximo ângulo de subida é usada principalmente para: Atingir maior velocidade horizontal Livrar obstáculos após a decolagem Reduzir o consumo de combustível Evitar áreas turbulentas 19 / 20 19. Após livrar obstáculos após a decolagem, qual velocidade deve ser utilizada para continuar a subida com melhor performance? Velocidade de máximo ângulo de subida Velocidade de estol Velocidade de máxima razão de subida Velocidade de cruzeiro 20 / 20 20. O valor do teto prático e absoluto é lido no altímetro? Apenas o teto absoluto é lido no altímetro Sim, sempre Apenas em aeronaves com instrumentos digitais Não, são altitudes densidade e devem ser calculadas Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário