0% Teoria de voo - voo em curva Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. Durante uma curva com inclinação de 60°, a sustentação necessária é: Inexistente O dobro do peso Igual ao peso Menor que o peso 2 / 20 2. O fenômeno conhecido como guinada adversa é causado por: Alta velocidade vertical Aplicação do profundor Excesso de peso em curvas Diferença de sustentação entre asas 3 / 20 3. O uso de ailerons diferenciais ou tipo frise ajuda a: Reduzir o empuxo Eliminar o peso da asa externa Compensar a guinada adversa Melhorar o desempenho do motor 4 / 20 4. Quando o avião se inclina para realizar uma curva, a sustentação se divide em: Vertical e horizontal Vertical e arrasto Peso e centrífuga Horizontal e empuxo 5 / 20 5. O menor raio possível de curva que um avião pode executar chama-se: Raio limite Raio dinâmico Raio absoluto Raio crítico 6 / 20 6. Uma curva com ângulo de inclinação de 90°: Só pode ser feita com o uso de leme Exige sustentação infinitamente grande É comum em aeronaves comerciais É segura em baixa altitude 7 / 20 7. A curva glissada ocorre quando: Há excesso de leme O nariz aponta para dentro da curva A velocidade é muito baixa Há falta de aileron 8 / 20 8. A curva coordenada é aquela em que: Apenas os ailerons são utilizados Ailerons, leme e profundor são dosados corretamente O motor trabalha em potência mínima A altitude é ignorada 9 / 20 9. Para compensar a guinada adversa, o piloto deve: Usar o leme na direção da curva Aplicar mais aileron Reduzir o empuxo Inclinar mais as asas 10 / 20 10. O estol em curva pode ocorrer mesmo em alta velocidade se: O ângulo de ataque crítico for ultrapassado O leme não for aplicado O empuxo for excessivo A altitude for muito elevada 11 / 20 11. O que acontece com o arrasto durante uma curva? Aumenta devido à inclinação das asas Permanece constante Diminui drasticamente Só muda em aeronaves a jato 12 / 20 12. Qual fator contribui para o estol de ponta de asa durante curvas? Aplicação contrária de aileron Falta de potência Uso do leme de forma contínua Aumento do peso 13 / 20 13. O ângulo de inclinação influencia diretamente: A altura do voo A direção do vento O peso da aeronave O raio da curva 14 / 20 14. Por que o avião tende a aumentar sua inclinação naturalmente durante uma curva? O motor gira em sentido contrário à curva A asa externa voa mais rápido e gera mais sustentação A asa interna perde sustentação mais rápido A ação do leme provoca mais torque 15 / 20 15. Em altitudes elevadas, o raio limite de curva tende a: Aumentar Diminuir Permanecer constante Tornar-se nulo 16 / 20 16. O que permite que uma aeronave mude de direção durante uma curva? Inclinar as asas (ângulo de inclinação) Ajustar o leme Reduzir o peso da aeronave Aumentar o empuxo 17 / 20 17. O peso da aeronave influencia diretamente: O ângulo de inclinação A direção da curva A velocidade crítica A necessidade de mais sustentação e potência 18 / 20 18. A força centrípeta em uma curva é gerada por: Empuxo do motor Componente horizontal da sustentação Peso da aeronave Arrasto 19 / 20 19. A curva derrapada ocorre quando: Há excesso de leme A sustentação é maior que o peso Falta leme Há estol de ponta de asa 20 / 20 20. Durante curvas, a velocidade de estol: Aumenta com o ângulo de inclinação Diminui com o aumento do ângulo de inclinação Permanece igual ao voo nivelado É irrelevante para a segurança do voo Sua pontuação é A nota média é 80% 0% Recomeçar o questionário