0% Teoria de voo - cargas dinâmicas Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de cargas dinâmicas Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 21 1. Qual das afirmações é verdadeira? Curvas acentuadas geram maior fator de carga Os pilotos toleram melhor fatores de carga negativos do que positivos Fatores de carga não afetam o desempenho da aeronave O fator de carga é sempre maior em altitude elevada 2 / 21 2. Um acelerômetro é utilizado para: Medir o combustível restante Medir o fator de carga Monitorar a altitude Ajustar a temperatura da cabine 3 / 21 3. Fatores que contribuem para aumento do fator de carga incluem: Uso de piloto automático Manobras acentuadas e rajadas de vento Redução de altitude em linha reta Voo em linha reta 4 / 21 4. O estol de velocidade ocorre quando: O piloto cabra bruscamente durante mergulho em alta velocidade O vento lateral é muito forte O avião sobe lentamente A aeronave entra em voo nivelado 5 / 21 5. Durante turbulência, o fator de carga: Sempre se mantém em 1 Permanece estável Diminui para zero Varia rapidamente 6 / 21 6. O que são cargas dinâmicas em uma aeronave? Esforços variáveis sofridos durante o voo devido a manobras ou turbulência Forças internas do motor durante o voo Cargas causadas pelo combustível durante o voo Forças constantes atuando na aeronave quando está no solo 7 / 21 7. Uma aeronave com cauda em T tem risco maior em estol de velocidade porque: O profundor é menos eficiente devido à turbulência gerada pela asa Tem menor autonomia Não possui acelerômetro Ela é mais rápida que outras aeronaves 8 / 21 8. O aumento do fator de carga exige: Mais tração Mais sustentação das asas Menor arrasto Mais consumo de combustível do trem de pouso 9 / 21 9. O fator de carga negativo ocorre quando: O avião está decolando O piloto é puxado para fora do assento O avião está em voo de cruzeiro Há sensação de leveza ou o piloto é puxado para o assento 10 / 21 10. O fator de carga igual a zero provoca: Falha nos motores Aumento da sustentação Estol imediato Sensação de ausência de gravidade 11 / 21 11. Para aliviar os efeitos das rajadas verticais, o piloto deve: Reduzir moderadamente a velocidade Voar mais alto Aumentar bruscamente a velocidade Desligar os motores 12 / 21 12. Em voo nivelado e estável, o fator de carga é: 2 Depende da altitude 0 1 13 / 21 13. O que representa o fator de carga (n)? A relação entre tração e peso da aeronave A força centrífuga dividida pela gravidade A diferença entre empuxo e arrasto A razão entre sustentação e peso da aeronave 14 / 21 14. Qual a principal diferença entre cargas estáticas e cargas dinâmicas? As cargas estáticas são horizontais e as dinâmicas, verticais As cargas dinâmicas são constantes, enquanto as estáticas variam Não existe diferença entre elas As cargas estáticas são constantes, enquanto as dinâmicas variam em intensidade e direção 15 / 21 15. O fator de carga igual a zero provoca: Sensação de ausência de gravidade Estol imediato Falha nos motores Aumento da sustentação 16 / 21 16. O que provoca o aumento do ângulo de ataque durante rajadas verticais? Aumento da velocidade horizontal Redução da sustentação Combinação do vento relativo com o vento vertical da rajada Curvas suaves em baixa altitude 17 / 21 17. Quando o piloto cabra a aeronave, o fator de carga: Torna-se nulo Permanece em 1 Diminui para menos de 1 Aumenta 18 / 21 18. Para que serve o limite de fator de carga definido pelo fabricante? Garantir segurança estrutural durante o voo Determinar a autonomia da aeronave Definir velocidade máxima Medir o nível de ruído 19 / 21 19. O que pode acontecer se o fator de carga exceder os limites estruturais da aeronave? Apenas desconforto ao piloto Melhor desempenho do voo Falhas estruturais Aumento de eficiência aerodinâmica 20 / 21 20. Qual manobra pode causar o maior fator de carga? Recuperação de mergulho em alta velocidade Descida gradual Subida constante Voo reto e nivelado 21 / 21 21. As cargas dinâmicas verticais são importantes porque: Podem danificar a estrutura da aeronave se forem excessivas Sempre aumentam o desempenho do motor São desprezíveis em qualquer situação Ajudam na estabilidade do voo Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário