0% Teoria de voo de alta velocidade - Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Efeitos das ondas de choque normais nos voos transônicos Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. A redução do ângulo de “downwash” afeta: O consumo de combustível O funcionamento dos spoilers O CG da aeronave A capacidade do estabilizador horizontal gerar sustentação 2 / 19 2. O aumento do arrasto gerado pelas ondas de choque é denominado: Arrasto de sustentação Arrasto de onda ou de compressibilidade Arrasto induzido Arrasto parasita 3 / 19 3. O que ocorre quando uma aeronave ultrapassa o Mach Crítico? Redução do arrasto e aumento da eficiência dos comandos de voo Melhora na estabilidade longitudinal Redução da velocidade do som Formação de ondas de choque normais e aumento do arrasto 4 / 19 4. No regime transônico, os comandos de voo perdem eficiência porque: O CG desloca-se para a frente O ar está mais denso A energia do fluxo de ar é dissipada pelas ondas de choque O estabilizador vertical gira automaticamente 5 / 19 5. O deslocamento do centro de pressão (CP) para trás em voo transônico provoca: Maior sustentação no profundor Diminuição da carga no estabilizador vertical Redução do arrasto total Tendência de picada da aeronave 6 / 19 6. O “Stick Pusher” tem a função de:v Controlar o leme em altas velocidades Evitar que a aeronave atinja o ângulo de ataque crítico Aumentar a potência automaticamente Corrigir automaticamente o RollOff 7 / 19 7. Em velocidades próximas ao MMO, o uso do leme direcional pode causar: Estol de profundor Melhora na estabilidade lateral RollOff – rolagem oposta ao comando Aumento de sustentação na asa interna 8 / 19 8. O Mach de Divergência de Arrasto indica: A velocidade a partir da qual o arrasto de onda cresce rapidamente A velocidade ideal para cruzeiro econômico O Mach máximo possível antes da formação de estol A velocidade mínima para iniciar o voo transônico 9 / 19 9. A força necessária para movimentar os comandos aumenta porque: O CG se desloca para trás A camada limite se adensa O ar se torna mais quente O CP afasta-se do CG e o ar perde energia 10 / 19 10. O fenômeno “buffet” indica: Aumento de tração nos motores Diminuição de arrasto aerodinâmico Condição ideal para voo em alta velocidade Vibração progressiva que antecipa o estol ou o Tuck Under 11 / 19 11. O Estol de Mach é causado por: Redução de potência do motor Descolamento da camada limite devido às ondas de choque Ângulo de ataque abaixo do ideal Velocidade subsônica constante 12 / 19 12. A principal causa do aumento do arrasto próximo ao MMO é: Descolamento da camada limite após a onda de choque Redução do número de Mach Aumento da sustentação Redução da velocidade indicada 13 / 19 13. O Estol Profundo (“Deep Stall”) é um risco: Em aviões com asas enflechadas Em aviões com cauda em T, durante estol severo Somente durante a decolagem Apenas em velocidades subsônicas 14 / 19 14. A condição conhecida como "Coffin Corner" ocorre quando: O avião atinge velocidade supersônica em baixa altitude As velocidades de estol e de MMO se encontram na mesma altitude A aeronave entra em parafuso A velocidade indicada é muito menor que a verdadeira 15 / 19 15. O termo “Tuck Under” refere-se a: Rolamento oposto ao comandado Aumento da tração em regime transônico Ganho de sustentação devido ao ar rarefeito Tendência da aeronave de picar com o aumento do número de Mach 16 / 19 16. O descolamento da camada limite pode causar: Maior eficiência do leme Diminuição da força no profundor Estabilidade total da aeronave Vibrações estruturais e perda de controle 17 / 19 17. Uma forma eficaz de combater o Tuck Under é: Aumentar a altitude de voo Reduzir o número de Mach Reduzir o ângulo de ataque Aumentar a potência 18 / 19 18. Durante o mergulho de aeronaves antigas, os efeitos do Tuck Under desapareciam porque: O Número de Mach diminuía com a perda de altitude O CG se tornava nulo O avião desacelerava O CP se deslocava para frente 19 / 19 19. O “RollOff” pode ocorrer porque: O leme aumenta a sustentação na asa interna A asa oposta à curva entra em estol de choque A velocidade de estol é maior que o MMO A aeronave entra em voo invertido Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário