0% Teoria de voo de alta velocidade - Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 15 1. Qual a utilidade prática do número de Reynolds? Determinar a cor da pintura ideal de uma aeronave. Medir a eficiência do motor. Calcular a resistência estrutural da fuselagem. Avaliar a estabilidade do fluxo e o tipo de escoamento. 2 / 15 2. O que ocorre com a densidade do ar em altas velocidades? Aumenta sem influenciar o arrasto. Permanece inalterada. Muda devido à compressão do ar ao redor do objeto. Diminui continuamente. 3 / 15 3. Quando ocorre o escoamento turbulento? Quando o ar está em repouso. Quando as partículas se movem de forma desordenada e aleatória. Quando as partículas se movem em linhas paralelas. Quando o fluido apresenta alta viscosidade. 4 / 15 4. O que é a Camada Limite? A camada de ar que circula apenas fora da asa. A camada mais fria do ar atmosférico. A região de formação de ondas de choque. A fina camada de ar que adere à superfície de um objeto em movimento. 5 / 15 5. Um dos efeitos observados durante os voos era: A perda total da sustentação da aeronave. A tendência acentuada a picar, com "nariz pesado". A tendência da aeronave a levantar o nariz. A diminuição da velocidade com perda de controle. 6 / 15 6. O que caracteriza o escoamento laminar? Movimentos aleatórios das partículas. Presença de ondas de choque. Movimento retilíneo e organizado das partículas em camadas. Alta velocidade e turbulência. 7 / 15 7. O número de Reynolds expressa a razão entre: A pressão e a densidade do ar. O volume e a área de contato da aeronave. A velocidade e a temperatura do fluido. As forças de inércia e as forças viscosas. 8 / 15 8. Quando a velocidade do objeto é baixa, a compressibilidade do ar: Provoca ondas de choque. Permanece constante e relevante. Não influencia a densidade do ar. Aumenta significativamente. 9 / 15 9. O que acontece com as moléculas de gás quando um objeto se move pela atmosfera? Elas diminuem a densidade do ar. Elas permanecem estáticas. Elas são perturbadas e se movem ao redor do objeto. Elas se movem lentamente e de forma constante. 10 / 15 10. A analogia do baralho serve para explicar: O movimento das moléculas de ar em zonas de baixa pressão. O conceito de ondas de choque. O aumento da densidade do ar em baixa altitude. Como a camada de ar adere à superfície de um objeto. 11 / 15 11. O que motivou os primeiros estudos sobre compressibilidade e viscosidade do ar nas aeronaves? A curiosidade científica sobre o comportamento dos gases. A necessidade de reduzir o consumo de combustível. O aumento da produção de aeronaves comerciais. A ocorrência de efeitos indesejados em voo em aeronaves mais rápidas e altas. 12 / 15 12. Por que os fenômenos de compressibilidade eram mais intensos em mergulhos em alta altitude? Porque a velocidade da aeronave se aproximava da velocidade do som. Porque as aeronaves ficavam mais leves. Porque o leme se tornava mais sensível. Porque o ar é mais denso em altas altitudes. 13 / 15 13. O que pode acontecer se a Camada Limite se separar da superfície do objeto? Nada acontece. Uma nova forma aerodinâmica é criada, diferente da original. A compressibilidade do ar é reduzida. O objeto se torna mais leve. 14 / 15 14. O que é o “flutter” ? Uma oscilação causada pela diferença de pressão entre asa e fuselagem. Uma vibração de alta frequência causada por forças aerodinâmicas e elásticas. Uma vibração cíclica causada apenas por defeitos estruturais. Um tipo de arrasto causado pela compressibilidade do ar. 15 / 15 15. Dois sistemas podem ser considerados dinamicamente semelhantes quando: Têm a mesma velocidade do som. Têm a mesma forma física. Possuem a mesma densidade do ar. Apresentam o mesmo número de Reynolds. Sua pontuação é A nota média é 86% 0% Recomeçar o questionário