0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Maior sustentação no profundor Redução do arrasto total Tendência de picada da aeronave Diminuição da carga no estabilizador vertical 2 / 19 2. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Somente durante a decolagem Apenas em velocidades subsônicas Em aviões com cauda em T, durante estol severo Em aviões com asas enflechadas 3 / 19 3. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Aumentar a potência Reduzir o ângulo de ataque Reduzir o número de Mach Aumentar a altitude de voo 4 / 19 4. O “Stick Pusher” tem a função de:v Aumentar a potência automaticamente Corrigir automaticamente o RollOff Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Controlar o leme em altas velocidades 5 / 19 5. O termo “Tuck Under” refere-se a: Rolamento oposto ao comandado Aumento da tração em regime transônico Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach 6 / 19 6. O Estol de Mach é causado por: Ângulo de ataque abaixo do ideal Redução de potência do motor Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Velocidade subsônica constante 7 / 19 7. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira A aeronave entra em parafuso O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude 8 / 19 8. A redução do ângulo de “downwash” afeta: O funcionamento dos spoilers O consumo de combustível A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação O CG da aeronave 9 / 19 9. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Redução da velocidade do som Melhora na estabilidade longitudinal Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo 10 / 19 10. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: O CP afasta-se do CG e o ar perde energia O CG se desloca para trás A camada limite se adensa O ar se torna mais quente 11 / 19 11. O Mach de Divergência de Arrasto indica: O Mach máximo possível antes da formação de estol A velocidade ideal para cruzeiro econômico A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente A velocidade mínima para iniciar o voo transônico 12 / 19 12. O fenômeno “buffet” indica: Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under Aumento de tração nos motores Diminuição de arrasto aerodinâmico Condição ideal para voo em alta velocidade 13 / 19 13. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto de onda ou de compressibilidade Arrasto induzido Arrasto de sustentação Arrasto parasita 14 / 19 14. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: O estabilizador vertical gira automaticamente O ar está mais denso O CG desloca-se para a frente A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque 15 / 19 15. O descolamento da camada limite pode causar: Maior eficiência do leme Estabilidade total da aeronave Vibrações estruturais e perda de controle Diminuição da força no profundor 16 / 19 16. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Redução do número de Mach Redução da velocidade indicada Aumento da sustentação Descolamento da camada limite após a onda de choque 17 / 19 17. O “RollOff” pode ocorrer porque: A velocidade de estol é maior que o MMO O leme aumenta a sustentação na asa interna A asa oposta à curva entra em estol de choque A aeronave entra em voo invertido 18 / 19 18. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Estol de profundor Melhora na estabilidade lateral RollOff – rolagem oposta ao comando Aumento de sustentação na asa interna 19 / 19 19. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O avião desacelerava O CP se deslocava para frente O CG se tornava nulo Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário