0% Teoria de alta velocidade Número Mach e impulsos de pressão Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Número Mach e impulsos de pressão Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Quanto maior a velocidade supersônica de um avião: Maior será o ângulo de Mach As ondas de pressão somem Menor será o ângulo de Mach O cone de Mach desaparece 2 / 19 2. O número Mach é definido como: A razão entre velocidade do corpo e velocidade do som A razão entre altitude e velocidade do som A razão entre pressão e temperatura A diferença entre densidade e velocidade 3 / 19 3. O que acontece com a velocidade do som à medida que a temperatura do ar aumenta? Torna-se nula Diminui Permanece constante Aumenta 4 / 19 4. Aviões comerciais normalmente voam a Mach: 1.0 0.5 0.75 a 0.85 2.0 5 / 19 5. A barreira sônica é caracterizada por: Ausência de som Quebra da asa durante o voo Acúmulo de ondas de pressão no nariz da aeronave Reflexão do ar ao redor do avião 6 / 19 6. Em um voo subsônico, o som: Não se propaga no ar Viaja à frente da aeronave É gerado apenas na cauda Fica atrás da aeronave 7 / 19 7. Qual é a fórmula para calcular a velocidade do som em função da temperatura? V = 343 + T V = T – 273,15 V = Vo × T0 / T V = Vo × √(T/T0) 8 / 19 8. A velocidade do som na atmosfera varia principalmente em função de: Pressão Altitude Densidade Temperatura 9 / 19 9. O Mach Crítico é atingido quando: A aeronave atinge 100% da velocidade do som A aeronave para no ar O fluxo no extradorso atinge a velocidade do som O som deixa de se propagar 10 / 19 10. Em testes em túnel de vento, é importante que: A pressão esteja abaixo da atmosférica A forma do modelo seja maior que o real A velocidade seja sempre constante O número Mach seja igual ao da condição real 11 / 19 11. A onda de choque que se forma exatamente à frente do nariz da aeronave a Mach 1 é chamada: Onda de choque oblíqua Cone de Mach Onda de choque normal Barreira Sônica 12 / 19 12. A compressibilidade do ar começa a ter efeitos significativos: Apenas em velocidades supersônicas Somente no nível do mar Mesmo abaixo da velocidade do som, em certas regiões da aeronave Apenas acima de Mach 2 13 / 19 13. O valor de Mach 1 representa: Velocidade mínima para voo estável Duas vezes a velocidade do som A velocidade exata do som 50% da velocidade do som 14 / 19 14. O som é transmitido por meio de: Campos eletromagnéticos Correntes elétricas Ondas de pressão Radiação infravermelha 15 / 19 15. O “Cone de Mach” é formado quando: A aeronave entra em parafuso O avião desacelera drasticamente A temperatura externa atinge 0°C A aeronave ultrapassa a velocidade do som 16 / 19 16. O “Upwash” ocorre quando: O ar se ajusta à forma do corpo antes do contato Os filetes de ar são acelerados na parte inferior da asa A aeronave ultrapassa a barreira do som O som é refletido pela fuselagem 17 / 19 17. O que ocorre quando a aeronave atinge Mach 1? O ar para de ser comprimido Cria-se uma onda de choque normal O som deixa de ser gerado As ondas de pressão desaparecem 18 / 19 18. O que determina os efeitos da compressibilidade do ar sobre um corpo em movimento? A relação entre a velocidade do corpo e a velocidade do som A densidade e a pressão do ar A altitude e a umidade relativa do ar A forma e a cor do corpo 19 / 19 19. O “Downwash” é o fenômeno em que: O avião perde altitude ao desacelerar O ar retorna à sua trajetória após o bordo de fuga As ondas de pressão são absorvidas O som é transmitido para trás da aeronave Sua pontuação é A nota média é 68% 0% Recomeçar o questionário