0% Teoria de voo - voo em curva Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de Compressibilidade e viscosidade do ar atmosférico Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. A força centrípeta em uma curva é gerada por: Componente horizontal da sustentação Peso da aeronave Empuxo do motor Arrasto 2 / 20 2. O peso da aeronave influencia diretamente: A velocidade crítica A necessidade de mais sustentação e potência O ângulo de inclinação A direção da curva 3 / 20 3. O estol em curva pode ocorrer mesmo em alta velocidade se: O ângulo de ataque crítico for ultrapassado O empuxo for excessivo O leme não for aplicado A altitude for muito elevada 4 / 20 4. Durante curvas, a velocidade de estol: Aumenta com o ângulo de inclinação Permanece igual ao voo nivelado Diminui com o aumento do ângulo de inclinação É irrelevante para a segurança do voo 5 / 20 5. O uso de ailerons diferenciais ou tipo frise ajuda a: Eliminar o peso da asa externa Reduzir o empuxo Melhorar o desempenho do motor Compensar a guinada adversa 6 / 20 6. Quando o avião se inclina para realizar uma curva, a sustentação se divide em: Vertical e arrasto Horizontal e empuxo Vertical e horizontal Peso e centrífuga 7 / 20 7. Durante uma curva com inclinação de 60°, a sustentação necessária é: Igual ao peso O dobro do peso Menor que o peso Inexistente 8 / 20 8. O que permite que uma aeronave mude de direção durante uma curva? Inclinar as asas (ângulo de inclinação) Aumentar o empuxo Ajustar o leme Reduzir o peso da aeronave 9 / 20 9. Para compensar a guinada adversa, o piloto deve: Inclinar mais as asas Reduzir o empuxo Usar o leme na direção da curva Aplicar mais aileron 10 / 20 10. O que acontece com o arrasto durante uma curva? Permanece constante Diminui drasticamente Aumenta devido à inclinação das asas Só muda em aeronaves a jato 11 / 20 11. A curva glissada ocorre quando: O nariz aponta para dentro da curva Há excesso de leme Há falta de aileron A velocidade é muito baixa 12 / 20 12. A curva coordenada é aquela em que: O motor trabalha em potência mínima Apenas os ailerons são utilizados A altitude é ignorada Ailerons, leme e profundor são dosados corretamente 13 / 20 13. O ângulo de inclinação influencia diretamente: O raio da curva A direção do vento A altura do voo O peso da aeronave 14 / 20 14. O fenômeno conhecido como guinada adversa é causado por: Diferença de sustentação entre asas Alta velocidade vertical Excesso de peso em curvas Aplicação do profundor 15 / 20 15. A curva derrapada ocorre quando: Há excesso de leme Há estol de ponta de asa A sustentação é maior que o peso Falta leme 16 / 20 16. Qual fator contribui para o estol de ponta de asa durante curvas? Aplicação contrária de aileron Falta de potência Uso do leme de forma contínua Aumento do peso 17 / 20 17. Uma curva com ângulo de inclinação de 90°: Exige sustentação infinitamente grande Só pode ser feita com o uso de leme É segura em baixa altitude É comum em aeronaves comerciais 18 / 20 18. Em altitudes elevadas, o raio limite de curva tende a: Permanecer constante Aumentar Diminuir Tornar-se nulo 19 / 20 19. O menor raio possível de curva que um avião pode executar chama-se: Raio crítico Raio limite Raio dinâmico Raio absoluto 20 / 20 20. Por que o avião tende a aumentar sua inclinação naturalmente durante uma curva? A asa interna perde sustentação mais rápido A asa externa voa mais rápido e gera mais sustentação A ação do leme provoca mais torque O motor gira em sentido contrário à curva Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário