Para iniciarmos o estudo da meteorologia, é necessário, primeiramente, definir meteorologia. Veja abaixo:
Meteorologia
É a ciência que estuda a atmosfera, seus fenômenos e
atividades. É de suma importância que os membros da
tripulação possuão um conhecimento das condições do
tempo a fim de realizarem um voo mais seguro.
A meteorologia é dividida em duas vertentes de estudo, conforme abaixo:
- Meteorologia pura – que é o estudo da meteorologia dirigido para o campo da pesquisa. Por exemplo: Meteorologia sinótica, dinâmica tropical, polar, nuclear, etc
- Meteorologia aplicada – Que é o estudo da meteorologia dirigido para os diversos ramos da atividade humana. Por exemplo: Meteorologia marítima, agrícola, industrial, aeronáutica etc.
Para nós, odviamente, o que interessa é o estudo da meteorologia aeronáutica. Dessa forma, nessa introdução faremos uma breve apresentação de como a meteorologia aeronáutica é estruturada no Brasil e no mundo.
Meteorologia aeronáutica
É o estudo dos fenômenos de tempo que ocorrem na atmosfera que afetam a segurança das navegações e atividades aéreas. É utilizada na proteção ao voo através da informação meteorológica, que compreende as seguintes fases:
- Observação – É a verificação visual ou instrumental dos elementos que representam as condições meteorológicas de um determinado local numa determinada hora. Pode ser realizada pela Estação meteorológica de superfície (EMS), Estação meteorológica de altitude (EMA) ou radares meteorológicos (ERM).




- Divulgação – É a transmissão, para fins de difusão no meio aeronáutico das observações realizadas para que outros locais tomem conhecimento das condições reinantes num determinado local.

- Coleta – É a coleta, para fins meteorológicos, das observações feitas.

- Analise – É o estudo e interpretação das observações coletadas a serem fornecidas sob forma de previsão do tempo. Esse estudo é feito pelos centros de meteorologia.

- Exposição – É a entrega das observações, analise e previsões para consulta direta dos aeronavegantes.
No Brasil essa entrega é feita pelo site: www.redemet.aer.mil.br/

A informação meteorológica apoia a navegação aérea através da sequência de todas essas fases. Basicamente, o serviço de meteorologia é composto de uma rede de estações de superfície, redes de estações de rádio sondagem, estações rastreadoras de satélites meteorológicos e centros de previsão meteorológica.
Meteorologia aeronáutica internacional
Na conferência de Chicago, em 1944, houve um encontro que deu origem a OACI, onde ficou estabelecido que os países membros mantivessem um serviço meteorológico com finalidade de garantir aos usuários as informações necessárias para a segurança das operações aéreas. Essa divulgação de informações deve ser padronizado e uniforme entre todos os países membros.
Para isso foi criado dois grandes centros de meterologia mundiais WAFC um em Washington e outro em Londres. E ligados a eles centros nacionais de meteorologia aeronáutica CNMA.

Meteorologia aeronáutica no Brasil
No Brasil, a meteorologia aeronáutica está estruturada sob a forma de uma rede de centros meteorológicos (RCM) e uma rede de estações meteorológicas (REM). Todas essas atividades são de responsabilidade do comando da aeronáutica através do DECEA.

Veja agora a definição de cada uma das siglas mostradas acima:
CNMA – Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica – É o principal centro meteorológico do SISCEAB. Tem como finalizade preparar as cartas meterorológicas de tempo significativo e repassar aos demais centros da rede as previsões.

REM – Rede de estações meteorológicas – Que são as EMS, EMA e ERM.

RCM – Rede de Centros Meteorológicos – Que são CMV, CMM e CMA.