Todo voo deve se iniciar antes mesmo dos pilotos entrarem na aeronave para de fato efetuar o voo. Esse deve ser realizado de maneira segura e satisfatória e para isso é necessário realizar um planejamento do voo. Nesse planejamento serão consultados e definidos divérsos itens necessários para que o voo possa ocorrer de maneira segura, como exemplo podemos citar: consulta de ROTAER, NOTAM, meterologia atual e prevista para os aeródromos envolvidos e em rota, determinação das velocidades, níveis de voo, rumo, proa e rota a ser voada, itens de performance e muitos outros itens que abordaremos a seguir.
O planejamento de voo é de responsabilidade do comandante da aeronave. Porem, esse pode ser realizado por um despachante operacional de voo (DOV) ou um coodenador de voo (CV), mas sempre conferido e aprovado pelo comandante da aeronave.
Rotaer e notam
São documentos que trazem informações fixas e temporárias, respectivamente, de um determinado aeródromo ou espaço aéreo. Antes de cada voo, por menor que ele seja, o piloto deve consultar tais documentos para verificar se há alguma mudança nas caracteristicas do aeródromo e ou do espaço aéreo a ser sobrevoado.
Até mesmo pilotos que estão acostumados a voar sempre em um mesmo aeródromo deve consultar esses documentos, visto que alguma restrição pode começar a valer de uma hora para outra e se o piloto não tivesse esse conhecimento prévio poderá enfrentar grandes problemas.
No ROTAER é possível verificar se o aeródromo possui infraestrutura adequada, se oferece combustível, os telefones das salas AIS, meteorologica, abastecimento etc
Já no Notam é possível verificar se o aeródromo possui alguma restrição temporária, se a pista está interditada etc
Meteorologia
Na preparação de um voo o piloto deve consultar as informações meteorológicas para saber como estão as condições de tempo, bem como tambêm se preparar para as condições previstas. Deve ser consultada meteorologia do aeródromo de partida, destino e tambêm das condições em rota. Para isso os pilotos podem acessar o principal site de consulta meteorológica. www.redemet.aer.mil.br/
As principais informações meteorológicas que devem ser consultadas são:
- METAR
- TAF
- Cartas SIGWX
- Cartas de vento
- Imagens de satélite
Distância, velocidade e tempo de voo
Essas informações são muito importantes em um planejamento. Com elas o piloto poderá calcular os consumos e posteriormente quanto será abastecido de combustível na aeronave.
Para se medir a distância pode-se agir da seguinte forma:
Em uma carta WAC riscar uma linha reta entre os pontos, por exemplo, na carta abaixo queremos saber a distância do aeródromo de Macaé até o aeródromo de Campos.

Observe que essas cartas possuem linhas pontilhadas (a qual chamaremos de escala graduada) que nada mais são do que as linhas de latitude e longitude. Essas podem ser usadas para medir distâncias. Cada tracinho equivale a 1 milha náutica.

Com uma reguá veja quantos centimetros tem a linha que você riscou e verifique na escala graduada quantos tracinhos ocupam nesses centimetros. Sabendo que cada tracinho equivale a 1 milha náutica teremos a distância exata. No caso desse exemplo é aproximadamente 46 milhas náuticas.
Após medir a distância devemos verificar a velocidade a qual iremos voar. Lembrando que cada fase do voo será usado uma velocidade. Por exemplo, existe uma velocidade ideal de subida, outra velocidade ideal para cruzeiro e outra velocidade ideal para descida. Cada aeronave apresenta suas velocidades de acordo com o seu manual de operações. Vamos supor, como exemplo que estejamos voando uma aeronave que apresente velocidade de cruzeiro de 80 nós, em subida de 65 nís e descida com 70 nós. Essas são as velocidades que devemos usar em todo o planejamento.
Para calcular o tempo de voo vamos usar uma fórmula muito famosa da física.
S=V.T
Onde:
S= Distância
V= Velocidade
T = Tempo
Tendo os valores da distância e da velocidade, encontraremos o tempo.
No exemplo enterior temos 46 milhas de distância e uma velocidade de cruzeiro de 80 nós. Vamos aqui despresar os momentos de subida e descida para facilitar o entendimento.
Dessa forma temos:
S=V.T
46=80.T
T= 0,575 Horas, multiplicando por 60 teremos
T= 35 minutos de voo
Rumo, proa, rota
Saber para qual direção ir após decolar é primordial para se efetuar um voo seguro. Para isso devemos calcular o rumo e a proa.
Lembre-se que o rumo é ângulo que vamos traçar na carta e proa é o ângulo real a qual iremos voar. A proa é a correção do rumo para as condições de vento.

Seguindo o exemplo anterior e ajustando um transferidor sobre o aeródromo de Macaé, com marcação Norte para cima. Temos o valor de 35º para rumo verdadeiro.
Agora fique atento, em voo devemos usar rumo margnético, portanto devemos transformar esse Rumo verdadeiro encontrado em Rumo magnético.
Para isso use as fórmulas mostradas abaixo:

Para encontrar a DMG nessas cartas basta encontrar a linha tracejada na cor roxa mais próxima da região do voo.

Nessa carta, a DMG mais próxima é de 23ºW. Portanto, devemos somar a DMG com o RV para encontrar o RM. Encontramos assim RM = 57º.
Nível de voo
O nível de voo deve ser escolhido de acordo com o rumo magnético a ser voado. No caso do nosso exemplo, poderiamos voar em níveis impares.

Maior obstáculo
Outro item que os pilotos devem ficar atentos é com relação ao maior obstáculo na região em que estará voando. Ter esse conhecimento prévio ajudará o piloto a manter uma altitude apropriada para manter separação desses obstáculos e garantir maior segurança para o voo.
Folha de planejamento
Para facilitar e organizar os dados existem as folhas de planejamento onde os pilotos vão inserir essas informações.

Em voo
Em voo é importante calcular os estimados para seram informados ao controle de tráfego aéreo. Normalmente o controle solicita estimados para pouso e entrada nas terminais. Dessa forma, é bom considerar esses estimados em seu planejamento.
Anote sempre os horários de partida e decolagem para facilitar os estimados.
Conclusão
Planejar o voo é de extrema importancia para a segurança de voo. Visto a necessidade de se conhecer em detalhes todas as informações necessárias para o voo.
Nunca deixe de planejar um voo, por menor que ele seja, sempre planeje. Consulte as informações, envie o plano de voo, consulte o máximo de informações que puder encontrar. Isso poderá salvar a sua vida.
