0% Teoria de alta velocidade Número Mach e impulsos de pressão Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Número Mach e impulsos de pressão Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O “Downwash” é o fenômeno em que: O som é transmitido para trás da aeronave O avião perde altitude ao desacelerar O ar retorna à sua trajetória após o bordo de fuga As ondas de pressão são absorvidas 2 / 19 2. A velocidade do som na atmosfera varia principalmente em função de: Temperatura Pressão Altitude Densidade 3 / 19 3. Aviões comerciais normalmente voam a Mach: 0.5 2.0 1.0 0.75 a 0.85 4 / 19 4. A compressibilidade do ar começa a ter efeitos significativos: Apenas em velocidades supersônicas Apenas acima de Mach 2 Mesmo abaixo da velocidade do som, em certas regiões da aeronave Somente no nível do mar 5 / 19 5. O Mach Crítico é atingido quando: A aeronave atinge 100% da velocidade do som O som deixa de se propagar O fluxo no extradorso atinge a velocidade do som A aeronave para no ar 6 / 19 6. A onda de choque que se forma exatamente à frente do nariz da aeronave a Mach 1 é chamada: Barreira Sônica Onda de choque normal Cone de Mach Onda de choque oblíqua 7 / 19 7. Qual é a fórmula para calcular a velocidade do som em função da temperatura? V = Vo × T0 / T V = Vo × √(T/T0) V = T – 273,15 V = 343 + T 8 / 19 8. O que determina os efeitos da compressibilidade do ar sobre um corpo em movimento? A altitude e a umidade relativa do ar A forma e a cor do corpo A relação entre a velocidade do corpo e a velocidade do som A densidade e a pressão do ar 9 / 19 9. O som é transmitido por meio de: Ondas de pressão Radiação infravermelha Correntes elétricas Campos eletromagnéticos 10 / 19 10. O “Cone de Mach” é formado quando: A temperatura externa atinge 0°C O avião desacelera drasticamente A aeronave ultrapassa a velocidade do som A aeronave entra em parafuso 11 / 19 11. Em um voo subsônico, o som: Não se propaga no ar Fica atrás da aeronave É gerado apenas na cauda Viaja à frente da aeronave 12 / 19 12. O que ocorre quando a aeronave atinge Mach 1? As ondas de pressão desaparecem O ar para de ser comprimido O som deixa de ser gerado Cria-se uma onda de choque normal 13 / 19 13. O “Upwash” ocorre quando: O ar se ajusta à forma do corpo antes do contato Os filetes de ar são acelerados na parte inferior da asa A aeronave ultrapassa a barreira do som O som é refletido pela fuselagem 14 / 19 14. A barreira sônica é caracterizada por: Ausência de som Acúmulo de ondas de pressão no nariz da aeronave Quebra da asa durante o voo Reflexão do ar ao redor do avião 15 / 19 15. O número Mach é definido como: A razão entre altitude e velocidade do som A razão entre pressão e temperatura A diferença entre densidade e velocidade A razão entre velocidade do corpo e velocidade do som 16 / 19 16. O que acontece com a velocidade do som à medida que a temperatura do ar aumenta? Permanece constante Diminui Torna-se nula Aumenta 17 / 19 17. O valor de Mach 1 representa: 50% da velocidade do som A velocidade exata do som Duas vezes a velocidade do som Velocidade mínima para voo estável 18 / 19 18. Em testes em túnel de vento, é importante que: A pressão esteja abaixo da atmosférica O número Mach seja igual ao da condição real A velocidade seja sempre constante A forma do modelo seja maior que o real 19 / 19 19. Quanto maior a velocidade supersônica de um avião: Maior será o ângulo de Mach O cone de Mach desaparece As ondas de pressão somem Menor será o ângulo de Mach Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário