0% Teoria de voo - Forças aerodinâmicas Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de Forças aerodinâmicas. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 35 1. O estol é definido como sendo o ponto onde os filetes de ar sofrem um(a): diminuição de velocidade descolamento do aerofólio diminuição do atrito com o aerofólio aumento de velocidade 2 / 35 2. A força ou reação que tende a frear um corpo que se desloca no ar, é a/o: peso tração torque arrasto 3 / 35 3. A resistência induzida é reduzida por um: menor ângulo de incidência maior ângulo de ataque menor alongamento maior alongamento 4 / 35 4. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: tração arrasto resultante aerodinâmica sustentação 5 / 35 5. O resultado da fricção do ar sobre o aerofólio é denominado arrasto: parasita do perfil induzido total 6 / 35 6. Quando se aumenta o ângulo de ataque num perfil assimétrico a resultante aerodinâmica: é inversamente proporcional ao ângulo de ataque passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de ataque passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de fuga mantém-se numa posição fixa sobre a corda média aerodinâmica 7 / 35 7. Quando um aerofólio atinge o ângulo de ataque crítico, tem-se: CL mínimo e CD mínimo CL mínimo e CL alto CL máximo e CD alto CL máximo e CD mínimo 8 / 35 8. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: sustentação tração resultante aerodinâmica arrasto 9 / 35 9. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que: exista uma força aplicada sobre ele qualquer das alternativas anteriores as forças sobre ele sejam nulas a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula 10 / 35 10. Nos perfis simétricos, o ângulo de sustentação nula é: positivo zero maior que um negativo 11 / 35 11. Um aerofólio de perfil simétrico não produzirá sustentação quando: o ângulo de ataque for positivo o ângulo de incidência for positivo o ângulo de ataque for zero (nulo) a velocidade do vento relativo for inferior a 10 nós (Kt) 12 / 35 12. Uma chapa plana perpendicular ã direção do vento relativo tem maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica de igual área frontal, porque: o escoamento do ar é mais turbulento atrás da chapa, formando uma sucção o impacto do ar na chapa é maior o afilamento na parte lateral da superfície aerodinâmica corta melhor o ar na verdade, a chapa plana possui menor resistência ao avanço 13 / 35 13. A resistência parasita (arrasto parasita) depende de: densidade do ar e área plana equivalente densidade do ar e velocidade densidade do ar, área plana equivalente e velocidade coeficiente de arrasto, área plana equivalente, densidade e velocidade 14 / 35 14. A resistência induzida: é constante em qualquer situação de vôo é maior em altas velocidades depende do alongamento NÃO varia com o peso 15 / 35 15. A relação entre a sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chama-se: coeficiente de sustentação ângulo de ataque eficácia do perfil sustentação do perfil 16 / 35 16. O ângulo de ataque é formado entre o: vento relativo e a corda eixo longitudinal e o vento relativo eixo longitudinal e a corda da asa vento relativo e a direção do arrasto 17 / 35 17. A área plana equivalente produz um arrasto igual ao arrasto: total da asa parasita induzida 18 / 35 18. A resultante aerodinâmica é imaginariamente dividida em duas forças chamadas sustentação (L) e arrasto (D). É correto afirmar que: o arrasto pode ser positivo, negativo ou nulo a tração é a resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento a sustentação não pode ter valores negativos a sustentação é a componente vertical da resultante aerodinâmica 19 / 35 19. O ângulo de sustentação nula nos aerofólios é conseguido com ângulos de ataque: positivos em quaisquer perfis, simétricos e assimétricos iguais a zero nos perfis assimétricos iguais a zero nos perfis simétricos negativos nos perfis simétricos 20 / 35 20. O vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento: contrário relativo paralelo magnético 21 / 35 21. O tipo de perfil em que o centro de pressão é considerado invariável com a mudança do ângulo de ataque, é denominado: simétrico axial assimétrico coaxial 22 / 35 22. A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se: arrasto peso tração sustentação 23 / 35 23. Num perfil assimétrico o aumento do ângulo de ataque desloca o centro de pressão para: lado frente traz cima 24 / 35 24. O coeficiente de sustentação de um aerofólio atinge seu valor máximo no ângulo: de estol ou crítico mínimo de arrasto mínimo de maior rendimento (ótimo) 25 / 35 25. A eficácia de um perfil é a razão entre: a resultante aerodinâmica e a sustentação o coeficiente de arrasto e o coeficiente de sustentação a resultante aerodinâmica e a tração o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto 26 / 35 26. Assinale a resposta errada. "A força de arrasto é diretamente proporcional: à área ou superfície do corpo à densidade do ar ao coeficiente de arrasto ã velocidade de deslocamento 27 / 35 27. Sobre a força de sustentação num aerofólio, podemos afirmar que: será sempre contrária ao peso e vertical é uma componente do peso do helicóptero será sempre perpendicular ao vento relativo ela será sempre positiva 28 / 35 28. Nos perfis assimétricos, o ângulo de sustentação nula é: positivo maior que l negativo zero 29 / 35 29. O centro de pressão é o ponto de aplicação do/da: sustentação peso força centrífuga arrasto totaL 30 / 35 30. Resistência induzida é provocada: por turbilhonamento na ponta da asa por toda as partes que NÃO produzem sustentação pelo perfil da asa pela fuselagem 31 / 35 31. Valores de CL negativos relacionam-se com ângulos de ataque próprios para voos: em altas velocidade em cabradas violentas de dorso em velocidades médias 32 / 35 32. Se aumentarmos o ângulo de ataque além do valor entre o coeficiente de sustentação é máximo, os filetes de ar não mais conseguem acompanhar a curvatura superior do aerofólio e se desprendem da superfície, formando-se turbulento. Tal fenômeno ocorre imediatamente após um ângulo denominado: de perda de sustentação máxima qualquer das anteriores crítico ou de estol 33 / 35 33. A resistência parasita é aquela produzida: pela asa todo avião menos os aerofólios pelo turbilhonamento de ponta de asa pelo atrito da camada limite 34 / 35 34. Todo corpo que se desloca em um fluido, sofre desse meio uma reação que pode ser decomposta em duas componentes, denominadas: ação e reação peso e vento relativo tração e gravidade sustentação e resistência ao avanço. 35 / 35 35. A força aerodinâmica que num aerofólio é perpendicular ao vento relativo (escoamento) é conhecida como: arrasto sustentação tração resultante aerodinâmica Sua pontuação é A nota média é 31% 0% Recomeçar o questionário