0% Teoria de voo - voo planado Esse questionário tem como objetivo tester seus conhecimentos no tema de noções de voo planado. Clique no botão abaixo para iniciar o questionário. 1 / 20 1. O principal objetivo de treinamentos com mergulho controlado é: Reduzir o tempo de aproximação Aumentar a sustentação em voo horizontal Demonstrar controle e gestão da energia durante emergências Ganhar altitude rapidamente 2 / 20 2. Um piloto está a 3000 metros de altitude com razão de planeio de 15:1. Qual a distância horizontal máxima estimada? 30 km 45 km 20 km 15 km 3 / 20 3. Em altitudes elevadas, a velocidade indicada permanece constante porque: O aumento da velocidade compensa a redução da densidade do ar A densidade do ar aumenta com a altitude O tubo de pitot não funciona corretamente O peso da aeronave aumenta 4 / 20 4. O instrumento utilizado para medir a razão de descida é: Anemômetro Variômetro (climb) Altímetro Horizonte artificial 5 / 20 5. O que ocorre se o piloto exceder o ângulo de ataque ideal durante o voo planado? A velocidade aumenta e o alcance aumenta O ângulo de planeio diminui A velocidade e a distância planada diminuem O avião entra em regime de subida 6 / 20 6. A velocidade de menor razão de descida é ideal para: Permanecer o maior tempo possível no ar Fazer a descida mais íngreme Aumentar a sustentação ao máximo Alcançar o pouso mais rápido 7 / 20 7. Qual das afirmações está correta sobre a sustentação durante o voo planado? A sustentação aumenta continuamente com a perda de altitude A sustentação é menor que o peso da aeronave A sustentação é igual ao peso da aeronavev A sustentação não atua nesse tipo de voo 8 / 20 8. A razão de planeio representa: A velocidade vertical durante o planeio A proporção entre tração e peso A distância horizontal percorrida por unidade de altitude perdida A força total exercida sobre a aeronave 9 / 20 9. Ao planejar o pouso em voo planado, é essencial considerar: Apenas a altitude da aeronave A presença de torres de controle A velocidade final atingida em mergulho O vento, obstáculos e a razão de planeio 10 / 20 10. O vento de cauda durante um voo planado: Reduz o ângulo de planeio Aumenta a distância que a aeronave pode percorrer Aumenta a sustentação Reduz o tempo de voo 11 / 20 11. Em um voo planado, qual é a principal fonte de energia que mantém a aeronave em deslocamento? Energia química do combustível Energia potencial acumulada pela altitude Energia elétrica dos sistemas de bordo Energia cinética do motor 12 / 20 12. Uma razão de planeio de 12:1 significa que: A aeronave perde 12 metros de altitude para cada metro percorrido O ângulo de planeio é de 12 graus A aeronave voa por 12 minutos antes de pousar A aeronave percorre 12 metros na horizontal para cada metro de altitude perdida 13 / 20 13. Durante uma emergência com falha de motor, o primeiro passo é: Avaliar condições ambientais e possíveis locais de pouso Ativar o piloto automático Acionar o trem de pouso Reduzir a razão de descida ao mínimo 14 / 20 14. Como o arrasto aerodinâmico afeta o voo planado? Melhora a razão de planeio Não influencia significativamente Aumenta a velocidade final Reduz o alcance do voo planado 15 / 20 15. O que impulsiona a aeronave para frente durante o voo planado? O vento de cauda O arrasto A componente horizontal do peso A sustentação 16 / 20 16. A velocidade final atingida em uma descida abrupta é limitada por: A inclinação das asas O empuxo gerado pelo motor O equilíbrio entre a força da gravidade e a resistência do ar O comprimento da asa 17 / 20 17. Sobre o ângulo de planeio, é correto afirmar: É o ângulo entre a trajetória da aeronave e o solo durante a descida Representa o ângulo de ataque da asa É igual ao ângulo de incidência da asa É o ângulo entre o eixo longitudinal da aeronave e o horizonte 18 / 20 18. A velocidade de melhor planeio é: A velocidade que permite a maior distância planada A velocidade mínima de controle em voo A velocidade em que se obtém o menor consumo de combustível A velocidade máxima permitida em descida 19 / 20 19. O ar rarefeito em altitudes elevadas afeta: A velocidade verdadeira e a razão de descida, que aumentam A razão de planeio, que diminui A velocidade indicada, que aumenta O ângulo de planeio, que se reduz 20 / 20 20. Sobre o peso da aeronave no voo planado, é correto afirmar: Aumenta a sustentação proporcionalmente Reduz o alcance horizontal Aumenta a velocidade de planeio, mas não altera a razão de descida Torna o voo planado inviável Sua pontuação é A nota média é 0% 0% Recomeçar o questionário