0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Em aviões com asas enflechadas Apenas em velocidades subsônicas Somente durante a decolagem Em aviões com cauda em T, durante estol severo 2 / 19 2. O Mach de Divergência de Arrasto indica: A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente A velocidade mínima para iniciar o voo transônico O Mach máximo possível antes da formação de estol A velocidade ideal para cruzeiro econômico 3 / 19 3. O termo “Tuck Under” refere-se a: Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Aumento da tração em regime transônico Rolamento oposto ao comandado Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach 4 / 19 4. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Descolamento da camada limite após a onda de choque Aumento da sustentação Redução da velocidade indicada Redução do número de Mach 5 / 19 5. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Redução do arrasto total Tendência de picada da aeronave Diminuição da carga no estabilizador vertical Maior sustentação no profundor 6 / 19 6. O “RollOff” pode ocorrer porque: A asa oposta à curva entra em estol de choque O leme aumenta a sustentação na asa interna A aeronave entra em voo invertido A velocidade de estol é maior que o MMO 7 / 19 7. A redução do ângulo de “downwash” afeta: O consumo de combustível O CG da aeronave A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação O funcionamento dos spoilers 8 / 19 8. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Aumentar a potência Reduzir o ângulo de ataque Aumentar a altitude de voo Reduzir o número de Mach 9 / 19 9. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: O estabilizador vertical gira automaticamente O ar está mais denso O CG desloca-se para a frente A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque 10 / 19 10. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: A camada limite se adensa O CP afasta-se do CG e o ar perde energia O ar se torna mais quente O CG se desloca para trás 11 / 19 11. O descolamento da camada limite pode causar: Diminuição da força no profundor Estabilidade total da aeronave Maior eficiência do leme Vibrações estruturais e perda de controle 12 / 19 12. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto Melhora na estabilidade longitudinal Redução da velocidade do som 13 / 19 13. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: A aeronave entra em parafuso O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira 14 / 19 14. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto parasita Arrasto induzido Arrasto de sustentação Arrasto de onda ou de compressibilidade 15 / 19 15. O Estol de Mach é causado por: Redução de potência do motor Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Velocidade subsônica constante Ângulo de ataque abaixo do ideal 16 / 19 16. O fenômeno “buffet” indica: Diminuição de arrasto aerodinâmico Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under Aumento de tração nos motores Condição ideal para voo em alta velocidade 17 / 19 17. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O CG se tornava nulo O CP se deslocava para frente O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O avião desacelerava 18 / 19 18. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Melhora na estabilidade lateral Aumento de sustentação na asa interna RollOff – rolagem oposta ao comando Estol de profundor 19 / 19 19. O “Stick Pusher” tem a função de:v Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Aumentar a potência automaticamente Corrigir automaticamente o RollOff Controlar o leme em altas velocidades Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário