0% Teoria de voo - pousos e decolagens Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de pousos e decolagens Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 19 1. Qual é a função dos flapes durante a decolagem em áreas confinadas? Estabilizar o motor. Aumentar o arrasto. Diminuir a sustentação. Maximizar a sustentação. 2 / 19 2. Qual é a sequência correta das etapas do pouso? Aproximação – Flare – Toque – Corrida. Toque – Aproximação – Flare – Corrida. Flare – Corrida – Aproximação – Toque. Corrida – Toque – Flare – Aproximação. 3 / 19 3. O que pode obrigar o piloto a arremeter por instrução externa? Mudança no plano de voo. Pressão baixa no pneu. Desequilíbrio de combustível. Ordem da torre de controle (ATC). 4 / 19 4. Qual fator contribui para uma decolagem mais eficiente? Pista com aclive. Alta temperatura e umidade. Ar seco e de alta densidade. Vento de cauda. 5 / 19 5. A inclinação da pista mais favorável ao pouso é: Irregular. Horizontal. Em declive. Em aclive. 6 / 19 6. Em que momento da decolagem a aeronave deixa o solo? Antes da Vr. Quando o piloto aplica flapes. Durante a corrida. Após a rotação. 7 / 19 7. O que acontece quando se decola com vento de cauda? A sustentação é gerada mais rapidamente. A distância de decolagem aumenta. A distância de decolagem diminui. O avião decola mais rápido. 8 / 19 8. Em condições normais, a decolagem deve ser feita com: Vento de proa. Sempre sem vento. Vento de cauda. Vento cruzado. 9 / 19 9. O que caracteriza a decolagem curta? Descida acentuada após a rotação. Uso de reversores durante a corrida. Menor aceleração e ângulo de subida plano. Aplicação total de potência antes da liberação dos freios. 10 / 19 10. O que caracteriza a operação de decolagem de uma aeronave? Subida vertical com motores desligados. Redução da potência para manter o voo nivelado. Transição do solo para o voo, com aceleração máxima. Redução da velocidade e toque no solo. 11 / 19 11. Qual é a principal razão para realizar uma arremetida? Para economizar combustível. Quando o avião já pousou. Para testar o motor. Quando há aproximação instável ou obstrução na pista. 12 / 19 12. Durante a decolagem, por que os aviões com trem de pouso convencional erguem a cauda? Para reduzir a sustentação. Para evitar que o nariz toque o solo. Para diminuir o ângulo de ataque e o arrasto. Para aumentar o arrasto. 13 / 19 13. Durante o pouso de pista, o toque inicial deve ocorrer com: As rodas do trem principal. O estabilizador horizontal. A bequilha. As asas. 14 / 19 14. O uso de flapes e slots durante a aproximação tem como objetivo: Aumentar a velocidade. Aumentar o consumo de combustível. Reduzir a sustentação. Reduzir a velocidade e aumentar o ângulo de planeio. 15 / 19 15. Quando deve-se realizar a rotação da aeronave? Logo após aplicar potência máxima. Após atingir 120% a 130% da velocidade de estol. Com 100% da velocidade de estol. Assim que os freios forem liberados. 16 / 19 16. Qual das alternativas descreve corretamente o pouso em três pontos? Pouso apenas com o trem principal. Pouso com todas as rodas ao mesmo tempo. Toque simultâneo com o trem principal e bequilha. Toque inicial com o trem de nariz. 17 / 19 17. O risco de pilonagem e cavalo de pau é mais elevado em aviões com: Trem de pouso convencional. Trem de pouso triciclo. Hélices de RPM constante. Asa alta. 18 / 19 18. O que ocorre com o atrito dos pneus durante a decolagem? Permanece constante. Diminui com o aumento da sustentação. Só age após a rotação. Aumenta progressivamente com a velocidade. 19 / 19 19. Qual das opções é uma etapa da decolagem? Corrida de decolagem. Arredondamento. Corrida de pouso. Arremetida. Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário