ROTAER

O que é ROTAER?

Um voo se inicia muito antes do embarque dos passageiros e tripulação na aeronave. Para que um voo possa acontecer de forma segura é necessário, dentre outras coisas, que seja realizado todo um planejamento para saber informações importantes como: frequências a serem usadas, previsão meteorológica, elevação dos aeródromos de partida, destino e de alternativa, comprimento das pistas que serão utilizadas e outras coisas.

Para isso foram criadas publicações aeronáuticas que são consultadas pelos pilotos para obterem essas informações. Uma dessas publicações é o ROTAER (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas).

Esse documento tem como objetivo apresentar as informações de um aeródromo para o planejamento de um voo nacional. Essas informações precisão ser diretas para que sejam rápidas de serem lidas e interpretadas.

Todas as informações aeronáuticas apresentadas no ROTAER são fornecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as mesmas não são alteradas com frequência, apenas em casos de mudanças significativas no aeródromo, ou seja, o ROTAER apresenta informações e características fixas de um aeródromo.

Qual a importância do ROTAER para o planejamento de um voo? 

Um bom planejamento de voo é aquele onde se tem todas as informações que são necessárias não só para a operação normal, mas também informações que podem ser uteis em situações onde não seja possível o pouso no aeródromo de destino, sendo necessário seguir para o aeródromo de alternativa.

Por esse motivo, o piloto responsável por um voo sempre deve consultar várias publicações, dentre elas o ROTAER, dos aeródromos de partida, destino e alternativa, seja o voo realizado sob regras visuais ou regras por instrumentos. 

A alguns anos atrás, se alguém quisesse consultar a informação sobre algum aeródromo era preciso obter as versões impressas do ROTAER, que eram disponibilizados pelo DECEA. Porém, se houvesse alguma alteração nos dados precisava esperar até vários dias para que a ANAC solicitasse as informações, e que as mesmas estivessem disponíveis publicamente.  

Mas em 2017 a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que entraria em vigor o ROTAER Digital, facilitando o acesso do público e a alteração nos dados do local. Agora todas as informações ROTAER estão disponibilizadas por meio digital e com fácil acesso mediante uso de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos. Essa evolução trouxe grande melhoria para a atualização e consulta das informações do ROTAER.

Como acessar e procurar um aeródromo no ROTAER digital? 

Como forma rápida e prática de acessar as informações digitais sobre o ROTAER, os aviadores utilizam o site AISWEB, que é o site oficial de informações aeronáuticas brasileiras onde há todos os dados que serão usados para o planejamento de um voo. 

“Basta digitar AISWEB no GOOGLE para acessar o site ou acessar pelo endereço https://aisweb.decea.mil.br/”

Para acessar o ROTAER, basta ir a página principal do AISWEB e clicar em ROTAER, mostrado na imagem abaixo contornada de vermelho.

Logo, aparecerá a página de busca ROTAER conforme mostrado abaixo.

O que preencher em cada campo do ROTAER digital?

Faremos uma explicação de cada campo do ROTAER digital e o que preencher em cada um.

D-AMDT

De uma forma simplificada, pode se dizer que D-AMDT (Amendment) é a uma emenda a Publicação de Informação Aeronáutica (AIP), ou seja, a data da última modificação que ocorreu naquela informação ROTAER.

Essas informações geralmente não têm variação temporária e alguns aeródromos podem levar anos para ter seus dados alterados novamente. No site, é possível visualizar tanto a emenda antiga, quanto a nova para as comparar para ver o que foi mudado.

Tipo

Para um aeródromo ser homologado, um dos requisitos é ter o seu tipo de operação de acordo com as aeronaves que irão pousar e decolar (aviões ou helicópteros), seja em solo ou em água. Neste campo você deverá preencher de acordo com o tipo de operação que o local faz, nele irá aparecer quatro opções para escolha: Todos; AD; HP; HD.

  • AD: aeródromos
  • HP: helipontos
  • HD: helidecks (helipontos localizados em uma estrutura sob a água.)
  • Todos: aparecerá nos resultados todos os três tipos de locais acima.

FIR

A FIR (Região de Informação de Voo) é o espaço aéreo onde é prestado o Serviço de Informação de Voo (FIS) e o de Alerta. Para o preenchimento deste campo, é preciso saber em qual FIR está localizado o aeródromo que deseja encontrar. No Brasil existem quatro Regiões de Informação de Voo nos continentes e uma no atlântico, sendo elas:

  • FIR Amazônica – SBAZ
  • FIR Recife – SBRE
  • FIR Brasília – SBBS
  • FIR Curitiba – SBCW
  • FIR Atlântico – SBAO

Operação

Cada aeródromo tem a sua respectiva homologação em relação as regras de voo. Com isso, o campo “Operação” deve ser preenchido de acordo com o tipo de operação do AD a ser procurado. As operações dos aeródromos são divididas em:

  • VFR IFR – Operação VFR DIURNA e NOTURNA e IFR DIURNA e NOTURNA;
  • IFR – Operação VFR DIURNA e IFR DIURNA e NOTURNA;
  • IFR DIURNA – Operação VFR DIURNA e IFR DIURNA.
  • VFR IFR DIURNA – Operação VFR DIURNA e NOTURNA e IFR DIURNA; e
  • VFR – Operação VFR DIURNA e NOTURNA.

