Performance do motor

Performance do motor é o desempenho do motor, avaliado principalmente pela potência que ele desenvolve em diversas situações.

Torque e potência

Torque – É a capacidade de uma força produzir rotação. No motor de um avião, o torque indica o esforço rotacional do eixo sobre a hélice.

Potência – É o trabalho que o motor executa por unidade de tempo. A potência é geralmente medida em HP, Horse Power. Num motor, a potência é igual ao torque multiplicado pela velocidade de rotação.

Obs:. 1HP = 76Kgf

Os fatores mais importantes na determinação da potência de um motor são a cilindrada, a eficiência ou rendimento e a velocidade de rotação.

Cilindrada

A cilindrada é o volume deslocado pelo pistão durante o seu curso, ou seja, o volume compreendido entra os pontos mortos. Nos motores multicilíndricos, a cilindrada é o volume deslocado por todos os pistões desse motor. É importante não confundir cilindrada com volume do cilindro.

Eficiência ou rendimento

Indica a parcela da energia calorifica do combustível aproveitada pelo motor para produzir energia mecânica.  Nos motores reais, varia de 25% a 30%. A eficiência depende de:

  • Melhor construção do motor
  • Elevada taxa de compressão

Taxa ou razão de compressão

É o quociente entre o volume do cilindro e o volume da câmara de combustão.

Para aumentar a eficiência do motor, seria ideal se pudéssemos adotar taxas de compressão muito elevadas. Na prática, porém, não é possível adotar taxas muito superiores a 8.1, devido ao fenômeno de detonação ou batida de pinos, que estudaremos mais adiante.

Limitações de rotação da hélice

Por razões aerodinâmicas, a eficiência da hélice cai acentuadamente quando suas pontas atingem velocidades próximas a do som. Para evitar isso, os motores aeronáuticos são geralmente de baixa rotação e torque elevado (isso se consegue através de grandes cilindradas). Existem, porém, motores aeronáuticos de alta rotação, que acionam a hélice através de engrenagens de redução.

Tipos de potências

Potência teórica

É a potência liberada pela queima do combustível, e representa a totalidade da energia contida no combustível. A potência teórica é determinada através de um instrumento de laboratório denominado calorímetro.

Potência indicada

É a potência desenvolvida pelos gases queimados sobre o pistão. Ela é calculada através de aparelhos chamados indicadores, medindo diretamente as pressões dentro do cilindro. A limitação da taxa de compressão reduz, por si só, a potência indicada para menos de 60% da potência teórica.

Potência efetiva 

É potência que o motor fornece no eixo da hélice. Ela é igual a potência indicada reduzida da perdas por atrito das peças internas do motor. A potência efetiva é geralmente medida em aparelhos chamados dinamômetros, mas no caso dos motores aeronáuticos, usam-se com frequência os molinetes, que são hélices especiais calibradas. A potência efetiva é também chamada de potência ao freio, porque os dinamômetros e molinetes funcionam como freios que simulam a carga imposta pela hélice sobre o motor.

Potência máxima  

É a potência efetiva máxima que o motor é capaz de fornecer. Geralmente supera a potência de projeto do motor, mas pode ser usada por curto tempo, como nas decolagens ou em caso de emergências.

Potência nominal

É a potência efetiva máxima para qual o motor foi projetado. Pode ser usada por tempo indeterminado.

Potência de atrito

É a potência perdida por atrito nas partes internas do motor. Ela varia conforme a rotação, e pode ser determinada pelo dinamômetro, girando o motor sem alimentação e ignição por meios externos.

Potência útil

É chamada também de potência tratora ou potência de tração, nada mais é que a potência desenvolvida pelo grupo motopropulsor sobre o avião. Nos aviões a hélice, a potência útil é igual a potência efetiva multiplicada pela eficiência da hélice.

É importante conhecer as abreviaturas em inglês, pois são muito usadas nas publicações aeronáuticas.

  • IHP – (Indicated Horse Power)                
  • Potência Indicada
  • BHP – (Brake Horse Power)                                
  • Potência Efetiva
  • FHP – (Friction Horse Power)                              
  • Potência De Atrito
  • THP – (Thrust Horse Power)                                
  • Potência Útil

Em ordem decrescente temos:

  • 1° – Potência teórica
  • 2° – Potência indicada
  • 3° – Potência efetiva
  • 4° – Potência útil
  • 5° – Potência de atrito

Além das potencias já citadas temos a Potência Necessária e a Potência Disponível.

Potência Necessária

É a potência que o avião necessita para manter o voo nivelado numa dada velocidade.

Potência Disponível

É a potência útil máxima que o motor pode fornecer ao avião. Num voo de cruzeiro, usa-se apenas uma parte da potência disponível, para economizar combustível.

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