0% Teoria de alta velocidade Número Mach e impulsos de pressão Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Número Mach e impulsos de pressão Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O número Mach é definido como: A diferença entre densidade e velocidade A razão entre pressão e temperatura A razão entre altitude e velocidade do som A razão entre velocidade do corpo e velocidade do som 2 / 19 2. O “Upwash” ocorre quando: Os filetes de ar são acelerados na parte inferior da asa O som é refletido pela fuselagem O ar se ajusta à forma do corpo antes do contato A aeronave ultrapassa a barreira do som 3 / 19 3. O valor de Mach 1 representa: Duas vezes a velocidade do som 50% da velocidade do som Velocidade mínima para voo estável A velocidade exata do som 4 / 19 4. A barreira sônica é caracterizada por: Ausência de som Quebra da asa durante o voo Acúmulo de ondas de pressão no nariz da aeronave Reflexão do ar ao redor do avião 5 / 19 5. O que acontece com a velocidade do som à medida que a temperatura do ar aumenta? Aumenta Diminui Torna-se nula Permanece constante 6 / 19 6. Em um voo subsônico, o som: Fica atrás da aeronave Viaja à frente da aeronave É gerado apenas na cauda Não se propaga no ar 7 / 19 7. O “Cone de Mach” é formado quando: A aeronave ultrapassa a velocidade do som O avião desacelera drasticamente A temperatura externa atinge 0°C A aeronave entra em parafuso 8 / 19 8. O “Downwash” é o fenômeno em que: As ondas de pressão são absorvidas O avião perde altitude ao desacelerar O ar retorna à sua trajetória após o bordo de fuga O som é transmitido para trás da aeronave 9 / 19 9. O som é transmitido por meio de: Radiação infravermelha Correntes elétricas Ondas de pressão Campos eletromagnéticos 10 / 19 10. A velocidade do som na atmosfera varia principalmente em função de: Densidade Temperatura Altitude Pressão 11 / 19 11. O que ocorre quando a aeronave atinge Mach 1? As ondas de pressão desaparecem O som deixa de ser gerado O ar para de ser comprimido Cria-se uma onda de choque normal 12 / 19 12. Quanto maior a velocidade supersônica de um avião: Menor será o ângulo de Mach Maior será o ângulo de Mach As ondas de pressão somem O cone de Mach desaparece 13 / 19 13. O que determina os efeitos da compressibilidade do ar sobre um corpo em movimento? A densidade e a pressão do ar A relação entre a velocidade do corpo e a velocidade do som A altitude e a umidade relativa do ar A forma e a cor do corpo 14 / 19 14. Em testes em túnel de vento, é importante que: A velocidade seja sempre constante A pressão esteja abaixo da atmosférica A forma do modelo seja maior que o real O número Mach seja igual ao da condição real 15 / 19 15. A compressibilidade do ar começa a ter efeitos significativos: Mesmo abaixo da velocidade do som, em certas regiões da aeronave Apenas em velocidades supersônicas Somente no nível do mar Apenas acima de Mach 2 16 / 19 16. Qual é a fórmula para calcular a velocidade do som em função da temperatura? V = Vo × √(T/T0) V = T – 273,15 V = 343 + T V = Vo × T0 / T 17 / 19 17. O Mach Crítico é atingido quando: A aeronave para no ar O fluxo no extradorso atinge a velocidade do som O som deixa de se propagar A aeronave atinge 100% da velocidade do som 18 / 19 18. Aviões comerciais normalmente voam a Mach: 0.75 a 0.85 2.0 1.0 0.5 19 / 19 19. A onda de choque que se forma exatamente à frente do nariz da aeronave a Mach 1 é chamada: Onda de choque normal Barreira Sônica Onda de choque oblíqua Cone de Mach Sua pontuação é A nota média é 68% 0% Recomeçar o questionário