0% Teoria de voo - Grupo motopropulsor Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema Grupo motopropulsor. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. A potência liberada pela queima do combustível é chamada de: Potência indicada Potência útil Potência máxima Potência teórica 2 / 19 2. A potência que realmente gera tração na aeronave é chamada de: Potência nominal Potência útil Potência de atrito Potência indicada 3 / 19 3. A potência que atua diretamente sobre o pistão é: Potência indicada Potência útil Potência de atrito Potência nominal 4 / 19 4. As hélices de RPM constante têm essa característica porque: O motor trabalha com passo fixo Apenas o passo é ajustado para manter a rotação fixa A rotação varia conforme o vento O piloto controla o motor com manetes 5 / 19 5. O que é o grupo motopropulsor? Sistema de controle de voo Conjunto de asas que geram sustentação Parte do trem de pouso Conjunto de componentes que fornece tração para o voo 6 / 19 6. Eficiência da hélice é definida como: Potência indicada menos potência de atrito Potência nominal dividida pela potência disponível Potência útil dividida pela potência efetiva Potência útil dividida pela potência teórica 7 / 19 7. Qual é a principal função do grupo motopropulsor? Controlar a direção do avião Gerar sustentação Superar a resistência ao avanço Controlar a altitude 8 / 19 8. O que é passo efetivo? A distância percorrida no solo A distância realmente avançada pela hélice O mesmo que o passo teórico A força de tração exercida pela hélice 9 / 19 9. A hélice de passo ajustável: Só pode ser ajustada no solo Não permite ajustes em nenhuma situação Ajusta automaticamente o passo Permite mudanças de passo durante o voo 10 / 19 10. Potência efetiva é: A potência medida no eixo da hélice A potência disponível total A potência teórica em voo A potência necessária para decolagem 11 / 19 11. O ângulo de torção das pás é importante porque: Garante que a hélice pare ao pousar Permite formar um ângulo de ataque adequado Reduz o peso da hélice Facilita a manutenção 12 / 19 12. Em um avião monomotor de pequeno porte, o grupo motopropulsor geralmente é composto por:v Motor elétrico Motor a pistão e hélice Turbojato Turbofan 13 / 19 13. O recuo é: A diferença entre o passo efetivo e o teórico A potência reduzida do motor O aumento do arrasto A torção das pás 14 / 19 14. O passo teórico da hélice é: A velocidade do avião em cruzeiro A distância que a hélice deveria avançar por rotação A diferença entre tração e arrasto A rotação máxima do motor 15 / 19 15. Hélices de passo controlável são vantajosas porque: Funcionam bem em todas as fases do voo São mais leves Têm menor custo de manutenção Não necessitam de comandos 16 / 19 16. Uma hélice de passo fixo: É ajustável apenas em solo Permite variação durante o voo Tem eficiência máxima em uma condição específica É controlada por governador 17 / 19 17. Potência nominal é definida como: A potência utilizada apenas em marcha lenta A potência real fornecida pela hélice A potência para a qual o motor foi projetado A potência mínima para voo 18 / 19 18. O que são as pás de uma hélice? Componentes que reduzem o ruído Aerofólios rotativos que geram tração Aletas de ventilação Pequenos motores auxiliares 19 / 19 19. As pás são mais torcidas na raiz porque: São mais resistentes nessa região A raiz se move menos que a ponta Isso facilita o controle manual Aumentam a velocidade Sua pontuação é A nota média é 39% 0% Recomeçar o questionário