0% Teoria de voo - Grupo motopropulsor Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema Grupo motopropulsor. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. A hélice de passo ajustável: Ajusta automaticamente o passo Não permite ajustes em nenhuma situação Só pode ser ajustada no solo Permite mudanças de passo durante o voo 2 / 19 2. Qual é a principal função do grupo motopropulsor? Gerar sustentação Superar a resistência ao avanço Controlar a direção do avião Controlar a altitude 3 / 19 3. A potência que atua diretamente sobre o pistão é: Potência de atrito Potência útil Potência nominal Potência indicada 4 / 19 4. O que são as pás de uma hélice? Aerofólios rotativos que geram tração Aletas de ventilação Pequenos motores auxiliares Componentes que reduzem o ruído 5 / 19 5. Potência nominal é definida como: A potência real fornecida pela hélice A potência mínima para voo A potência para a qual o motor foi projetado A potência utilizada apenas em marcha lenta 6 / 19 6. Em um avião monomotor de pequeno porte, o grupo motopropulsor geralmente é composto por:v Turbofan Motor elétrico Turbojato Motor a pistão e hélice 7 / 19 7. A potência que realmente gera tração na aeronave é chamada de: Potência de atrito Potência nominal Potência útil Potência indicada 8 / 19 8. O passo teórico da hélice é: A velocidade do avião em cruzeiro A diferença entre tração e arrasto A distância que a hélice deveria avançar por rotação A rotação máxima do motor 9 / 19 9. O ângulo de torção das pás é importante porque: Facilita a manutenção Permite formar um ângulo de ataque adequado Garante que a hélice pare ao pousar Reduz o peso da hélice 10 / 19 10. O recuo é: A torção das pás O aumento do arrasto A diferença entre o passo efetivo e o teórico A potência reduzida do motor 11 / 19 11. Hélices de passo controlável são vantajosas porque: Funcionam bem em todas as fases do voo Não necessitam de comandos Têm menor custo de manutenção São mais leves 12 / 19 12. Potência efetiva é: A potência disponível total A potência teórica em voo A potência medida no eixo da hélice A potência necessária para decolagem 13 / 19 13. O que é passo efetivo? A distância realmente avançada pela hélice A distância percorrida no solo A força de tração exercida pela hélice O mesmo que o passo teórico 14 / 19 14. As hélices de RPM constante têm essa característica porque: A rotação varia conforme o vento Apenas o passo é ajustado para manter a rotação fixa O motor trabalha com passo fixo O piloto controla o motor com manetes 15 / 19 15. Eficiência da hélice é definida como: Potência nominal dividida pela potência disponível Potência indicada menos potência de atrito Potência útil dividida pela potência teórica Potência útil dividida pela potência efetiva 16 / 19 16. Uma hélice de passo fixo: É controlada por governador Permite variação durante o voo É ajustável apenas em solo Tem eficiência máxima em uma condição específica 17 / 19 17. O que é o grupo motopropulsor? Conjunto de asas que geram sustentação Sistema de controle de voo Conjunto de componentes que fornece tração para o voo Parte do trem de pouso 18 / 19 18. As pás são mais torcidas na raiz porque: São mais resistentes nessa região Isso facilita o controle manual Aumentam a velocidade A raiz se move menos que a ponta 19 / 19 19. A potência liberada pela queima do combustível é chamada de: Potência indicada Potência máxima Potência útil Potência teórica Sua pontuação é A nota média é 39% 0% Recomeçar o questionário