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Teoria de voo - Forças aerodinâmicas

Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de Forças aerodinâmicas.

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1. O coeficiente de sustentação de um aerofólio atinge seu valor máximo no ângulo:

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2. A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se:

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3. O vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento:

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4. Todo corpo que se desloca em um fluido, sofre desse meio uma reação que pode ser decomposta em duas componentes, denominadas:

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5. A resistência parasita é aquela produzida:

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6. A força aerodinâmica que num aerofólio é perpendicular ao vento relativo (escoamento) é conhecida como:

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7. Se aumentarmos o ângulo de ataque além do valor entre o coeficiente de sustentação é máximo, os filetes de ar não mais conseguem acompanhar a curvatura superior do aerofólio e se desprendem da superfície, formando-se turbulento. Tal fenômeno ocorre imediatamente após um ângulo denominado:

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8. Um aerofólio de perfil simétrico não produzirá sustentação quando:

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9. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada:

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10. A resistência induzida:

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11. Uma chapa plana perpendicular ã direção do vento relativo tem maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica de igual área frontal, porque:

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12. O ângulo de ataque é formado entre o:

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13. Assinale a resposta errada. "A força de arrasto é diretamente proporcional:

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14. Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada:

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15. A força ou reação que tende a frear um corpo que se desloca no ar, é a/o:

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16. O centro de pressão é o ponto de aplicação do/da:

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17. O resultado da fricção do ar sobre o aerofólio é denominado arrasto:

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18. Quando um aerofólio atinge o ângulo de ataque crítico, tem-se:

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19. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que:

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20. Quando se aumenta o ângulo de ataque num perfil assimétrico a resultante aerodinâmica:

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21. Sobre a força de sustentação num aerofólio, podemos afirmar que:

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22. Nos perfis assimétricos, o ângulo de sustentação nula é:

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23. O estol é definido como sendo o ponto onde os filetes de ar sofrem um(a):

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24. A relação entre a sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chama-se:

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25. Valores de CL negativos relacionam-se com ângulos de ataque próprios para voos:

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26. A área plana equivalente produz um arrasto igual ao arrasto:

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27. Resistência induzida é provocada:

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28. A eficácia de um perfil é a razão entre:

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29. A resultante aerodinâmica é imaginariamente dividida em duas forças chamadas sustentação (L) e arrasto (D). É correto afirmar que:

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30. A resistência induzida é reduzida por um:

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31. O ângulo de sustentação nula nos aerofólios é conseguido com ângulos de ataque:

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32. O tipo de perfil em que o centro de pressão é considerado invariável com a mudança do ângulo de ataque, é denominado:

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33. Num perfil assimétrico o aumento do ângulo de ataque desloca o centro de pressão para:

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34. Nos perfis simétricos, o ângulo de sustentação nula é:

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35. A resistência parasita (arrasto parasita) depende de:

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