Códigos ICAO

O Código ICAO é uma sigla de quatro letras definida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para identificar aeroportos de todo o mundo.

No Brasil, os Aeródromos providos de órgão ATS (Serviço de Tráfego Aéreo) tem seus indicativos iniciados com as letras SB. Já os que não possuem o Serviço Fixo Aeronáutico são designados pelas iniciais SD, SI, SJ, SN ou SW.

CIAD

O CIAD, ou Código de Identificação do Aeródromo, é um código que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiu para cada aeródromo, com o objetivo de uma fácil e única identificação para estes.

A sigla do CIAD é representada no formato de duas letras e quatro números (XX0000), sendo que as letras representam a unidade da federação onde o aeródromo é localizado e os números são concedidos de forma sequencial.

Nome do Aeródromo

O Nome de um Aeródromo na maioria das vezes é para homenagear alguma pessoa que teve uma grande importância na cidade onde o aeródromo está localizado. Por exemplo, o Aeroporto de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, teve este nome em homenagem ao ex Governador Franco Montoro, que foi um dos fundadores do PSDB e esteve no meio político durante muitos anos.

Cidade e UF

Estes campos são os mais simples, no campo “Cidade” basta apenas preencher com o nome da cidade em que o aeródromo está localizado. E no campo “UF”, é a Unidade Federativa a qual aquele aeródromo pertence.

Jurisdição

O Brasil, é divido em quatro CINDACTA’s,(Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) que são órgãos responsáveis pelos serviços de Meteorologia Aeronáutica; Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Defesa Aérea; Informações Aeronáuticas; Telecomunicações Aeronáuticas e Busca e Salvamento.

Cada lugar do país está localizado em seu respectivo CINDACTA, exceto as terminais de São Paulo e Rio de Janeiro, que apesar de ser uma área menor, tem maior volume de tráfego aéreo e por esse motivo são de responsabilidade do CRCEA-SE (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste).

Utilização

Para a construção e homologação de um aeródromo público ou privado, ele precisa cumprir o que é previsto nas leis em vigor em relação as especificações técnicas. As categorias existentes são:

  • MIL – Militar: aeródromo destinado, a princípio, ao uso de aeronaves militares.
  • PRIV – Privado: aeródromo civil, construído em área de propriedade privada, para uso de seu proprietário, cuja exploração comercial é vedada, só podendo ser utilizado com sua permissão.
  • PRIV/PUB – Aeródromo privado aberto ao tráfego público.
  • PUB – Público: aeródromo civil, destinado ao tráfego de aeronaves em geral.
  • PUB/MIL – Aeródromo público que possui instalações militares do Comando da Aeronáutica.
  • PUB/REST – Público Restrito: aeródromo civil, construído em área de propriedade pública, de uso reservado ao órgão público que o tem sob sua jurisdição, cuja exploração comercial é vedada, só podendo ser utilizado com autorização do respectivo órgão público.

Superfície da pista

A superfície da pista é basicamente o tipo de pavimento que a pista do Aeródromo ou Heliponto é feita. No ROTAER são representadas por uma sigla composta por letras e o tipo mais comum principalmente em Aeroportos grandes, é o asfalto. Mas podem ser:

  • AÇO – Aço
  • ARE – Areia
  • ARG – Argila
  • ASPH – Asfalto ou Conc. Asfáltico
  • BAR – Barro
  • TIJ – Tijolo
  • CIN – Cinza
  • CONC – Concreto
  • GRASS – Grama
  • GRVL – Cascalho
  • MAC – Macadame
  • MAD – Madeira
  • MTAL – Metálico
  • PAR – Paralelepípedo
  • PIÇ – Piçarra
  • SAI – Saibro
  • SIL – Sílica
  • TER – Terra

Comprimento da pista

Por questões de segurança de voo e organização, um aeródromo precisa ter registrado o tamanho do comprimento de sua pista, pois há aeronaves que não conseguem pousar ou decolar se tal não tiver o tamanho adequado para as mesmas. O comprimento das pistas no ROTAER será dado sempre em metros. Este campo não é obrigatório pelo site ser preenchido durante a procura de um aeródromo.

Observação

Não é necessário o preenchimento de todos os campos. Basta que se coloque o código ICAO no campo código ICAO que o aeródromo em questão será encontrado, porém, os demais campos podem ser utilizados para filtragem e pesquisa.

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