0% Teoria de voo - Forças aerodinâmicas Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de Forças aerodinâmicas. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 35 1. O coeficiente de sustentação de um aerofólio atinge seu valor máximo no ângulo: de maior rendimento (ótimo) mínimo de estol ou crítico de arrasto mínimo 2 / 35 2. A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se: sustentação tração peso arrasto 3 / 35 3. O vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento: contrário magnético relativo paralelo 4 / 35 4. Todo corpo que se desloca em um fluido, sofre desse meio uma reação que pode ser decomposta em duas componentes, denominadas: tração e gravidade peso e vento relativo sustentação e resistência ao avanço. ação e reação 5 / 35 5. A resistência parasita é aquela produzida: pelo turbilhonamento de ponta de asa pelo atrito da camada limite todo avião menos os aerofólios pela asa 6 / 35 6. A força aerodinâmica que num aerofólio é perpendicular ao vento relativo (escoamento) é conhecida como: tração resultante aerodinâmica sustentação arrasto 7 / 35 7. Se aumentarmos o ângulo de ataque além do valor entre o coeficiente de sustentação é máximo, os filetes de ar não mais conseguem acompanhar a curvatura superior do aerofólio e se desprendem da superfície, formando-se turbulento. Tal fenômeno ocorre imediatamente após um ângulo denominado: qualquer das anteriores de perda de sustentação máxima crítico ou de estol 8 / 35 8. Um aerofólio de perfil simétrico não produzirá sustentação quando: a velocidade do vento relativo for inferior a 10 nós (Kt) o ângulo de ataque for positivo o ângulo de ataque for zero (nulo) o ângulo de incidência for positivo 9 / 35 9. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: arrasto sustentação tração resultante aerodinâmica 10 / 35 10. A resistência induzida: depende do alongamento NÃO varia com o peso é constante em qualquer situação de vôo é maior em altas velocidades 11 / 35 11. Uma chapa plana perpendicular ã direção do vento relativo tem maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica de igual área frontal, porque: na verdade, a chapa plana possui menor resistência ao avanço o afilamento na parte lateral da superfície aerodinâmica corta melhor o ar o impacto do ar na chapa é maior o escoamento do ar é mais turbulento atrás da chapa, formando uma sucção 12 / 35 12. O ângulo de ataque é formado entre o: vento relativo e a corda eixo longitudinal e a corda da asa vento relativo e a direção do arrasto eixo longitudinal e o vento relativo 13 / 35 13. Assinale a resposta errada. "A força de arrasto é diretamente proporcional: à área ou superfície do corpo à densidade do ar ã velocidade de deslocamento ao coeficiente de arrasto 14 / 35 14. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: tração sustentação resultante aerodinâmica arrasto 15 / 35 15. A força ou reação que tende a frear um corpo que se desloca no ar, é a/o: torque arrasto peso tração 16 / 35 16. O centro de pressão é o ponto de aplicação do/da: sustentação peso força centrífuga arrasto totaL 17 / 35 17. O resultado da fricção do ar sobre o aerofólio é denominado arrasto: total induzido parasita do perfil 18 / 35 18. Quando um aerofólio atinge o ângulo de ataque crítico, tem-se: CL máximo e CD mínimo CL máximo e CD alto CL mínimo e CD mínimo CL mínimo e CL alto 19 / 35 19. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que: a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula exista uma força aplicada sobre ele as forças sobre ele sejam nulas qualquer das alternativas anteriores 20 / 35 20. Quando se aumenta o ângulo de ataque num perfil assimétrico a resultante aerodinâmica: passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de fuga é inversamente proporcional ao ângulo de ataque mantém-se numa posição fixa sobre a corda média aerodinâmica passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de ataque 21 / 35 21. Sobre a força de sustentação num aerofólio, podemos afirmar que: será sempre contrária ao peso e vertical será sempre perpendicular ao vento relativo ela será sempre positiva é uma componente do peso do helicóptero 22 / 35 22. Nos perfis assimétricos, o ângulo de sustentação nula é: maior que l negativo zero positivo 23 / 35 23. O estol é definido como sendo o ponto onde os filetes de ar sofrem um(a): aumento de velocidade descolamento do aerofólio diminuição do atrito com o aerofólio diminuição de velocidade 24 / 35 24. A relação entre a sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chama-se: sustentação do perfil eficácia do perfil ângulo de ataque coeficiente de sustentação 25 / 35 25. Valores de CL negativos relacionam-se com ângulos de ataque próprios para voos: de dorso em altas velocidade em velocidades médias em cabradas violentas 26 / 35 26. A área plana equivalente produz um arrasto igual ao arrasto: parasita da asa induzida total 27 / 35 27. Resistência induzida é provocada: pelo perfil da asa por toda as partes que NÃO produzem sustentação por turbilhonamento na ponta da asa pela fuselagem 28 / 35 28. A eficácia de um perfil é a razão entre: o coeficiente de arrasto e o coeficiente de sustentação a resultante aerodinâmica e a tração a resultante aerodinâmica e a sustentação o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto 29 / 35 29. A resultante aerodinâmica é imaginariamente dividida em duas forças chamadas sustentação (L) e arrasto (D). É correto afirmar que: a tração é a resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento a sustentação é a componente vertical da resultante aerodinâmica a sustentação não pode ter valores negativos o arrasto pode ser positivo, negativo ou nulo 30 / 35 30. A resistência induzida é reduzida por um: menor alongamento maior ângulo de ataque maior alongamento menor ângulo de incidência 31 / 35 31. O ângulo de sustentação nula nos aerofólios é conseguido com ângulos de ataque: iguais a zero nos perfis simétricos negativos nos perfis simétricos iguais a zero nos perfis assimétricos positivos em quaisquer perfis, simétricos e assimétricos 32 / 35 32. O tipo de perfil em que o centro de pressão é considerado invariável com a mudança do ângulo de ataque, é denominado: axial coaxial assimétrico simétrico 33 / 35 33. Num perfil assimétrico o aumento do ângulo de ataque desloca o centro de pressão para: traz cima frente lado 34 / 35 34. Nos perfis simétricos, o ângulo de sustentação nula é: negativo zero positivo maior que um 35 / 35 35. A resistência parasita (arrasto parasita) depende de: densidade do ar e velocidade coeficiente de arrasto, área plana equivalente, densidade e velocidade densidade do ar e área plana equivalente densidade do ar, área plana equivalente e velocidade Sua pontuação é A nota média é 30% 0% Recomeçar o questionário